Alexandra Morais alcança 5º lugar
Seleção Nacional fecha Top-10
Taça da Europa de Cadetes – Coimbra 2019
25 e 26 de maio de 2019 | Pavilhão Municipal Multidesportos Dr. Mário Mexia
© ALC
A Taça da Europa de Cadetes – Coimbra 2019 terminou este domingo, 26 de maio, após dois dias de combates entre os Melhores Jovens Judocas do Mundo. Durante o fim-de-semana, o Pavilhão Municipal Multidesportos Mário Mexia recebeu 505 Atletas(218 Femininas e 287 Masculinos) em representação de 26 Países. Portugal, anfitrião do evento, esteve presente com 128 Judocas(48 Femininas e 80 Masculinos).
Coimbra recebeu a última prova de qualificação antes das competições mais importantes da época no escalão (Campeonato da Europa, Festival Olímpico da Juventude Europeia e Campeonato do Mundo). Por este motivo, a prova contou com um nível competitivo elevado, com Atletas medalhados internacionalmente à procura de um lugar nos eventos ou de subir no Ranking Mundial e garantir o estatuto de Cabeça-de-serie.
Depois das eliminatórias desta manhã que envolveram 223 Judocas das categorias -57 kg, -63 kg, -70 kg e +70 kg femininas e-73kg, -81 kg, -90 kg e +90 kg masculinas, Portugal foi representado por 1 Judoca Lusa no Bloco de Finais:
Alexandra Morais (+70 kg) começou por eliminar a britânica Meghan Moore, com um ‘ippon’ marcado aos 45 segundos. Na ronda seguinte, teve um encontro equilibrado com a italiana Asya Tavano (Campeã da Taça da Europa de Cadetes – Zagreb 2019). Numa altura em que se registava um empate em penalizações (2 para cada), foi a jovem lusa a somar o terceiro ‘shido’. Alexandra regressou às vitórias na repescagem, eliminando a sua compatriota Beatriz Moreira por ‘ippon’ após 1 minuto de combate. A Atleta do Sporting Clube de Portugal alcançou o terceiro triunfo por ‘ippon’, perante a holandesa Sandra Ballegooijen. Na luta pelo Bronze, contra a italiana Erica Simonetti (Campeã da Taça da Europa de Cadetes – Follonica 2019), Alexandra Morais foi penalizada com o terceiro ‘shido’ no período de ‘ponto de ouro’, terminando num honroso 5º lugar.
© Rui Telmo Romão / FPJ
Na categoria -81 kg, Pedro Lima também esteve em evidência ao vencer 3 dos seus 5 combates, finalizando na 7ª posição e garantindo os mínimos para o Campeonato da Europa e do Mundo.
Coletivamente, a Seleção Italiana volta a destacar-se, terminando a prova com 17 Medalhas (4 de Ouro, 2 de Prata e 11 de Bronze). Os restantes lugares do Pódio voltaram a ser ocupados pela Rússia (4 Medalhas de Ouro e 2 de Prata) e Brasil (3 Medalhas de Ouro, 2 de Prata e 4 de Bronze).
Recordamos que no primeiro dia da competição, Portugal conquistou 2 Medalhas de Prata, por intermédio de Raquel Brito e Tomás Gomes. Com os resultados deste domingo, a Seleção Nacional termina no 10º lugar entre os 26 Países presente em Coimbra.
Entre segunda-feira (27 de maio) e quarta-feira (29 maio), a Federação Portuguesa de Judo e a União Europeia de Judo organizam o “EJU Cadet Training Camp” que se realiza igualmente no Pavilhão Municipal Multidesportos Mário Mexia e reúne muitos dos Atletas presentes.
© Rui Telmo Romão / FPJ
Declarações:
Alexandra Morais – 5ª Classificada +70 kg
“O meu coração quer sempre mais, mas ainda não foi desta que ganhei uma medalha. Para o ano quero voltar a estar aqui para ganhar uma medalha. Eu não fui projetada por ninguém. Os combates que perdi foram por castigos e tenho de trabalhar nesse campo para não levar tantos. Treinar com a Joana é um privilégio.”
Joana Ramos – Treinadora da Atleta Alexandra Morais
“Temos de trabalhar esta área dos castigos. Este escalão é de formação e por isso temos de estar atentos a esta situação. A Alexandra provou que está ao nível de disputar medalhas, temos de evitar os castigos e projetar mais. Até no combate que perdeu houve uma dúvida em relação ao castigo. Tudo isto são indicadores da excelente progressão que a Alexandra tem tido. Já a conheço há algum tempo e sempre que posso acompanho os treinos. Nem sempre consigo, mas realmente funcionamos muito bem. Temos uma equipa de trabalho muito coesa o que facilita muito.”
Tabelas com Classificações Finais, Medalheiro e Resultados Completos em: http://www.ippon.org/cont_cup_cad_por2019.php
Fotografias: https://eju.net/detail-gallery/4023
Press nº 302
Últimas Medalhas decidem-se esta Tarde
Taça da Europa de Cadetes – Coimbra 2019
25 e 26 de maio de 2019 | Pavilhão Municipal Multidesportos Dr. Mário Mexia
© Rui Telmo Romão / FPJ
Os combates do último dia da Taça da Europa de Cadetes – Coimbra 2019 arrancaram este domingo, 26 de maio, no Pavilhão Municipal Multidesportos Mário Mexia, Coimbra. Nos dois dias do evento 505 Atletas (218 Femininas e 287 Masculinos) em representação de 26 Países, incluindo 128 Portugueses, pisaram os tatamis conimbricenses.
Este domingo competem 52 Jovens Lusos, entre os 223 Judocas das categorias -57 kg, -63 kg, -70 kg e +70 kg femininas e -73kg, -81 kg, -90 kg e +90 kg masculinas. Com um nível competitivo altíssimo, a prova conta com a presença de vários Atletas medalhados internacionalmente, que aproveitam esta última oportunidade para se preparar para as competições mais importantes da época.
Com um novo Recorde de Participação alcançado, os Cadetes Lusos continuam a lutar pela oportunidade de subir ao Pódio e receber uma das Últimas Medalhas entregues esta tarde. As eliminatórias vão decorrendo e filtrando quais os Atletas que avançam para o Bloco de Finais.
Declarações:
© Rui Telmo Romão / FPJ
Diretora Desportiva da União Europeia de Judo – Catarina Rodrigues
“É efetivamente o maior número de sempre de participações. Entre atletas, treinadores, técnicos, árbitros, oficiais e organização devem estar cerca de 800 pessoas o que implica muita atenção e responsabilidade na organização do evento. Há alguns países cujos clubes acompanham os atletas nas várias competições e estão habituados ao circuito internacional, que nos dão também feedback sobre o nosso trabalho. O facto de esta ser a última etapa do circuito mundial também aumenta o nível e dá aos atletas alguma experiência sobre regras e formas de estar. Organizámos também um jantar/convívio que envolve os vários intervenientes desta competição e que nos permite ter uma avaliação do que se passa ao longo dos dois dias do evento. Essa avaliação é muito positiva.”
© Rui Telmo Romão / FPJ
Membro do Conselho de Arbitragem da União Europeia de Judo – Nuno Carvalho
“Está presente um número recorde de atletas. A nível de arbitragem implica muito mais horas de competição, muito mais horas de concentração por parte dos árbitros, somos postos à prova. Neste escalão há algumas regras especiais, o que implica uma maior atenção da parte dos árbitros para essa especificidade. Os atletas desta idade acabam por ser mais puros, o que assistimos aqui é um judo mais autêntico, sem aquelas táticas que os judocas mais experientes têm. Eles estão aqui a mostrarem realmente o que valem sem jogos táticos, acaba por ser também mais motivante para quem assiste. A nível nacional temos vindo a fazer algumas ações com a Equipa Técnica para lhes dar algumas explicações do que pode acontecer no tapete. Estes jovens não estão preocupados com as regras, mas sim com o combate, com o adversário, o conhecimento de algumas regras podem fazer a diferença no combate.”
Resultados atualizados em: http://www.ippon.org/cont_cup_cad_por2019.php
Live Streaming da Competição: http://randori.pt/TV/
Hohhot Grand Prix 2019
No último dia do Hohhot Grand Prix, que terminou este domingo na China, Yahima Ramirez não conseguiu ultrapassar a sul-coreana Jeongyun Lee (Bronze no Campeonato Asiático 2019), sofrendo o ‘ippon’ aos 23 segundos do seu primeiro encontro. Ao longo dos 3 dias do evento competiram 298 Atletas de 43 Países.