Judo Europeu em Coimbra (27 Mai)

Judo

André Cravo conquista Medalha de Prata

Portugal fecha o Primeiro Dia com 5 Medalhas

Taça da Europa de Cadetes – Coimbra 2017

27 e 28 de maio de 2017 – Pavilhão Municipal Multidesportos Mário Mexia

Judo

Crédito: Rui Telmo Romão / FPJ

Chegou ao fim o primeiro dia da Taça da Europa de Cadetes – Coimbra 2017. Portugal conquistou 5 Medalhas – uma de Prata (André Cravo) e quatro de Bronze (Andreia Loureiro, Lucas Catarino, Daniel Santos e Bruno Barros).

Destaque ainda para os 2 quintos lugares de Francisco Soares e Bruno Bento e para as 2 sétimas posições de Pedro Costa e Gonçalo Lopes.

O Pavilhão Municipal Multidesportos Mário Mexia recebe 322 Atletas (188 masculinos e 134 femininos) em representação de 22 países. Portugal, anfitrião da prova, tem 110 judocas em competição.

André Cravo (-60 kg) foi o atleta luso em maior destaque ao chegar à final da competição. O português esteve completamente imparável, eliminando os três primeiros adversários (Martin Kazarian da Dinamarca, Anthony Einaudi, da França e Diego Fernandez Campillo, da Espanha) por ippon. Na semifinal da prova, o combate não começou da melhor forma com o adversário francês – Freddy Waizenegger a conseguir pontuar dois wazari. Apesar da desvantagem, André Cravo não desistiu e conseguiu um ippon que lhe garantiu um lugar na final. O último combate, contra Khetag Basaev, da Rússia, revelou-se bastante equilibrado, com vários ataques de parte a parte. Num dos ataques do judoca português, o russo conseguiu defender e contra-atacar com um ippon. Com este resultado, André Cravo conquistou a Medalha de Prata.

Judo

Crédito: Rui Telmo Romão / FPJ

Os judocas nacionais da categoria -55 kg apresentaram-se nesta competição internacional em grande nível, com um total de 3 portugueses presentes no Bloco Final. Lucas Catarino somou 2 vitórias no seu caminho até à semifinal, onde cedeu perante o russo Arman Gambarian. Com este resultado, o jovem luso marcou presença no combate pelo Bronze encontrando o seu compatriota Bruno Bento que somou 4 vitórias até esta fase (venceu o primeiro confronto, mas, no segundo, foi afastado para as repescagens, onde eliminou 3 adversários). O combate entre os dois portugueses sorriu a Lucas Catarino (pontuou um wazari e geriu a vantagem até o fim dos 4 minutos) que subiu ao pódio para receber a Medalha de Bronze, enquanto Bruno Bento terminou num honroso 5º lugar.

Daniel Santos foi outro português da categoria -55 kg a estar no Bloco de Finais. Depois de duas vitórias nos primeiros combates, o jovem foi derrotado pelo seu colega Lucas Catarino. Nas repescagens, reencontrou o caminho das vitórias, eliminando o compatriota Rui Nobre e o espanhol Julen Toro Soler. No último e derradeiro combate, Daniel Santos conseguiu escapar de uma imobilização (evitando que o seu adversário pontuasse) e viu o espanhol Javier Perez Roldan somar 3 shidos (penalizações), dando-lhe a Medalha de Bronze.

Bruno Barros (-60 kg) arrancou com dois triunfos perante o espanhol Adrian Romero Gonzalez e o colega Pedro Pinheiro. No combate seguinte, apesar de ter pontuado um wazari, não conseguiu ultrapassar o francês Leandre Luscap. Nas repescagens voltou a eliminar 2 adversários (o checo Jan Svoboda e Daniel Markus Vardja, da Estónia). Na luta pelo pódio, o francês Freddy Waizenegger ainda conseguiu pontuar, mas somou 3 shidos, resultado que garantiu a Medalha de Bronze a Bruno Barros.

Judo

Crédito: Rui Telmo Romão / FPJ

Andreia Loureiro (-52 kg) mostrou o seu potencial, derrotando a espanhola Leyre Martinez Lloret, a russa Ekaterina Tsybert e a espanhola Lucia Munoz Solano nos primeiros 3 combates. Na semifinal defrontou Gefen Primo, de Israel, uma atleta que já tem alguma experiência internacional e inclusive venceu esta Taça da Europa de Cadetes em Coimbra no ano passado. Apesar do combate equilibrado (Andreia ainda pontuou um wazari) não conseguiu ultrapassar a israelita. No último combate em busca do pódio, a portuguesa voltou a revelar a sua capacidade, somando um wazari, antes de imobilizar a francesa Caroline Duval e vencer o combate e a respetiva Medalha de Bronze.

Com duas vitórias nos primeiros combates, Francisco Soares (-50 kg) alcançou a semifinal da competição. Nesta fase, o espanhol Jaume Bernabeu Rico conseguiu superiorizar-se ao português. Na luta pelo Bronze, Francisco Soares voltou a ceder perante o francês Thomas Lemaire, terminando a sua prestação no 5º lugar.

Amanhã, domingo, último dia de competição, entram nos tatamis os restantes 41 Atletas Lusos, com os combates a terem início às 10h00.

 Judo

Crédito: Rui Telmo Romão / FPJ

 

Resultados Atualizados em: www.ippon.org/cont_cup_cad_por2017.php

Live Streaming da Competição: http://randori.pt/TV/

 

DECLARAÇÕES

Vencedor da Medalha de Prata – André Cravo

“Eu queria lutar pelas medalhas. Por todo o trabalho e pela preparação que fiz, não só para esta prova, mas por todo empenho que tenho tido ao longo do tempo, só podia pensar na medalha. No último combate estava a sentir-me bem e forte, mas são as pequenas distrações que fazem a diferença e me fizeram perder a medalha de ouro.”

 

Vencedor da Medalha de Bronze – Lucas Catarino

“O meu objetivo era alcançar os mínimos para ir ao Europeu e ao Mundial – desde o meu primeiro ano de cadete que sonho com isso. É sempre bom competir ao mais alto nível independentemente do escalão etário. Eu entrei nesta prova para ganhar uma medalha, pensando combate a combate e tendo a noção que ia ser difícil, felizmente consegui.”

 

Vencedor da Medalha de Bronze – Daniel Santos

“Preparei-me bem para esta Taça da Europa e à partida só pensava em ganhar a medalha. Fosse quem fosse o meu adversário, só queria mostrar o que valho e vencer a medalha. O último combate foi contra um adversário forte, mas eu vinha para ganhar.”

judo

Crédito: Rui Telmo Romão / FPJ

Prof. Luís Monteiro – Diretor do Alto Rendimentos e das Seleções Nacionais

“O primeiro dia da competição para a Seleção Portuguesa ultrapassou as expectativas ao alcançarmos 5 Medalhas, 4 lugares de finalista (5º e 7º) e alguns semifinalistas. Sendo esta prova, o último teste de apuramento e preparação para as competições mais importantes: Campeonato da Europa, Campeonato do Mundo e Festival Olímpico da Juventude Europeia (FOJE), conseguimos hoje que pelo menos mais 5 Atletas alcançassem os mínimos para essas provas. De relevar o bom desempenho dos nossos Atletas e o garante de um futuro sustentável na nossa modalidade.”

Resultados Finais

Femininos

Judo

Masculinos

Judo

Press FPJudo nº93


 

Judo

Judo Europeu em Coimbra

Taça da Europa de Cadetes – Coimbra 2017

27 e 28 de maio de 2017 – Pavilhão Municipal Multidesportos Mário Mexia

Judo

Crédito: Rui Telmo Romão / FPJ

Teve início este sábado a Taça da Europa de Cadetes – Coimbra 2017  que se cumpre no Pavilhão Municipal Multidesportos Mário Mexia até domingo.

Coimbra recebe 322 Atletas (188 masculinos e 134 femininas) em representação de 22 países. Portugal, anfitrião da prova, tem 96 judocas em competição. Os atletas presentes nos tapetes conimbricenses pertencem ao escalão Cadetes, com idades compreendidas entre os 14 e os 17 anos.

Judo

Crédito: Rui Telmo Romão / FPJ

Durante esta manhã estiveram 69 judocas lusos (53 masculinos e 16 femininas) nos tatamis. Até ao momento, Lucas Catarino (-55 kg) e André Cravo (-60 kg) são os dois atletas portugueses melhor colocados (semifinal).

Nas repescagens à procura do Bronze estão: Teresa Santos (-48 kg), Fátima Costa (-52 kg), Bruno Gonçalves (-60 kg), Fábio Borges (-66 kg), Jaques Rico (-66 kg), Gonçalo Lopes (-66 kg), entre outros.

Algumas categorias estão em aberto, com as eliminatórias ainda a decorrer.  Há vários jovens portugueses em prova que ainda podem marcar presença nos combates finais. Destaque para Andreia Loureiro (-52 kg) que está nos quartos-de-final.

À tarde realiza-se o Bloco de Finais e são entregues as medalhas aos campeões.

Nota: Resultados até às 12h30

Resultados Atualizados em: www.ippon.org/cont_cup_cad_por2017.php

Live Streaming da Competição: http://randori.pt/TV/

Declarações:

Judo

Crédito: Rui Telmo Romão / FPJ

European Judo Union Commissioner – Mrs. Marjolein Van Unen

“Esta prova antecede o Campeonato da Europa de Cadetes, por isso alguns dos atletas estão aqui presentes para se prepararem para essa competição. Para alguns dos judocas aqui presentes é a primeira experiência numa prova internacional, uma etapa muito importante no seu desenvolvimento. Estão presentes 322 Atletas e até ao momento temos tido combates de grande nível.

Como habitual, o nível organizacional é elevadíssimo e é muito gratificante trabalhar com a equipa portuguesa liderada pela Catarina Rodrigues.”

Judo

Crédito: Rui Telmo Romão / FPJ

Presidente da Federação Portuguesa de Judo – Dr. Jorge Fernandes

“Com a organização destas provas internacionais, esperamos que as mesmas sejam um sucesso em termos de participação de vários países, que reconhecem o nível organizativo a que os temos habituados. Também esperamos que os nossos atletas tirem partido e aproveitem este momento importante no seu desenvolvimento, para além do facto de estarem a competir em casa. Esta é a terceira competição internacional de judo que se realiza em Portugal este ano, depois do European Open e da Taça da Europa de Juniores. São competições que queremos manter todos os anos, mas posso adiantar que estamos a tentar trazer mais provas de grande nível para o nosso país. Em relação aos nossos atletas, espero e tenho a certeza que vão dar o seu melhor em cada combate e se tiverem sorte, que também é preciso, talvez possamos ouvir o hino nacional.”

Press FPJudo nº92

Ana Lima Comunicação - Todos os direitos reservados. By WPG