3 Medalhas para Portugal
Ana Agulhas, Mafalda Ezequiel e Lucas Catarino de Bronze
Taça da Europa de Juniores – Coimbra 2018
17 e 18 de março de 2018
Pavilhão Municipal Multidesportos Dr. Mário Mexia
© EJU/Rui Telmo Romão
Portugal conquistou 3 Medalhas de Bronze no primeiro dia da Taça da Europa de Juniores – Coimbra 2018. A competição decorre até este domingo, dia 18 de março, no Pavilhão Municipal Multidesportos Dr. Mário Mexia.Este sábado, os tatamis conimbricenses receberam os Atletas das categorias -44 kg, -48 kg, -52 kg, -57 kg femininas e -55 kg, -60 kg, -66 kg e -73 kg masculinos, incluindo 71 portugueses (22 femininas e 49 masculinos).
Na categoria -52 kg feminina, Ana Agulhas começou a sua caminhada com um triunfo perante a britânica Caitlin Barber por waza-ari. Na segunda ronda não conseguiu ultrapassar a espanhola Nina Linne que obteve o ippon aos dois minutos e vinte segundos do combate. Nas repescagens passou à fase seguinte devido à lesão da sua oponente holandesa Ilse Buren. Alcançou a sua terceira vitória na prova contra a israelita Yuli Snir, conseguindo um waza-ari, vantagem que perdurou até ao final dos 4 minutos regulamentares. O seu último combate, contra Marie Besson do Canadá, começou de forma emocionante, com um waza-ari para cada lado. A igualdade no marcador foi desfeita no último minuto, com a obtenção do segundo waza-ari e respetivo ippon. Com esta vitória, Ana Agulhas, conquista aMedalha de Bronze na sua estreia em competições internacionais.
Mafalda Ezequiel (-57 kg) somou a primeira vitória contra a espanhola Laura Vazquez Fernandez por ippon. No combate seguinte não conseguiu superar a Medalha de Bronze do Campeonato da Europa de Cadetes 2016, Shannon Van de Meeberg da Holanda, que alcançou o ippon aos 2 minutos e 18 segundos do confronto. A jovem lusa mostrou-se imparável nas repescagens, somando 3 ippons nos primeiros segundos dos combates: eliminou a italiana Constanza De Santis em 11 segundos, afastou a compatriota Beatriz Barata aos 30 segundos e a espanhola Elena Caibano de Celis em 10. A jovem portuguesa conseguiu um waza-ari cedo, no seu último combate contra a britânica Josie Steele. Mafalda Ezequiel geriu a vantagem até ao fim do encontro e conquistou a Medalha de Bronze.
© EJU/Rui Telmo Romão
Na categoria -55 kg masculina, Lucas Catarino eliminou o italiano Filippo Casalini por ippon em apenas 27 segundos, no seu primeiro combate. Na segunda ronda cedeu perante o imparável russo Imam Ibraginov (Conquistou a Medalha de Ouro, vencendo todos os combates por ippon – 5). Reencontrou o caminho das vitórias nas repescagens, derrotando o israelita Ido Rabin por ippon, numa altura em que se encontrava em desvantagem por waza-ari. Na luta pelo pódio, o judoca da Escola de Judo Nuno Delgado defrontou o espanhol Francisco Garcia Mesa. O combate revelou-se equilibrado, estendendo-se até a um emocionante período de ‘ponto de ouro’, com a vitória a sorrir ao jovem luso. Depois da conquista de duas medalhas na cidade de Coimbra em 2017 (Prata na Taça da Europa de Juniores e Bronze na Taça da Europa de Cadetes), Lucas Catarino conquista a Medalha de Bronzeda Taça da Europa de Juniores – Coimbra 2018.
Vanessa Barbosa (-44 kg) estreou-se com uma vitória por ippon sobre a espanhola Clara Lopez Gonzalez. Cedeu na ronda seguinte contra Mireia Rodriguez Salvador de Espanha. Nas repescagens, voltou a encontrar uma judoca espanhola, Belen Martinez Malo, vencendo-a por waza-ari, conquistando um lugar no Bloco de Finais. No seu último combate, contra a espanhola Lucia Rodriguez Carballo, foi surpreendida aos 10 segundos com uma iniciativa da sua adversária, que obteve o ippon vitorioso. Com este resultado, Vanessa Barbosa termina a sua prestação num honroso, 5º lugar.
Destaque ainda para o 7º lugar alcançado pelas atletas Soraia Ribeiro (-44 kg) e Teresa Santos (-48 kg), e para a 9ª posição dos Judocas Teresa Castro (-48 kg), Sofia Cardoso (-52 kg), Beatriz Barata (-57 kg), Alice Pereira (-57 kg),Leonor Silva (-57 kg) e Bruno Barros (-60 kg).
A nível coletivo, a Seleção Espanhola foi a que mais se destacou, alcançando no primeiro dia da prova, 4 medalhas de ouro e 3 medalhas de bronze.
O Pavilhão Municipal Multidesportos Dr. Mário Mexia recebe 455 Atletas (287 masculinos e 168 femininas) em representação de 25 países, ao longo dos dois dias de competição. Portugal, anfitrião da prova, participa com 101 Atletas (65 masculinos e 36 femininos).
Amanhã, domingo, último dia de competição, entram nos tatamis os restantes 30 Atletas Lusos, com os combates a terem início às 10h00.
© EJU/Rui Telmo Romão
Resultados Finais
Femininos
Masculinos
Declarações:
Ana Agulhas – Vencedora Medalha de Bronze
“Neste combate o que foi difícil foi a experiência da minha adversária. É a primeira vez que participo neste tipo de competição e ela foi realmente uma adversária difícil. Ajudou-me bastante o apoio do público e claro da minha treinadora que me motivou no combate, foi uma grande ajuda. Agora a próxima etapa e próximo sonho, é ir ao campeonato da Europa, marcar presença e lutar pelas medalhas, pelo menos fazer o meu melhor.”
Mafalda Ezequiel – Vencedora Medalha de Bronze
“Nos primeiros combates parecia que estava pouco acordada, é sempre difícil a concentração nessa fase, no segundo combate já estava mais acordada, perdi, não consegui atacar, ela era mesmo mais forte. Os outros foram todos mais ou menos de dez segundos, e acho que consegui estar melhor, estava um bocado irritada, porque era a minha última oportunidade. Eu queria muito esta medalha, já tinha trabalhado muito para isto e consegui. Agora é sempre a somar, mais medalhas, o próximo desafio vai ser a Taça da Europa em Itália e espero conseguir obter também um bom resultado”
Lucas Catarino – Vencedor Medalha de Bronze
“Ao fim de 7 minutos de combate consegui a medalha. O meu adversário era muito explosivo, eu sou um judoca de mais longa duração. Ganhar em casa é um fator muito bom é uma pressão, mas por outro lado é incrível. Atingi o meu objetivo estar no pódio, agora quero também marcar presença no mundial com um bom resultado. Sou da Escola de Judo de Nuno Delgado, que é um exemplo para todos nós e, como ele, quero chegar aos Jogos e ganhar uma medalha.”
Marco Morais – Treinador Nacional
“Foi bom, mas penso que temos capacidade para fazer mais. Estiveram aqui alguns atletas que não estiveram nas medalhas, mas têm qualidade suficiente. Estes resultados estão dentro daquilo que costumamos fazer, mas penso que ainda vamos conseguir melhor. Hoje, neste europeu, foi o dia das mulheres, fizeram a diferença com os pódios que conquistaram, isto significa que começamos a ter jovens a aparecer, uma nova equipa muito jovem para trabalhar o futuro”.
Resultados em: www.ippon.org/cont_cup_jun_por2018
Press nº 173
Taça da Europa de Juniores em Coimbra
17 e 18 de março de 2018
Pavilhão Municipal Multidesportos Dr. Mário Mexia
© EJU / Rui Telmo Romão
A Taça da Europa de Juniores – Coimbra 2018 arrancou esta manhã, dia 17 de março, no Pavilhão Municipal Multidesportos Dr. Mário Mexia contando com a presença de 455 Atletas (287 masculinos e 168 femininas) em representação de 25 países, um Recorde de Participação em terras lusas.
Portugal, anfitrião da prova, marca presença com 101 Jovens Atletas (65 masculinos e 36 femininos) que desta forma têm oportunidade de estar nos tatamis com adversários europeus. Recordamos que estão em prova judocas com idades compreendidas entre os 15 e os 20 anos.
Esta competição faz parte da Junior World Tour da IJF (International Judo Federation) e permite pontuar noRanking Mundial de Juniores.
Neste primeiro dia de combates, entram nos tatamis conimbricenses os Atletas das categorias -44 kg, -48 kg, -52 kg, -57 kg femininas e -55 kg, -60 kg, -66 kg e -73 kg masculinos, incluindo 71 portugueses (22 femininas e 49 masculinos).
Devido ao elevado número de participantes, alguns atletas aguardam o seu primeiro combate. Os Judocas Lusos vão lutando para alcançar as medalhas, encontrando-se bem posicionados para obter boas classificações.
Esta tarde realiza-se o Bloco de Finais e a respetiva Entrega das Medalhas do primeiro dia da competição.
Declarações:
Jorge Fernandes – Presidente da Federação Portuguesa de Judo
“Estamos muito satisfeitos por termos em Coimbra tão grande número de atletas e alguns deles com já com muitos créditos a nível mundial. Vão ser dois dias de judo com muita qualidade o que permite que os conimbricenses que estão no pavilhão vejam bons combates. No que diz respeito à representação portuguesa, os nossos 101 atletas presentes perceberam que era uma oportunidade única para lutarem e conhecerem melhor os seus adversários europeus e mundiais. Temos também de salientar o facto de após a competição se realizar um estágio com atletas da Noruega, Canadá, Roménia entre outros países para judocas juniores e seniores”
Nota: Com base nos combates realizados até às 13h00.
Resultados atualizados em: www.ippon.org/cont_cup_jun_por2018
Transmissão online: www.randori.pt/TV
Press nº 171