Algarve Sevens: Samurai, Rússia e Hong Kong em destaque na Elite
Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António
2 e 3 de junho
©João Peleteiro
O Algarve Sevens decorre neste momento no Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António. A Competição de Elite arrancou esta tarde com alguns dos Melhores Jogadores de Rugby Sevens do Mundo a pisarem o relvado do Estádio Municipal de Vila Real de Santo António.
Competição Masculino Elite (Até ao momento)
New Zealand Metro 34 x 7 Catalunha
Hong Kong 22 x 12 Navigators
Samurai 55 x 0 Univ. Edinburgh
Russia 24 x 14 Germany
Worcester Warriors 21 x 5 Durham Univ.
Portugal 10 x 10 Susies
New Zealand Metro 14 x 31 Navigators
Hong Kong 38 x 0 Catalunha
Samurai 27 x 5 Alemanha
Rússia 31 x 10 Univ. Edinburgh
Worcester Warriors 7 x 52 Susies
Os Samurai, Rússia e Hong Kong têm sido as equipas em destaque na Competição de Elite, alcançando duas vitórias nos dois jogos realizados.
A Seleção Portuguesa estreou-se na competição com um empate ’10-10’ contra os Susies. No final, João Lino fez a análise da partida: “Não conhecíamos muito bem os Susies, sabíamos que tinham alguns jogadores do Circuito Mundial com quem já jogámos há alguns anos e sabíamos que iam ser uma equipa forte. Não entrámos muito bem, mas tivemos o mérito de ir atrás do resultado e lutar até ao fim à procura da vitória. Cometemos alguns erros que são comuns nos primeiros jogos dos torneios, mas vamos aprender e melhorar para os próximos. Um torneio de sevens pensa-se sempre jogo a jogo, mas estamos aqui para ganhar.”
©Filipa Meias
Competição Masculino Aberto
Edinburgh College 14 x 19 Rugby Vila da Moita
Saltires 0 x 43 AIS Agronomia
Univ. Edinburgh 5 x 33 CR São Miguel
GD Direito 19 x 10 SL Benfica
Saltires 7 x 31 Rugby Vila da Moita
Edinburgh College 0 x 45 AIS Agronomia
GD Direito 36 x 10 CR São Miguel
Univ. Edinburgh 10 x 45 SL Benfica
AIS Agronomia 19 x 29 Rugby Vila da Moita
Edingburgh College 19 x 27 Saltires
SL Benfica 19 x 12 CR São Miguel
Univ. Edinburgh 0 x 38 GD Direito
O primeiro dia da Competição Masculino Aberto está fechado. O GD Direito e o Rugby Vila da Moita foram os grandes vencedores dos respetivos grupos, triunfando em todos os jogos. O SL Benfica e o AIS Agronomia terminaram na 2ª posição, com duas vitórias. Com todos os jogos realizados, está encontrado o quadro deste domingo:
©João Peleteiro
Competição Feminino Aberto (Até ao momento)
Hong Kong 54 x 0 Dundee
Durham Univ. 12 x 10 GDS Cascais
Portugal 59 x 0 Strathclyde
Durham Univ. 34 x 0 Dundee
Hong Kong 31 x 0 GDS Cascais
Portugal 7 x 19 SL Benfica
GDS Cascais 27 x 7 Dundee
Com alguns jogos por realizar, a Competição Feminina Aberta continua por definir. O destaque até ao momento é da Seleção de Hong Kong, com duas vitórias claríssimas contra a Dundee Univ. (54×0) e o GDS Cascais (31×0).
Até pela proximidade geográfica, o Algarve Sevens tem uma forte presença espanhola. No país vizinho, as seleções femininas de rugby são conhecidas como “Las Leonas” pela sua garra e valentia em campo, superam todas as barreiras e contam nos vários grupos com um misto de jogadoras veteranas e outras mais jovens. Desde 1991 que conseguem a nível mundial estar nos Top 10.
©ALC
Tatiana Yunta e Angela Gonzalez são duas árbitras espanholas que marcam presença na edição inaugural do Algarve Sevens: “É indiferente arbitrar jogos de homens ou de mulheres, há imenso respeito em campo e nunca tive nenhum problema. Aliás, o Rugby é um tipo de competição em que os atletas respeitam muito quem decide as situações difíceis em campo. Acho que o Algarve Sevens está muito bem organizado, os campos estão ótimos e considero que em Madrid não temos nenhum campo com este tipo de relva tão bem preparado para receber todos estes atletas de alta competição. Fui jogadora, fiz parte da seleção espanhola e agora passei ‘para o outro lado’, apesar de por vezes também jogar. Está a ser um Torneio fantástico” admite Tatiana. Angela Gonzalez concordou com a sua colega: “Não há diferença de arbitrar jogos de homens ou mulheres, temos é que estar muito bem preparadas e conhecer bem as regras para não falharmos. Contudo, temos sempre a ajuda de outros árbitros e, em caso de dúvida, temos o apoio do vídeo-árbitro. De uma forma geral os jogadores e jogadoras respeitam sempre as decisões em campo. Claro que o Rugby não é uma modalidade muito fácil, só agora as mulheres estão a dar os primeiros passos neste mundo. Todos estes torneios são uma boa maneira de divulgar o Rugby feminino a nível mundial, pois só agora algumas equipas começam a ter patrocínios e apoios. Sou jogadora de rugby, faço alguns torneios, mas neste momento, prefiro arbitrar.”
©Filipa Meias
A Presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Conceição Cabrita, não quis perder o primeiro dia do Algarve Sevens: “Tem sido um espetáculo interessante. Nunca tínhamos tido cá a modalidade de rugby neste tipo de competição, mas tem sido muito interessante e penso que pode vir a ser uma das modalidades rainhas do nosso Complexo Desportivo. Penso que estão reunidas todas as condições para os Atletas virem cá estagiar e haver mais provas como esta. Para nós é muito importante, não só na vertente desportiva, mas principalmente ao nível do turismo, restauração e hotelaria, é uma alavanca para a economia local.”
NOTAS:
- Resultados até às 17h30
- Resultados atualizados no Facebook: @algarvesevens
- Este domingo, a partir das 14h30, o Algarve Sevens vai ter transmissão streaming: https://youtu.be/Sw9s7x5ROg8
Para mais informações: www.algarve7s.com
Siga-nos no Facebook: @algarvesevens
O melhor Rugby Sevens no Algarve
Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António
2 e 3 de junho
©João Peleteiro
O Algarve Sevens começou este sábado, 2 de junho, no Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António.
Durante a manhã realizaram-se os primeiros jogos da fase de grupos das Competições Masculino Aberto e Feminino Aberto.
Competição Masculino Aberto
Edinburgh College 14 x 19 Rugby Vila da Moita
Saltires 0 x 43 AIS Agronomia
Univ. Edinburgh 5 x 33 CR São Miguel
GD Direito 19 x 10 SL Benfica
O Rugby Vila da Moita e o Agronomia saíram vitoriosos dos seus primeiros encontros do Grupo A. O CR São Miguel e o GD Direito conquistaram os primeiros triunfos no Grupo B.
©João Peleteiro
Competição Feminino Aberto
Hong Kong 54 x 0 Dundee
Durham Univ. 12 x 10 GDS Cascais
Portugal 59 x 0 Strathclyde
Até ao momento disputaram-se 3 Jogos, com vantagem para a Seleção de Hong Kong, Durham University e Portugal.
© Filipa Meias
Após a vitória por “59 – 0” contra a equipa de Strathclyde, Daniela Correia – Capitã da Seleção Feminina de Portugal, fez a análise do jogo e revelou os objetivos para a competição: “A nossa estreia correu muito bem, entrámos a 200%, que era o que queríamos. Este foi o nosso primeiro teste depois da ‘época’ de treinos e queríamos impor o nosso jogo, tudo o que treinámos e o que queremos fazer no Europeu. Vamos aproveitar esta competição para corrigir tudo o que ainda for preciso, mas este primeiro jogo correu bastante bem. Nós damos sempre tudo em campo, jogamos com muita alegria, umas pelas outras, com muita comunicação e nunca vamos desistir, é isso que podem esperar de nós.”
Os Jogos da Fase de Grupos continuam esta tarde e arrancam as competições de Veteranos e de Elite, esta última realizada no Estádio Municipal de Vila Real de Santo António.
António Aguilar, Treinador da Seleção Portuguesa, fez a antevisão da participação no Algarve 7’s: “Nós viemos com muito entusiasmo porque jogamos em casa e é a primeira edição. O Algarve 7’s encaixa-se na preparação do nosso circuito europeu, é ideal para nós porque nas próximas semanas não temos competição. Muitos dos participantes são equipas de convites, só vamos ver o valor deles em campo. Já conhecemos a Alemanha, Hong Kong, Samurai (que são sempre uma equipa de convites muito forte). O perigo vem de todo o lado, mas é bom para nós pois quanto mais alta é a competição melhor a nossa preparação.”
Pedro Leal vai estar ao serviço dos Samurai, mas não esquece o seu papel enquanto Embaixador do Evento: “Podemos esperar dois grandes dias de torneio. Espero que o primeiro Algarve Sevens seja memorável, tem tudo para correr bem, está tudo espetacular. Os jogadores só têm coisas boas a dizer de Portugal, do Algarve e da organização. No sábado teremos um grande dia de Rugby e no domingo ainda melhor. É um prazer ser a cara do torneio e jogar pelos Samurais, ainda para mais como capitão desta equipa espetacular. Agora é corresponder dentro de campo e domingo espero que seja eu ou Portugal a levantar a taça, para ficar bem entregue.”
NOTAS:
- Resultados até às 13h00
- Resultados atualizados no Facebook: @algarvesevens
Para mais informações: www.algarve7s.com
Siga-nos no Facebook: @algarvesevens