Projeto “Judo na Escola” (15 Dez)

Logo Header Federação Judo

Yana Dmitrieva – Diretora do Gabinete Presidencial da União Europeia de Judo

Projeto “Judo na Escola”

Judo

Crédito : FPJ

A Diretora do Gabinete Presidencial da União Europeia de Judo – Yana Dmitrieva esteve em Portugal para o lançamento do Projeto “Judo na Escola” (“Judo at School”). A apresentação cumpriu-se na Escola Básica e Secundária D. Martinho Vaz de Castelo Branco, na Póvoa de Santa Iria, contando com a presença do Ministro da Educação – Tiago Brandão Rodrigues.

Este projeto criado pela União Europeia de Judo tem como principal objetivo promover junto das camadas mais jovens a prática de judo (idade escolar), independentemente da sua experiência ou habilidade, com base em estratégias de iniciação e de orientação desportiva.

Judo

Crédito : FPJ

Entrevista

FPJ -Acha que os países têm recebido bem este Programa?

Yana Dmitrieva: “O Projeto está a ser desenvolvido em 10 Países, incluindo Portugal. Em França e na Hungria o Judo já faz parte do programa curricular, que é o nosso objetivo. Estamos satisfeitos com os resultados até ao momento. Sem queixas, sem lesões, tem corrido na perfeição, apesar de estar numa fase de desenvolvimento. Temos tido um grande desenvolvimento na República Checa – começámos numa pequena província e o projeto acabou por se espalhar por todo o país – em Espanha, onde começámos com 3 regiões e já temos 7 envolvidas; estamos convictos que vai continuar a crescer. Isto só prova que o projeto é bom, não só para o desenvolvimento da modalidade, mas principalmente para o da sociedade. O mérito deste crescimento e aproveito para deixar aqui o meu grande agradecimento para as equipas de cada federação envolvida no projeto, como neste caso o Presidente Costa e Oliveira, o Prof. Mário Cachada e todos aqueles que contribuem e acreditam no “Judo na Escola”.

FPJ -Tendo em conta a maior participação de Atletas Masculinos em Competições, acredita que a implementação do Judo nas Escolas pode potenciar o desenvolvimento do Judo Feminino?

YD: Penso que a Medalha Olímpica da Telma Monteiro é a motivação perfeita! Ela é um grande exemplo, uma grande personalidade para além de uma grande Judoca. Como foi referido aqui no lançamento do projeto pelo Ministro da Educação, o Judo dá muito à vida de cada um pelos valores intrínsecos à Modalidade e que são passados de uma forma segura e natural. Outro aspeto interessante é o facto de, independentemente de onde se vem e do género, no final todos se tornam amigos, o Judo é muito mais que um desporto.

FPJ – Este é um projeto da União Europeia de Judo, é possível que se possa estender ao resto do Mundo?

YD: Neste momento estamos encarregues de desenvolver o Projeto na Europa, que é a nossa responsabilidade. Por outro lado estamos também a partilhar a nossa experiência e desenvolvimento do projeto com o nosso comité de especialistas, onde estão incluídos membros do Japão, Estados Unidos, entre outros países fora da Europa. Estamos a tentar adquirir experiência e conhecimento de todos os envolvidos para podermos melhorar o nosso projeto.

FPJ -Quer deixar uma mensagem para os pequenos praticantes de judo?

YD: O Judo dá-nos confiança, liberdade, grandes amigos espalhados por todo o mundo. É um sentimento muito familiar que existe quando estamos numa aula de judo com os nossos amigos. Os valores transmitidos são cada vez mais importantes no mundo em que vivemos.

 

Press nº XX

Ana Lima Comunicação - Todos os direitos reservados. By WPG