Taça da Europa de Cadetes (25 Mai)

Taça da Europa de Cadetes – Coimbra 2019 arranca hoje leia em analimacomunicacao.pt

Judo

Raquel Brito e Tomás Gomes de Prata

Taça da Europa de Cadetes – Coimbra 2019

25 e 26 de maio de 2019 | Pavilhão Municipal Multidesportos Dr. Mário Mexia

Judo

© Rui Telmo Romão / FPJ

Portugal conquistou este sábado (25 maio) 2 Medalhas de Prata (por intermédio de Raquel Brito e Tomás Gomes) no primeiro dia da Taça da Europa de Cadetes – Coimbra 2019. O Pavilhão Municipal Multidesportos Mário Mexia recebe 505 Atletas(218 Femininas e 287 Masculinos) em representação de 26 Países.Portugal está presente com 128 Judocas (48 Femininas e 80 Masculinos).

Neste dia inaugural, estiveram nos tatamis 282 Jovens Atletas das categorias -40 kg, -44 kg, -48 kg e -52 kg no feminino, -50 kg, -55 kg, -60 kg e -66 kg no masculino, incluindo 76 Portugueses (55 Masculinos e 21 Femininas).

Depois dos emocionantes combates das eliminatórias, o Bloco de Finais contou com a presença de 2 Atletas Lusos:

Depois da Medalha de Bronze conquistada na última edição e de se sagrar Campeã em 3 Taças da Europa de Cadetes esta época,Raquel Brito (-48 kg) entrou nos tatamis como uma das principais candidatas às Medalhas. A Judoca do Sport Algés e Dafundo começou por eliminar a espanhola Zuleima Falcon Sanchez, por ‘ippon’. A jovem lusa somou a segunda vitória por ‘ippon’ nos Quartos-de-Final, derrotando a italiana Giulia Carna. Na semifinal encontrou a Medalha de Bronze do Campeonato do Mundo de Cadetes 2017, Carlotta Avanzato, de Itália. Após um combate equilibrado, em que a italiana pontuou primeiro (wazari), no entanto a portuguesa conseguiu a reviravolta nos últimos 30 segundos do encontro, alcançando o ‘ippon’. Na luta pelo lugar mais alto do pódio, perante Assunta Scutto (atual Vice-Campeã Europeia de Cadetes), Raquel Brito não conseguiu evitar o ‘ippon’ (‘wazari’ e imobilização) da italiana, conquistando a Medalha de Prata.

Judo

© Rui Telmo Romão / FPJ

Tomás Gomes (-55 kg) estrou-se vitorioso perante o espanhol Mateo Garcia Vicente, com um ‘ippon’ marcado antes dos 2 minutos do confronto. Na ronda seguinte, encontrou o compatriota Joaquim Rovira. O duelo luso foi renhido, mas foi Tomás Gomes o primeiro a somar o ‘ippon’, apesar do ‘wazari’ de Rovira. Nos Quartos-de-final, o jovem português precisou apenas de 14 segundos para alcançar o ‘ippon’ e derrotar o italiano Manuel Misoaga. Somou o 4º Ippon do dia na Semifinal, contra o turco Talha Buyukeser (Campeão da Taça da Europa de Antalya). Na grande Final da categoria, Tomás Gomes sofreu dois ‘wazaris’ do turco Berat Behadir (Campeão da Taça da Europa de Cadetes em Cluj-Napoca), alcançando a Medalha de Prata.

Coletivamente, a Seleção Italiana dominou com 3 Medalhas de Ouro, 1 de Prata e 5 de Bronze. Rússia (2 Medalhas de Ouro e 1 de Prata) e Brasil (1 Medalha de Ouro, 1 de Prata e 3 de Bronze) completaram o pódio das seleções.

O evento termina este domingo, 26 maio. Os restantes 52 Judocas Portugueses entram em prova a partir das 10h00.

Tabelas com Classificações Finais e Resultados atualizados emhttp://www.ippon.org/cont_cup_cad_por2019.php

Fotografias: https://eju.net/detail-gallery/4023

Live Streaming da Competição: http://randori.pt/TV/

Declarações:

Raquel Brito (16 anos) – Vencedora da Medalha de Prata

“No último ano ganhei algumas medalhas. Não acho que isso seja um fim, mas sim uma recompensa por todo o trabalho que tenho feito.  É sinal que tenho treinado bem. No fundo, o meu objetivo é estar presente nos Jogos olímpicos. Foi um reflexo do europeu deste ano e embora o sorteio tenho sido mau para mim porque tive pela frente algumas das mais fortes atletas considero que foi uma boa prova e tenho realmente vindo a melhorar.”

Tomás Gomes (15 anos) – Vencedor da Medalha de Prata

“Preparei-me para fazer 2 combates, pensava que ficava por aí. Afinal fui conseguindo eliminar os vários adversários e de repente estava a discutir um lugar no pódio. Foram combates muito difíceis, mas consegui avançar. Quando estava neste último combate conseguia ouvir as vozes dos meus pais, dos meus amigos e claro do meu treinador. Foi essencial este apoio, ouvir gritar pelo meu nome foi fantástico. Devo tudo o que sou a eles, são eles que me dão força para poder ganhar. Agora vou continuar a treinar muito porque o meu objetivo é a próxima competição internacional e claro mais tarde os Jogos Olímpicos. Estou muito feliz.”

Judo

© Rui Telmo Romão / FPJ

António Saraiva – Treinador da Seleção Nacional

“Duas medalhas é sempre bom, ficámos muito perto do Ouro. Estou satisfeito com a nossa prestação porque treinamos à noite, estudamos e conseguimos resultados. Tivemos Atletas a ir a ‘ponto de ouro’, dar luta e a fazer bons combates, que podiam ter avançado. Estão de parabéns e eu, enquanto treinador, estou contente. Claro que podíamos ter alcançado mais lugares cimeiros, como quintos e sétimos lugares, tendo em conta o número de Atletas presentes. Há jovens que conseguiram os mínimos A para o Campeonato da Europa e outros que ficaram com os mínimos B. Vamos ver como corre amanhã. Há países que estão a apostar muito forte neste escalão, com Centros de Treino onde fazem estágios e estudam. São condições que nós não conseguimos acompanhar e nota-se a diferença em alguns casos.”

Press nº 300


Judo

Atletas Lusos de olhos no Pódio

Taça da Europa de Cadetes – Coimbra 2019

25 e 26 de maio de 2019 | Pavilhão Municipal Multidesportos Dr. Mário Mexia

Judo

© FPJ

O primeiro dia da Taça da Europa de Cadetes – Coimbra 2019 está a decorrer nos tapetes do Pavilhão Municipal Multidesportos Mário Mexia. Durante o fim-de-semana (25 e 26 maio), 505 Atletas (218 Femininas e 287 Masculinos) em representação de 26 Países, vão lutar pelo Pódio (Recorde de Participação). Portugal, anfitrião do evento, está presente com128 Jovens (48 Femininas e 80 Masculinos).

Este sábado, 25 de maio, competem os Judocas das categorias -40 kg, -44 kg, -48 kg e -52 kg no feminino, -50 kg, -55 kg, -60 kg e -66 kg no masculino. Portugal conta com 76 Atletas (55 Masculinos e 21 Femininas) neste dia inaugural.

Com as eliminatórias ainda a decorrer devido à grande participação de atletas, as categorias continuam em aberto. Vários Jovens Portugueses tentam vencer os seus combates para assegurarem a oportunidade de lutar pelo Pódio.

Bloco de Finais está marcado para esta tarde, onde são conhecidos os primeiros Campeões e entregues as respetivas Medalhas.

Resultados atualizados em: http://www.ippon.org/cont_cup_cad_por2019.php

Live Streaming da Competição: http://randori.pt/TV/

Declarações:

Presidente da Federação Portuguesa de Judo – Jorge Fernandes

“Podemos esperar um grande dia de Judo este sábado. Estão aqui 505 Atletas, é histórico, mais um Recorde de Participação que nós batemos. Não sei se voltaremos a ultrapassar a marca dos 500 Judocas. O Pavilhão está cheio, espetacular, penso que estão reunidas todas as condições para o evento ser um sucesso. Em relação aos nossos Atletas, temos de esperar pelo Bloco de Finais. Penso que eles estão bem preparados, até pela experiência que muitos têm adquirido nos últimos dois anos. Temos condições para discutir as Medalhas com os outros países.”

Press nº 299

 

Ana Lima Comunicação - Todos os direitos reservados. By WPG