Medalhas discutem-se esta Tarde (3 Fev)

Seleção Francesa domina com 10 Medalhas

European Judo Open Men – Odivelas 2019

2 e 3 de Fevereiro | Pavilhão Multiusos de Odivelas

Judo

© EJU / FPJ / Rui Telmo Romão / Álvaro Teixeira

O European Judo Open Men – Odivelas 2019 terminou este domingo (3 de fevereiro), no Pavilhão Multiusos de Odivelas. Nos últimos dois dias, 222 Atletas (em representação de 34 Países) competiram nos tatamis odivelenses.

Neste último dia, estiveram em prova 117 Judocas das categorias -81 kg, -90 kg, -100 kg e +100 kg, entre os quais 18 Portugueses. Alexandre Teodósio (-100 kg) e Carlos Luz (-81 kg) foram os atletas nacionais que chegaram mais longe, alcançando os Oitavos-de-Final. A dupla lusa encerrou a sua prestação nessa fase, após cederem nos respetivos combates, terminando no 9º lugar.

Recordamos que no primeiro dia, Felipe Cruz (-60 kg) foi o Atleta Luso melhor colocado, ao alcançar o 7º lugar. Alexandre Silva (-60 kg), André Soares (-66 kg), David Reis (-66 kg) e Henrique Lopes (-73 kg) concluíram a sua prestação na 9ª posição.

Judo

© EJU / FPJ / Rui Telmo Romão / Álvaro Teixeira

Antes dos combates decisivos pelas Medalhas, o Pavilhão Multiusos de Odivelas recebeu a atuação do Grupo de Dança e Cantares do Casal do Rato.

À tarde, assistiu-se a um Bloco de Finais entusiasmante, opondo os melhores judocas da prova. Hikaru Tomokiyo (-81 kg) do Japão, Loic Pietri (-90 kg) de França, Cedric Olivar (-100 kg) de França e Kazuya Sato (+100 kg) do Japão, venceram as Finais das suas respetivas categorias, levando para casa a Medalha de Ouro.

Coletivamente, a Seleção Francesa manteve o domínio verificado no primeiro dia, estando representada em todos os pódios da prova, somando 10 Medalhas (3 de Ouro, 3 de Prata e 4 de Bronze).

Resultados Finais

Judo

Declarações

Pedro Soares – Treinador da Seleção Nacional

“A Seleção Nacional presente nesta prova foi composta por elementos jovens e seniores que ainda estão à procura de se afirmar a nível internacional. Curiosamente, foram os judocas juniores, que tinham menos pressão de obter um bom resultado, a cumprir melhor os seus objetivos. Fizeram bons combates, disputando-os até ao fim. A nota positiva a retirar da nossa participação, é o desempenho dos nossos juniores. Os seniores ficaram um pouco aquém das expetativas, mas dentro do que esperávamos. Temos que aceitar e admitir que não existem provas fáceis e este foi um European Open com um nível muito elevado. Temos que trabalhar mais para elevar o nível dos nossos Atletas que não estão a disputar uma qualificação olímpica. Penso que também podemos repensar no número de judocas que permitimos participar numa prova desta dimensão. Não é por sermos o país anfitrião que temos obrigatoriamente de participar com muita gente. Temos que elevar a qualidade dos nossos atletas e isso justificar a sua participação.”

Notas:

Resultados atualizados: www.ippon.org/cont_open_por2019.php

Press FPJudo nº 260


Alexandre Teodósio no 9º lugar

Medalhas discutem-se esta Tarde

European Judo Open Men – Odivelas 2019

2 e 3 de Fevereiro | Pavilhão Multiusos de Odivelas

Judo

© EJU / FPJ / Rui Telmo Romão / Álvaro Teixeira

Está a decorrer, nos tapetes do Pavilhão Multiusos de Odivelas, o último dia do European Judo Open Men – Odivelas 2019. Nos dois dias da prova, competem 222 Atletas em representação de 34 Países, entre os quais 38 Portugueses.

No primeiro dia, Felipe Cruz (-60 kg) foi o Atleta Luso melhor colocado, ao alcançar o 7º lugar. Alexandre Silva (-60 kg), André Soares (-66 kg), David Reis (-66 kg) e Henrique Lopes (-73 kg) terminaram na 9ª posição.

Este domingo é dedicado às categorias -81 kg, -90 kg, -100 kg e +100 kg, com 18 Judocas Lusos nos tatamis odivelenses. Alexandre Teodósio (-100 kg) alcançou os Oitavos-de-Final, mas cedeu perante o francês Cedric Olivar, terminando num honroso 9º lugar. Carlos Luz (-81 Kg) evidenciou-se durante as eliminatórias, encontrando-se nos Oitavos-de-Final. Vasco Rompão (+100 kg) aguarda o seu primeiro combate, que em caso de vitória lhe garante o acesso aos Quartos-de-final.

Judo

© EJU / FPJ / Rui Telmo Romão / Álvaro Teixeira

Depois de terminarem as eliminatórias e serem apurados os finalistas, a competição entra em pausa técnica. Às 15h00 há uma Atuação Musical, antes do início dos combates decisivos pelas Medalhas do European Judo Open Men – Odivelas 2019.

No European Judo Open Women – Sofia 2019 que decorre simultaneamente, Joana Crisóstomo (-70 Kg) não conseguiu superar a sua primeira adversária, terminando a sua prestação.

Declarações:

Jorge Fernandes – Presidente da Federação Portuguesa de Judo

“Esta prova permite-nos competir com atletas mais jovens, muitos deles a estrearem-se em competições internacionais, e que estão a fazer o seu percurso para os Jogos Olímpicos de 2024. O nosso objetivo para a maioria destes judocas é que eles façam o maior número de combates possível a este nível, para começarem a preparar os JO2024 e os Campeonatos da Europa e do Mundo de Juniores.

Relativamente à organização, o feedback é muito positivo, é unanime que está ao nível das melhores provas internacionais. Estou muito satisfeito com a nossa equipa.

Os resultados estão dentro do que estávamos à espera. Não queremos pensar em medalhas, não é esse o objetivo, o que não significa que os Atletas não tenham nível para lutar por elas, porque têm, conforme demonstra o 7º lugar do Felipe Cruz. Não vamos exigir resultados imediatos, a prioridade é a preparação para 2024 e já estamos a prepara também 2028 com os Juvenis e Cadetes.”

Notas:

Resultados atualizados: www.ippon.org/cont_open_por2019.php

Live Streaming: http://www.eju.net/calendar/?mode=showLiveTransmission&id=3652

Press FPJudo nº 259

Ana Lima Comunicação - Todos os direitos reservados. By WPG