Coreia do Sul domina com 7 Medalhas
Campeonato do Mundo de Judo
para Cegos e Baixa Visão – Odivelas 2018
16-18 de novembro| Pavilhão Multiusos de Odivelas
© Rui Telmo Romão
A competição individual do Campeonato do Mundo de Judo para Cegos e Baixa Visão – Odivelas 2018 terminou este sábado, no Pavilhão Multiusos de Odivelas, com a entrega dos últimos Títulos Mundiais. A prova encerra este domingo, 18 de novembro, com a competição de Equipas.
Sem atletas portugueses e com 130 Judocas nos tapetes, este segundo dia foi dedicado às categorias -63 kg, -70 kg e +70 kg femininas e -81 kg, -90 kg, -100 kg e +100 kg masculinas.
O Bloco de Finais correspondeu às expectativas, assistindo-se a grandes combates entre os Melhores Judocas Paralímpicos do Mundo. Song Lee Jin, da Coreia do Sul (-63 kg), Alana Martins, do Brasil (-70 kg), Hongyu Wang, da China (+70 kg), Jung Min Lee, da Coreia do Sul (-81 kg), Oleksandr Nazarenko, da Ucrânia (-90 kg), Zviad Gogotchuri, da Geórgia (-100 kg) e Mohammadreza Kheirollanhzadeh, do Irão (+100 kg) venceram as Finais, sagrando-se Campeões do Mundo.
A nível coletivo, o destaque vai para a Seleção da Coreia do Sul, que durante os dois dias da prova individual alcançou 7 Medalhas (3 de Ouro, 3 de Prata e 1 de Bronze).
Resultados
Femininos
Masculinos
Recordamos que Magnos Nhanco obteve a melhor classificação portuguesa ao terminar no 9º lugar. Portugal esteve presente com 6 Judocas: Henrique Sousa (-60kg), Sérgio Mendes (-60kg), Miguel Vieira (-66kg), Magnos Nhanco (-66kg), Djibrilo Iafa (-73kg) e Ruben Gonçalves (-73kg), acompanhados pelo Treinador Nacional – Jerónimo Ferreira.
Esta edição do Campeonato do Mundo de Judo para Cegos e Baixa Visão bateu o Recorde de Participação (267 Judocas de 42 Países), sendo considerada a Maior de Sempre.
O Evento termina este domingo, 18 de novembro, com a competição por Equipas. Portugal está presente entre as 20 Seleções Masculinas. No feminino, vão estar 8 equipas em ação. Os combates têm início às 10h00.
Declarações:
Ruben Gonçalves – Treinador Nacional
“Amanhã vai ser uma prova muito interessante. Neste tipo de competições, quer seja em Clubes ou Seleções, estamos sempre a puxar uns pelos outros. Tal como na prova individual, é um grande prazer e um orgulho representar o país. Obviamente que vai ser complicado porque estamos apenas em 3 categorias, mas é importante para nós porque vamos fazer pelo menos mais um combate internacional, é mais uma experiência.”
© Rui Telmo Romão
Alana Martins (Brasil) – Campeã Mundial na categoria -70 kg
“Antes de mais quero agradecer ao técnico Alexandre Garcia. Se estou aqui hoje e ganhei é graças a ele. Foi um ano muito difícil, fiz uma cirurgia ao joelho e estive 6 meses sem competir. Tive apenas 3 semanas de treino para preparar este Mundial. Esta vitória deve-se a todos os que me apoiaram neste ano. É muita emoção, não tenho palavras. Foi o meu primeiro ouro, é uma conquista muito grande para mim e para o Judo Paralímpico brasileiro.”
© ALC
Notas:
Fotografias: www.dropbox.com/sh/4nkshkmiylqfk1g/AABnKkrnKLnjKXwmzh1wdJBka?dl=0
Vídeo ‘Melhores Momentos – Dia 1”: https://goo.gl/amL6uN
Resultados atualizados em: www.ippon.org/ibsa_wc2018
Live Stream:
https://www.youtube.com/channel/UCBkrq1w8QCSmc7Qkm3bmvvw
Página Oficial do Evento no Facebook:
www.facebook.com/ibsajudoworldchampionshipodivelas2018
Press nº 241
Portugal no Tatami este Domingo
Campeonato do Mundo de Judo
para Cegos e Baixa Visão – Odivelas 2018
16-18 de novembro| Pavilhão Multiusos de Odivelas
© Rui Telmo Romão
O segundo dia do Campeonato do Mundo de Judo para Cegos e Baixa Visão – Odivelas 2018 arrancou este sábado, 17 de novembro, no Pavilhão Multiusos de Odivelas.
Sem a presença portuguesa, o dia é dedicado às categorias -63 kg, -70 kg e +70 kg com 48 atletas femininas e -81 kg, -90 kg, -100 kg e +100 kg com 82 masculinos, num total de 130 Judocas.
No primeiro dia da competição, Portugal esteve presente com 6 Judocas: Henrique Sousa (-60kg), Sérgio Mendes (-60kg), Miguel Vieira (-66kg), Magnos Nhanco (-66kg), Djibrilo Iafa (-73kg) e Ruben Gonçalves (-73kg), acompanhados pelo Treinador Nacional – Jerónimo Ferreira. Magnos Nhanco venceu 2 combates, terminando a prova no 9º lugar – a melhor classificação portuguesa.
A Maior Edição de Sempre (Recorde de Participação) do Campeonato do Mundo de Judo para Cegos e Baixa Visão, conta com 267 Judocas (172 masculinos e 95 femininos) em representação de 42 Países. A prova marca o início da Qualificação Paralímpica para os Jogos de Tóquio 2020, sendo também a que mais pontos atribui para o Ranking Mundial.
Após a Cerimónia de Abertura do primeiro dia, o Presidente da Federação Portuguesa de Judo – Jorge Fernandes e o Presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude – Vitor Pataco, assinaram um Contrato-Programa de Apoio a esta competição.
© Rui Telmo Romão
Esta manhã foi marcada pela Plantação de Árvores por parte de representantes das Entidades Organizadoras e dos Agentes Desportivos (Atletas, Treinadores e Árbitros) na zona envolvente ao Pavilhão Multiusos de Odivelas. Recordamos que Campeonato do Mundo de Judo para Cegos e Baixa Visão – Odivelas 2018 é um EcoEvento. As Entidades Organizadoras pretendem incentivar a adoção de boas-práticas com impacte ambiental, social e económico, como a separação de lixo e a reciclagem.
© Ana Ferreira
Espera-se um Bloco de Finais recheado de grandes combates, entre os Melhores Judocas Paralímpicos Mundiais. Esta tarde, a partir das 16h00, são entregues os últimos Títulos Mundiais individuais.
Declarações:
Jerónimo Ferreira – Treinador Nacional
“No primeiro dia tivemos 6 Atletas em prova. Todos os judocas fizeram bons combates. Estão aqui os melhores do mundo, de países tradicionalmente muito fortes no Judo. São Atletas que treinam muito, todos os dias e também em termos internacionais. Não estamos aqui para nos lamentarmos, mas temos as nossas limitações. Eles bateram-se bem e o saldo é positivo. Este domingo vamos participar na competição de equipas, mas vamos começar à partida com 2 pontos negativos. As equipas são constituídas por 5 Atletas de 5 categorias diferentes e nós vamos competir com 3 Judocas. Ainda assim, vamos à luta. O nosso objetivo é dignificar o Judo Paralímpico Português e, acima de tudo, divulgar e fazer com que as pessoas tenham conhecimento do trabalho destes Judocas e do Judo Paralímpico e se juntem á modalidade.”
© Rui Telmo Romão
Nuno Carvalho – Membro da Comissão de Arbitragem da União Europeia de Judo
“Esta é uma competição que tem regras especificas em relação ao Judo ‘normal’. As regras são as mesmas, mas com algumas especificidades relacionadas com a falta de visão. Os árbitros têm uma formação específica para o Judo Paralímpico. Todos os árbitros que estão nesta prova são internacionais, com muita experiência e que também arbitram as provas do circuito mundial. Este mundial conta com um árbitro português, o Eduardo Garcia, que já esteve em vários Jogos Paralímpicos.”
Notas:
Fotografias: www.dropbox.com/sh/4nkshkmiylqfk1g/AABnKkrnKLnjKXwmzh1wdJBka?dl=0
Vídeo ‘Melhores Momentos – Dia 1”: https://goo.gl/amL6uN
Resultados atualizados em: www.ippon.org/ibsa_wc2018
Live Stream:
https://www.youtube.com/channel/UCBkrq1w8QCSmc7Qkm3bmvvw
Página Oficial do Evento no Facebook:
www.facebook.com/ibsajudoworldchampionshipodivelas2018
Press nº 240