Educação Física com Nota Positiva no Final do 11º CNEF
31 Outubro – 2 Novembro | CAE – Figueira da Foz
@Valter Gouveia
O 11º Congresso Nacional de Educação Física terminou este sábado, 1 de novembro, no Centro de Artes e Espetáculos (CAE) da Figueira da Foz, ao fim de 3 dias de Conferências, Painéis de Discussão, Comunicações Livres e Workshops com especialistas nas áreas de Educação Física, Treino Desportivo e Exercício e Saúde.
O último dia do evento, que reuniu cerca de 500 Professores, Treinadores e Técnicos em torno do tema “Avaliar para Melhorar”, começou na Sala de Exposições do CAE com a segunda Sessão de ‘Comunicações Livres e Posters’.
A Professora Ana Faro (FCDEF-UC) moderou a última Conferência com o tema ‘Avaliar na Educação Física’, que contou com a intervenção de Victor López-Pastor (Universidade de Valladolid – Espanha) e António Miranda (ES Avelar Brotero – Coimbra), André Gonçalves (Colégio Pedro Arrupe – Lisboa) e João Comédias (Faculdade de Educação Física – ULHT) no Painel de Discussão. No final, foram homenageadas as personalidades que estiveram igualmente presentes na 1ª Edição do Congresso Nacional de Educação Física, na Figueira da Foz há 31 anos. De seguida, foram sorteados dois Vouchers, cortesia do Grupo Hoti Hotéis, para estadias em Peniche e Castelo Branco.
@Valter Gouveia
A Sessão de Encerramento, protagonizada por João Costa – Secretário de Estado da Educação (participação por vídeo), José Manuel Constantino – Presidente do Comité Olímpico de Portugal, Nuno Ferro – Presidente da SPEF, Avelino Azevedo – Presidente do CNAPEF e José Ferreira – Presidente da FCDEF – UC, colocou o ponto final no 11º Congresso Nacional de Educação Física.
@Valter Gouveia
Declarações:
Presidente do Comité Olímpico de Portugal – José Manuel Constantino
“É um evento importante para fazer um ponto de situação da Educação Física, mas também para reforçar os laços identitários e de agregação em torno dos profissionais de Educação Física. A escola é um Clube e tudo começa nas primeiras idades. As experiências motoras que os alunos têm, são determinantes para a sua formação desportiva e estabelecimento do seu percurso desportivo. Neste sentido a escola é um local de passagem fundamental.”
Presidente da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra (FCDEF-UC) – José Ferreira
“A ligação entre a investigação e a prática é assegurada na Universidade de Coimbra, na Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física e penso que, transversalmente, por outras escolas do ensino superior público na sua oferta formativa. A questão da avaliação é muito importante, a recolha de dados, mas mais importante é saber o que fazer com esses dados da avaliação. Em termos de planeamento e de prescrição do treino e do exercício físico, os dados recolhidos numa avaliação inicial, têm de ser a base fundamental para definirmos as estratégias, os métodos e procedimentos para oferecer propostas, programas e atividades mais adequadas às necessidades dos estudantes ou grupos. Outro componente muito importante é a monitorização dessa mesma intervenção. Só com essa evidência conseguimos ter certezas e contribuir para que se faça ciência na nossa área.”
Professor da Universidade de Valladolid (Espanha) – Victor López-Pastor
“A minha intervenção incidiu na ‘Evolução formativa e compartida na Educação Física’, um tema que investigo há 26 anos e que temos posto em prática. Procurei explicar em que consistia o projeto e que resultámos é que obtemos. Penso que esta troca de experiências internacionais é muito importante, é bom ter conhecimento do que se faz a nível mundial. Penso que o convite que me endereçaram foi nesse sentido, de os profissionais portugueses saibam o que estamos a fazer, na Universidade de Valladolid, sobre este tema.”
Presidente da Sociedade Portuguesa de Educação Física – Nuno Ferro
“O balanço deste 11º Congresso Nacional de Educação Física é bastante positivo. A opinião das pessoas que se têm dirigido a nós é nesse sentido, com uma grande satisfação pela qualidade das intervenções e os Congressos vivem disso mesmo, da qualidade das pessoas que transmitem a mensagem. A nossa preocupação foi garantir que aqueles que aqui estavam a transmitir qualquer coisa tinham essa capacidade de demonstrar as coisas boas que fazem. A validade e sucesso deste Congresso está relacionado com isso.
Há ideias muito claras que à partida nós gostaríamos que fossem tratadas durante o Congresso e isso efetivamente aconteceu. A ideia de que a Avaliação é um elemento central de qualquer uma das 3 Áreas deste evento. A ideia de que a Avaliação é um qualificador de práticas foi algo que foi referido exaustivamente por todos os que integraram os diferentes Painéis e Conferências. Estas eram as linhas que antevíamos como positivas de acontecer e efetivamente aconteceram. O próximo passo é que cada um de nós, nos seus locais de intervenção, consiga fazer com que estas ideias de qualificação consigam ser aplicadas para que aquilo que são os proveitos de quem pratica desporto, que está nas aulas de Educação Física e que usufrui do Exercício e Saúde, possa ter o melhor que é possível. Também retirámos deste Congresso a ideia de que a questão da qualificação profissional daqueles que têm de orientar estes Treinos ou Aulas é determinante. Só sabe “bem Avaliar” quem foi preparado para bem Avaliar. Esta é outra das ideias que ficou bem clara no final destes 3 dias de Congresso.”
O 11º CNEF é organizado em conjunto pelo Conselho Nacional das Associações de Profissionais de Educação Física e Desporto (CNAPEF), pela Sociedade Portuguesa de Educação Física (SPEF) e, este ano, pela Câmara Municipal da Figueira da Foz, pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra (FCDEF-UC) e pela Associação representativa dos Professores de Educação Física da região de Coimbra (APPEFIS).
Todas as informações atualizadas podem ser encontradas no site oficial em: https://11cnef.pt/
Press Release 11CNEF nº6