Veleiros já estão no Funchal (9 Set)

Clube_naval_funchal

Veleiros da XIX Regata Internacional Canárias Madeira na Marina do Funchal

6 a 11 de Setembro 2016

Clube Naval do Funchal

Crédito: Clube Naval do Funchal

Todos os veleiros que participam na XIX Regata Internacional Canárias – Madeira na Marina do Funchal já estão ancorados na Marina do Funchal. As últimas embarcações cortaram a linha de chegada na noite desta quinta-feira velejando sempre com ventos fracos.

Recordamos que o primeiro veleiro a chegar ao Funchal foi o Swing de José Augusto Araújo do Centro de Treino de Mar, um “Grand Soleil 50”que cortou a linha de chegada pelas 7h46 da manhã de quinta-feira.

O veleiro Naroe (Dufuour 40) de Norberto Delgado do Clube Náutico de Arrecife na entrada na Baia do Funchal partiu o mastro por razões técnicas, cabos que se prenderam e que não permitiram que o skipper fizesse a manobra que pretendia, situação que já está a ser resolvida com o apoio do Clube Naval do Funchal.

Recordamos que esta  Regata Internacional que já conta com XIX edições largou da cidade de Arrecife na ilha Canária de Lanzarote na passada terça-feira, tendo os primeiros barcos chegado ao Funchal, na manhã de quinta-feira pelas 7h46; a embarcação madeirense Swing de José Augusto Araújo, foi a primeira a cortar a linha  vencendo o Troféu “Dr. Alivar Jones Cardoso”, seguido por duas embarcações canárias a apenas curtos 2 e 13 minutos de diferença, o que mostra o elevado nível competitivo desta regata após cerca de 291 milhas náuticas percorridas.

Esta competição, co-organizada entre o Clube Naval do Funchal e o Real Club Náutico de Arrecife, é destinada a barcos da classe de vela de cruzeiro e é disputada através do sistema de classificação ORC e OPEN.

Paralelamente a este evento, o CNF organiza sexta e sábado o “Troféu Internacional de Optimist La Vie Funchal” – classe Optimist com velejadores dos 7 aos 14 anos e conta com a presença de jovens de três clubes das Canárias, para uma frota que se prevê de cerca de 40 barcos.

Declarações da Presidente do Clube Naval do Funchal:

Este grande evento náutico, que aproxima de forma extraordinária os arquipélagos da Madeira e Canárias através do recurso que se encontra entre nós – o mar – traz à nossa região o formidável número de 350 espanhóis.

Com esta vinda, é-nos permitido apresentar a quase meio milhar de visitantes – incluindo uma forte componente jornalística vinda de toda a península Ibérica –  a nossa ilha e tudo o que podemos oferecer, nomeadamente, o nosso clima, as nossas paisagens, a nossa gastronomia e claro, a nossa hospitalidade. E estes pontos são tornados ainda mais claros aos nossos irmãos ibéricos através das iniciativas que promovemos durante esta regata.

Um programa feito a pensar não só no velejador, mas também no turista que está de passagem cá e no entusiasta da vela. No dia 8, foi a abertura do village da regata na Marina do Funchal, feita com música ao vivo. Hoje, no Instituto do Vinho e do Bordado da Madeira, decorre um Madeira de Honra para receber os velejadores vindos do arquipélago espanhol.

E amanhã, sábado, dia 10, para concluir este grande evento, haverá a tão acarinhada Festa Branca na Quinta Calaça que abrirá as portas às 23h30 e terá uma banda ao vivo a tocar a partir da 0h, antecedida pela entrega de prémios.

A XIX Regata Internacional Canárias – Madeira e o Troféu Internacional de Optimist La Vie Funchal fazem da capital madeirense o centro das atenções a par da festa do vinho madeira, sendo nosso propósito continuar a trabalhar em prol da nossa economia e da promoção do nosso rico mar cheio de potencial.

Mais do que um evento náutico. É um acontecimento regional


Inaugurado o Village da XIX Regata Internacional Canárias Madeira

Clube naval do Funchal

Na quinta-feira (8 de setembro) foi oficialmente inaugurado na Marina do Funchal o Village da XIX Regata Internacional Canárias Madeira. Este espaço de animação, é aberto a todos os madeirenses e turistas, bem como a todos os tripulantes das embarcações participantes.

Nesta celebração de boas vindas estiveram presentes cerca de 400 espanhóis das tripulações participantes e familiares, bem como várias entidades – Secretário Regional do Turismo – Dr. Eduardo Jesus, Diretor Regional do Desporto – Dr. David Gomes entre outras.

O Village conta também com uma exposição de fotografia sob o tema “Visão do Mar” uma iniciativa realizada no âmbito do programa de Bandeira Azul do Clube Naval do Funchal, bem como uma exposição do Parque Natural da Madeira.

Dia 10 de setembro (sábado), o CNF organiza a tradicional Festa Branca. Este grande evento da XIX Regata Internacional Canárias – Madeira, realiza-se na Sede Social Quinta Calaça, entre as 23h30 e as 5h00.

Assinalando o encerramento do verão de todos os Funchalenses, os visitantes podem desfrutar da atuação ao vivo de uma banda que apresentará os grandes hits da década de 80 e 90. Cristina Barbosa – uma das grandes divas regionais, acompanhada pela sua banda, animará a público presente a partir da 00h30. Os reputados DJ’s Phill.Me e Celso Velosa (Rádio Clube) encerram em grande esta emblemática celebração Funchalense.CNF

De forma a incentivar o gosto pela prática de vela e o intercâmbio cultural assente neste evento -os mais jovens-, realiza-se esta sexta – feira (dia 9) e sábado (dia 10), o “Troféu Internacional de Optimist La Vie Funchal”. Nesta competição de vela ligeira, que decorre na baia do Funchal, participam 45 velejadores  de clubes náuticos das Canárias e da Madeira.

A XIX Regata Internacional Canárias Madeira que decorre até dia 11 de setembro é patrocinada pela Camara Municipal do Funchal, o BPI e o La Vie Funchal.

Classificações Finais

ORC 1

SWING  – Jose Augusto Araujo

 SORONDONGO IV – Miguel Angel Armas

LOLA TRES – Rafael Lasso

ORC 2

ANTIGUA CRAIOVA – Ye Cabrera Morales

FERRER Y GARCIA – Jose D. Garcia

MUYAY – Aureliano D. Negrin

ORC 3 

ALTAMAR 1 – Paco Curbelo

PIONENE – Miguel Perez

MATADOR – Cristobal Amador

ORC 4

CANDELA C – Luis Cabrera

RED RUTH – Peter Baxter

ALF – Francisco Rosa

OPEN 1

DREAM – Pedro Cruz Afonso

FELIPEVA IV – Ramon Naranjo

ALAMINOS – Antonio Marquez

OPEN 2

ATLANTIS III – Gregorio Bienes

LARACHE – Francisco Rodriguez

SOLIMAR – Arturo Miranda

Ana Lima Comunicação - Todos os direitos reservados. By WPG