Medalhas Internacionais discutem-se em Odivelas ( 2 Fev)

Felipe Cruz alcança 7º lugar

European Judo Open Men – Odivelas 2019

2 e 3 de Fevereiro | Pavilhão Multiusos de Odivelas

Judo

© EJU / FPJ / Rui Telmo Romão / Álvaro Teixeira

Cumpriu-se este sábado, o primeiro dia do European Judo Open Men – Odivelas 2019 que decorre até domingo (3 de fevereiro), noPavilhão Multiusos de Odivelas. Ao longo deste fim-de-semana, vão passar pelos tapetes de Odivelas 222 Atletas em representação de 34 Países. Portugal, anfitrião da prova, compete com 38 Judocas.

Com 20 Atletas Portugueses em prova neste dia inaugural, Felipe Cruz (-60 kg) foi o que chegou mais longe. O jovem luso eliminou os seus dois primeiros oponentes, o húngaro Csaba Szabo e o britânico David Ferguson, por ‘ippon’. Nos quartos-de-final não conseguiu superar o japonês Katsuma Yonemura. Felipe Cruz voltou a ceder na repescagem perante o russo Ivan Dolgikh, terminando num honroso 7º lugar.

Alexandre Silva (-60 kg), André Soares (-66 kg), David Reis (-66 kg) e Henrique Lopes (-73 kg) estiveram em evidência ao alcançarem os Oitavos-de-Final da competição. O quarteto português encerrou a sua prestação nessa fase, ocupando a 9ª posição.

Judo

© EJU / FPJ / Rui Telmo Romão / Álvaro Teixeira

As eliminatórias desta manhã opuseram 105 Atletas das categorias -60 kg, -66 kg e -73 kg. Apurados os finalistas, realizou-se aCerimónia de Abertura com a presença da Vice-Presidente do Instituto Português do Desporto e da Juventude – Sónia Paixão, do Presidente do Comité Olímpico de Portugal – José Manuel Constantino, do Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Odivelas – Paulo César Teixeira, do Presidente da Federação Portuguesa de Judo – Jorge Fernandes, do Presidente da ACES Portugal (Associação Portuguesa das Cidades Europeias do Desporto) – Nuno Santos e do Diretor Desportivo da União Europeia de Judo – Lindi Hrvoje.

O Bloco de Finais esteve à altura das expetativas, com grandes combates e Judo ao mais alto nível, para gáudio do público presente. A nível individual, Katsuma Yonemura (-60 kg) do Japão, Kilian Le Blouch (-66 kg) de França e Nils Stump (-73 kg) da Suíça conquistaram a Medalha de Ouro das suas categorias e subiram ao lugar mais alto do pódio. Coletivamente, destaque para a Seleção Francesa que conseguiu 1 Medalha de Ouro, 2 de Prata e 1 de Bronze.

Judo

Amanhã, domingo, último dia de competição, entram nos tatamis 18 Atletas Lusos. Os combates têm início às 10h00.

 

Programa – Domingo, 3 de fevereiro

10h00 Eliminatórias

(-81 kg, -90 kg, -100 kg e +100 kg)

Pavilhão Multiusos de Odivelas
15h00 Atuação Musical
15h30 (Previsão) Bloco de Finais

Declarações

Pedro Soares – Treinador da Seleção Nacional

“Os resultados alcançados pelos nossos judocas vão ao encontro das nossas expetativas, conforme disse na conferência de imprensa de apresentação da prova. Os nossos atletas principais estão a preparar-se para o Grand Slam de Paris e não participaram nesta competição. Alguns dos Atletas cumpriram aquilo que tínhamos definido, que passava por fazerem o maior número de combates possível. O nível da prova é muito elevado. Espero que o dia de amanhã possa ser melhor em número de vitórias, temos de ser pragmáticos e não pensar muito nas medalhas. Tendo em conta o nível dos Atletas e a competitividade da prova, os objetivos estão dentro daquilo que tínhamos planeado.”

Notas:

Resultados atualizados: www.ippon.org/cont_open_por2019.php

Live Streaming: http://www.eju.net/calendar/?mode=showLiveTransmission&id=3652

Press FPJudo nº 258


 

Medalhas Internacionais discutem-se em Odivelas

European Judo Open Men – Odivelas 2019

2 e 3 de Fevereiro | Pavilhão Multiusos de Odivelas

judo

© EJU / FPJ / Rui Telmo Romão / Álvaro Teixeira

O primeiro dia do European Judo Open Men – Odivelas 2019 está a decorrer no Pavilhão Multiusos de Odivelas. Estão presentes222 Atletas em representação de 34 Países, ao longo deste fim-de-semana. Portugal, anfitrião da prova, compete com 38 Judocas.

Este sábado, discutem-se as medalhas das categorias -60 kg, -66 kg e -73kg. Durante a manhã estiveram 20 Atletas Lusos nos tapetes odivelenses.

Felipe Cruz (-60 kg), Alexandre Silva (-60 kg), David Reis (-66 kg) e Henrique Lopes (-73 kg) são os portugueses melhor colocados neste momento, tendo chegado aos Oitavos-de-Final da prova.

A partir das 15h00 realiza-se a Cerimónia de Abertura, que antecede o aguardado Bloco de Finais (15h30). Os últimos combates do dia opõem alguns dos melhores judocas mundiais, o que eleva as expetativas e faz antever Judo de alto nível na discussão pelas medalhas.

Judo

© EJU / FPJ / Rui Telmo Romão / Álvaro Teixeira

No European Judo Open Women – Sofia 2019 que decorre simultaneamente, Wilsa Gomes (-57 Kg) eliminou a sua primeira adversária, mas cedeu na ronda seguinte, terminando num honroso 9º lugarPatrícia Matias (-52 Kg) não conseguiu vencer o seu primeiro combate. A Bulgária recebe 163 Atletas em representação de 28 Países. Joana Crisóstomo (-70 Kg) encerra a participação portuguesa este domingo.

Declarações:

Catarina Rodrigues – Diretora Desportiva da União Europeia de Judo

“A nível da organização, encarámos esta prova como uma continuação do Campeonato do Mundo de Judo para Cegos e Baixa Visão, que realizámos aqui em Odivelas, em novembro. Tentámos manter a mesma estrutura, as mesmas valências e adaptar as novas regras da FIJ (Federação Internacional de Judo) relativas à zona de aquecimento. Ainda temos muitos combates pela frente, mas está tudo a correr bem. Estamos contentes com o número e com a diversidade de países presentes (34). O número de Atletas está dentro do que esperávamos, mas gostávamos que fosse ligeiramente superior. Esta competição realiza-se entre o Grand Prix Tel-Aviv e o Grand Slam de Paris, que são duas provas onde é possível pontuar mais que esta. Estamos numa fase decisiva da qualificação olímpica e, por esse motivo, é normal que alguns Judocas de topo tenham escolhido descansar este fim-de-semana. Ainda assim estamos satisfeitos com os números, principalmente de países. Sentimos que as delegações gostam de vir a Portugal, temos 25 árbitros presentes, que é significativo. Neste tipo de provas (European Open /Cups), os árbitros escolhem onde querem estar presentes, e este número releva que eles gostam de vir a Portugal, da organização e sentem-se confortáveis, o que para nós é reconfortante.”

Notas:

Resultados atualizados: www.ippon.org/cont_open_por2019.php

Live Streaming: http://www.eju.net/calendar/?mode=showLiveTransmission&id=3652

Press FPJudo nº 257

Ana Lima Comunicação - Todos os direitos reservados. By WPG