Apresentação do Livro “Futebol com Alma”
5 de junho 2018 | Lisboa
O Livro “Futebol com Alma” do jornalista e professor de comunicação colombiano – César Mauricio Velásquez, foi apresentado esta terça-feira, dia 5 de junho, em Lisboa. O livro retrata o lado humano de sete jogadores de futebol como Alfredo di Stéfano, Javier Zanetti e Andrés Escobar.
Segundo o autor, a obra nasceu em 2010, depois de uma conversa com Alfredo di Stéfano no estádio Santiago Bernabéu, em Madrid, em que concordaram que era necessário “resgatar o valor mais humano dos jogadores e recuperar histórias que possam ajudar as novas gerações nas suas vidas profissionais e pessoais”. O mítico di Stéfano faleceu em 2014, altura em que Velásquez decidiu desenvolver completamente o livro e publicá-lo, com a colaboração de Emilio Butragueño.
Declaração de César Mauricio Velásquez:
“Todos os desportos têm uma origem espiritual e muito humana, especialmente os olímpicos. Os Atletas procuram a perfeição física e espiritual, os gregos criaram o princípio da “mente sã num corpo são” porque perceberam que não basta ser o melhor fisicamente, o corpo é apenas o “estojo” da alma. No desporto, em particular no futebol, existe um ambiente que promove e nos faz esquecer a sua origem. No futebol profissional dá-se muitas vezes prioridade ao dinheiro, à fama, ao poder, à violência e, no caso da América Latina, em países como o meu, o narcotráfico pressiona árbitros, jogadores, empresários, etc. Eu penso que o futebol deve ser um cenário de encontro social, um instrumento de convivência, de tolerância, não pode ser uma batalha campal que dá origem a ódios.”
Nota: mais informação na Nota de Imprensa_Futebol com Alma_05062018