Madeira Ocean Race – 2ª edição
Atletas Olímpicos na Escola de Boliqueime
Emanuel Silva, João Ribeiro, David Fernandes e Helena Rodrigues
10 de outubro – 15h00 – Calheta / Ribeira Brava
11 de outubro – 11h00 – Ribeira Brava – Cais da Cidade
Crédito: COP
Integrado no programa da competição Madeira Ocean Race 2015 realizou-se esta manhã uma visita dos Atletas Olímpicos – Emanuel Silva, João Ribeiro, Davis Fernandes e Helena Rodrigues à Escola de Boliqueime –em Sto. António. Os jovens do 4º ano com idades entre os 8 e os 11 anos ficaram muito entusiasmados com estas presenças que foram falando das suas experiências.
Emanuel Silva, medalhado olímpico, tem alguma experiência com crianças porque ele próprio tem uma filha de 9 anos – “Tive o primeiro contacto com esta modalidade por volta dos 11 anos mas experimentei outros desportos. É muito importante vermos que tipo de desporto gostamos mais. Eu escolhi esta modalidade mas não pensem que tudo é fácil. Temos que treinar muitas horas, viajar muito que parece muito interessante mas estamos muito tempo fora da família, ficamos com saudades”
João Ribeiro falou sobre o seu dia a dia: “Levantamo-nos cedo, por volta das 7h00, tomamos o pequeno almoço que é fundamental, e vamos para a água. Fazemos também ginásio, corrida, bicicletas, há que preparar o corpo para os grandes desafios que nos esperam diariamente. Nem sempre é fácil mesmo fazendo o desporto de que gostamos temos sempre algumas coisas que não gostamos tanto”
Davis Fernandes lançou o desafio :” Comecei a fazer desporto no Desporto Escolar e aos 9 anos liguei-me de imediato à canoagem, gostei do mar da liberdade que dá e até hoje é a minha modalidade”
Helena Rodrigues “Comecei a fazer desporto muito cedo, experimentei muitas modalidades. Desde o futebol, ao vólei, à natação e também canoagem. Gostava muito e todos mas a canoagem mexeu muito comigo e passou a ser a minha paixão. Por isso o que vos digo é que experimentem o máximo de modalidades que consigam e depois vêm a que gostam mais. Pratiquem é desporto sempre ao longo da vida”
Também a comida saudável esteve em destaque com Gonçalo Pimenta, diretor da Biofarma, uma empresa madeirense que fez a gentileza de oferecer bolachas nutritivas mas que não prejudicam a saúde:”É muito importante ter em atenção o que comemos, leite, iogurtes, fruta, peixe, legumes, etc. A Biofarma trouxe umas bolachas que têm tudo equilibrado para que possam ajudar ao desenvolvimento dos mais jovens. Provem e vão ver que gostam e não fazem mal à saúde.”
Recordamos que de 8 a 11 de outubro realiza-se a 2ª edição do “Madeira Ocean Race”, uma prova de Canoagem de Mar que integra o Festival da Natureza da Madeira e que traz à região embarcações próprias de “surfski” e os melhores canoístas do Mundo nesta modalidade, uma competição organizada pelo Clube Naval do Funchal/Associação Regional de Canoagem da Madeira / Federação Portuguesa de Canoagem / European Canoe Association.
A Canoagem de Mar é uma variante da modalidade de canoagem, com cada vez mais adeptos um pouco por todo o mundo e consiste em realizar um determinado percurso no mar, com embarcações específicas, devido às mais variadas e difíceis condições que se podem encontrar ao decorrer da prova, nomeadamente vento e ondas que dificultam as prestações dos Atletas.
Entre os vários participantes especializados nesta modalidade, estão os atletas internacionais madeirenses, Helena Rodrigues e David Fernandes do Clube Naval do Funchal – recentemente Vice-Campeão Europeu de K4 1000 metros e melhor português em prova no Madeira Ocean Race 2014 e já apurado para os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro em 2016.
Presentes nesta competição estão também João Ribeiro (SL Benfica) e Emanuel Silva (Sporting Clube de Portugal), este último, medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Londres 2012 e que compõe, juntamente com Fernando Pimenta, a equipa ‘K4’ Campeã da Europa 2013 e Vice-campeã do Mundo em 2014, recentemente também apurado para os Jogos Olímpicos do Rio 2016.
Estão inscritos 74 participantes, maioritariamente madeirenses, mas também canoístas de fora da Região, nomeadamente do arquipélago do Açores, Portugal Continental, Espanha, Holanda, Austrália e França. Entre os estrangeiros, destaque para os espanhois Frederico Vega e Dani Villoria, candidatos a vencer a prova.
A competição destina-se às classes Ocean Ski (SS1 e SS2 Juniores, Seniores e Veteranos A, B, e C Masculinos e Femininos) e Open (K1, OC 1, SUP Masculinos e Femininos).
Segundo a Presidente do Clube Naval do Funchal, Mafalda Freitas, “O objetivo, à imagem de outros eventos que dinamizamos no desporto náutico, é promover o mar da Madeira junto de uma modalidade em franco crescimento por todo o Mundo.”
A primeira etapa terá lugar no dia 10 de outubro com largada às 15h00 da Calheta e chegada à Ribeira Brava pelas 16h00. A 2ª etapa, cumpre-se no domingo, dia 11 de outubro, entre a Ribeira Brava e o Funchal com largada às 11h00 e chegada prevista ao Funchal pelas 13h00 junto ao Cais da Cidade.
Percursos das Etapas
Programa
10 de Outubro – sábado | ||
15h00 | 1ªEtapa Madeira Ocean Race | Calheta – Ribeira Brava (12 km) |
18h00 | Entrega de Prémios seguido de convívio | Jardins da Câmara Municipal da Ribeira Brava |
11 de outubro – domingo | ||
11h00 | 2ª Etapa Madeira Ocean Race | Ribeira Brava – Funchal (16 km) |
15h00 | Entrega de Prémios seguido de Almoço Volante | Sede Social – CNF |
Na edição anterior, o francês Benoit La Roux foi o vencedor da prova. O Campeão da Europa de Surfski não deixou os seus créditos em mãos alheias e completou os 27 km, entre a Calheta e o Funchal, no tempo de 2:05:09.20. O melhor português foi Daniel Fernandes que terminou na quinta posição.