Nuno Saraiva e Bárbara Timo no Top-10
Grand Slam Baku 2019
10 a 12 de maio | Baku, Azerbaijão
© IJF
Cumpriu-se este sábado, 11 de maio, na capital do Azerbaijão, o segundo dia do Grand Slam Baku 2019. A competição, que termina este domingo, conta com a participação de 431 Atletas (256 masculinos e 175 femininos), em representação de 57 países.
Num dia dedicado às categorias -63 kg, -70 kg, -73 kg e -81 kg, os tatamis azeris receberam 3 Portugueses:
Nuno Saraiva (-73 kg) estreou-se com uma vitória, eliminando o brasileiro David Lima, com um ‘ippon’, já em período de ‘ponto de ouro’. O jovem português voltou a triunfar na ronda seguinte, derrotando Ahmed Ayash, do Iémen, por acumulação de ‘shidos’. Nos Oitavos-de-final, contra o nº7 do Ranking Mundial – Akil Gjakova, do Kosovo, o confronto revelou-se equilibrado. Perto dos 3 minutos de combate, numa altura em que se verificava um empate a 2 ‘shidos’ para cada atleta, foi Nuno Saraiva que somou a terceira penalização, terminando a sua prestação num honroso 9º lugar.
Na categoria -70 kg, Bárbara Timo superou a polaca Daria Pogorzelec (Bronze no Grand Prix Cancun 2018), com um ‘wazari’ pontuado no tempo regulamentar do combate. Nos Oitavos-de-final encontrou a 7ª classificada da hierarquia internacional, Michaela Polleres. Após um combate equilibrado, a portuguesa entrou no ‘ponto de ouro’ em vantagem, com a sua adversária em risco de ser penalizada com o terceiro ‘shido’, mas a austríaca alcançou primeiro um ‘wazari’ decisivo, que deixou Bárbara Timo na 9ª posição.
Anri Egutidze (-81 kg) foi desqualificado no seu primeiro combate, perante o sueco Robin Pacek.
No primeiro dia do evento, Catarina Costa (-48 kg) voltou a apresentar-se a um grande nível e conquistou a Medalha de Bronze. Na mesma categoria de peso, Maria Siderot também alcançou o Bloco de Finais, mas não conseguiu garantir a presença no pódio, terminando num honroso 5º lugar.
Recordamos que a Seleção Portuguesa está presente com 11 Judocas (7 Femininas e 4 Masculinos): Catarina Costa (-48 kg), Maria Siderot (-48 kg), Joana Ramos (-52 kg), Telma Monteiro (-57 kg), Bárbara Timo (-70 kg), Yahima Ramirez (-78 kg), Rochele Nunes (+78 kg), João Crisóstomo (-66 kg), Nuno Saraiva (-73 kg), Anri Egutidze (-81 kg) e Jorge Fonseca (-100 kg).
A prova termina este domingo, 12 de maio. Yahima Ramirez, Rochele Nunes e Jorge Fonseca são os 3 Judocas que encerram a participação portuguesa. Os combates têm previsão para começar pelas 10h00 (-3h00 em Portugal Continental).
Press nº 292