Junior European Judo Cup (12Mar)

Judo

Patricia Matias e Mariana Esteves vencem Prata

Francisca Nunes e Maria Siderot conquistam o Bronze

Junior European Judo Cup Coimbra 2016

12 a 13 de março de 2016 – Pavilhão Municipal Multidesportos Mário Mexia

judo

Crédito: FPJ / Telmo Romão

Chegou ao fim o primeiro dia do Junior European Judo Cup Coimbra 2016. O Pavilhão Municipal Multidesportos Mário Mexia recebe 335 Atletas (217 masculinos e 118 femininos) em representação de 21 países. Portugal, anfitrião da prova, tem 83 judocas em competição.

As Judocas Lusas foram o grande destaque do dia ao conquistar 2 Medalhas de Prata, 2 Medalhas de Bronze e 2 quintos lugares.

Nos -44 Kg, Francisca Nunes garantiu a Medalha de Bronze depois de vencer dois combates num grupo composto por 5 atletas.

A categoria -48 Kg foi dominada pelas portuguesas. Patricia Matias cedeu apenas na final, depois de uma brilhante prestação, conquistando a Medalha de Prata. A luta peloBronze opôs Maria Siderot a Catarina Costa, com a vitória e a respetiva Medalha a sorrir à Atleta do Sporting Clube de Portugal, terminando a judoca da Associação Académica de Coimbra num honroso 5º lugar.

Mariana Esteves (-52 Kg) conquistou a segunda Medalha de Prata de Portugal. Após uma caminhada exemplar, com 3 vitórias por ippon, a judoca das Oficinas de São José cedeu frente à holandesa Jorien Visser, terminando no segundo lugar do pódio.

Carolina Silva (-57 Kg) também marcou presença no Bloco de Finais desta tarde. A atleta portuguesa venceu os seus três primeiros combates, assegurando um lugar na meia-final onde a britânica Jodie Caller foi mais forte. Ficou a um pequeno passo do Bronze (5º lugar) depois de um combate renhido onde ainda pontuou um Yuko à sua adversária Acelya Toprak (GBR).

Os judocas masculinos não conseguiram alcançar o pódio, destacando-se o honroso 7º lugar de Pedro Antunes.

Amanhã, domingo, último dia de competição, entram nos tatamis os restantes 29 Atletas Lusos, com os combates a terem início às 10h00.

 

Resultados Finais

Femininos

-44 Kg -48 Kg
Elisa Adrasti ITA Kim Akker NED
Mirela Lapuerta Comas ESP Patricia Matias POR
Francisca Nunes POR Laura Martinez Abelenda ESP
  Maria Siderot POR
Marta Also Monserrat ESP
Catarina Costa POR
Amber Gersjes NED
Elena Hidalgo Ledo ESP
-52 Kg -57 Kg
Jorien Visser NED Jessica Klimkait CAN
Mariana Esteves POR Jodie Caller GBR
Francesca Giorda ITA Lesley Koorn NED
Giulia Pierucci ITA Acelya Toprak GBR
Yumi Amal Bellali CAN Carolina Silva POR
Irene Esteves ESP Dewi Bernard NED
Djamila Silva CPV Natasha Fraser GBR
Valentina Tomaselli ITA Aniek Norder NED

Masculino

-55 Kg -60 Kg
Oriol Subirana Pujals ESP Tornike Tsjakadoea NED
Andrea Carlino ITA Manuel Lombardo ITA
Liborio Basirico ITA Peter Miles GBR
Angelo Vilardo ITA Matthijs Van Harten NED
Flavio Carrea ITA Rosendo Laino Ramirez ESP
Francisco Jose Prados Barbero ESP Angelo Pantano ITA
Pedro Antunes POR Roy Koffijberg NED
Juan Quintero Iglesias ESP Francesco Nasti ITA
-66 Kg -73 Kg
Twan Werff NED Kevin Bakker NED
Roy Schipper NED Daniel Powell GBR
Alberto Gaitero Martin ESP Valentin Morel Samuel N’Zingo FRA
Leon Philipp GER Tomas Mucientes Sisto FRA
Salvador Cases Roca ESP Balsa Sinakovic ESP
Neil Macdonald GBR Aku Laakkonen MNE
Joris Boes NED Aku Laakkonen FIN
Owen Corzilius NED Alex Marineau CAN

judo

Crédito: FPJ / Telmo Romão

DECLARAÇÕES

Presidente da Associação Distrital de Judo de Coimbra – Jorge Fernandes

“Até ao momento, o balanço desta competição tem sido bastante positivo. Já assistimos a combates de grande nível e estamos satisfeitos pela qualidade apresentada”.

judoCrédito: FPJ / Telmo Romão

Patricia Matias – Medalha de Prata -48Kg

“Ganhar este título foi bastante recompensador, empenhei-me nos treinos e finalmente alcancei a medalha. Todas as adversárias foram muitos competitivas, mas talvez a mais difícil tenha sido a minha colega de seleção Maria Siderot, porque já nos conhecemos há bastante tempo. Agora o meu objetivo é participar em outras competições e chegar à medalha de ouro.”

Mariana Esteves – Medalha de Prata -52Kg

“ Não comecei esta prova de melhor forma, demorei a aquecer, mas depois consegui recuperar e na final só faltava um “danoninho” para vencer.

O meu objectivo principal desta época é Campeonato da Europa que se realiza em setembro e vou lutar pelas medalhas nesta prova. É bom ver tantas atletas portuguesas medalhadas, é sinal de que temos evoluído bastante, já ouvimos falar de outros nomes para além da Telma Monteiro e da Joana Ramos. Para mim, a chave do sucesso é a persistência e o esforço.”  

Judo


 

Judo

Judo Europeu nos Tatamis de Coimbra

Junior European Judo Cup Coimbra 2016

12 a 13 de março de 2016 – Pavilhão Municipal Multidesportos Mário Mexia

judo

Crédito: FPJ / Telmo Romão

Teve início este sábado o Junior European Judo Cup Coimbra 2016 que se cumpre no Pavilhão Municipal Multidesportos Mário Mexia até este domingo. Coimbra recebe 335 Atletas (217 masculinos e 118 femininos) em representação de 21 países. Portugal, anfitrião da prova, tem 83 judocas em competição. Espanha conta com a presença de 42 homens e 29 mulheres, Itália com 27H e 16M, Inglaterra 27H e 14M. De Cabo Verde vieram duas judocas e dos Estados Unidos um atleta masculino e uma atleta feminina.

Durante a manhã estiveram nos tapetes 54 atletas portugueses das categorias -44 Kg, -48 Kg, -52 Kg, -57 Kg femininos e -55 Kg, -60 Kg, -66Kg e -73 Kg masculinos, com destaque para: Gonçalo Freitas (-55 Kg); Rúben Correia (-66 Kg); Nuno Rato e Miguel Alves na concorrida categoria de -73 Kg e Catarina Costa, Maria Siderot e Patricia Matias estão bem posicionadas para conseguir um bom resultado nos -48 Kg. Destaque ainda para Mariana Esteves (-52 Kg), Ana Neves e Carolina Silva (-57Kg). À tarde realiza-se o Bloco de Finais.

Pode seguir os resultados atualizados em: www.ippon.org/cont_cup_jun_por2016.php

.php

judo

FPJ / Telmo Romão

DECLARAÇÕES

Diretora Desportiva da União Europeia de Judo – Dr.ª Catarina Rodrigues

“ A competição ainda se encontra no início, mas a acreditação, pesagens e sorteio correram da melhor forma, tal como esperávamos. Os combates desta primeira manhã de prova têm sido interessantes e competitivos. Encontram-se presentes 335 atletas, de 21 países e 3 continentes. Sendo a primeira prova do Circuito Europeu de Juniores deste ano, posso afirmar que estamos a começar de uma forma bastante positiva.

Os Atletas lusos têm a possibilidade de competir em casa e participar num evento internacional, além de poderem angariar pontos para o Ranking Mundial de Juniores”

judo

Crédito: FPJ / Telmo Romão

Presidente do Conselho Nacional de Arbitragem – Dr. Nuno Carvalho

“Esta prova é muito importante para a arbitragem nacional, pois estão presentes atletas de vários países e de muita qualidade. A experiência adquirida pelos Árbitros nesta competição certamente se traduzirá numa melhoria das suas capacidades, pois entram em contacto com atletas estrangeiros de grande nível. Tratando-se de uma prova muito competitiva e forte têm de estar presentes aqueles que consideramos ser os melhores Árbitros, sendo que os que se mais destacarem durante o dia serão escolhidos para arbitrar as finais e semifinais.”

 

Judo

Ana Lima Comunicação - Todos os direitos reservados. By WPG