JORGE FONSECA DE OURO
PORTUGAL TERMINA COM 4 MEDALHAS
GRAND PRIX PORTUGAL 2022
28-30 JANEIRO | COMPLEXO MUNICIPAL DOS DESPORTOS DA CIDADE DE ALMADA
© IJF
Jorge Fonseca conquistou a Medalha de Ouro no último dia do Grand Prix Portugal 2022. Portugal termina a competição com 4 Medalhas conquistadas, garantindo o 3º lugar no ranking dos países presentes. O evento terminou estedomingo, 30 de janeiro, após 3 dias de combates entre os Melhores Judocas do Mundo nos tatamis do Complexo Municipal dos Desportos da Cidade de Almada.
O terceiro dia de combates contou com a presença de 81 Atletas, divididos pelas categorias -78 kg e +78 kg femininas e -90 kg, -100 kg e +100 kg masculinas. Jorge Fonseca conseguiu destacar-se durante as eliminatórias desta manhã, sendo o único Judoca Luso, entre os 6 que estiveram em ação, a garantir a presença no Bloco de Finais:
Na categoria -100 kg, o Bicampeão Mundial Português somou três vitórias em três combates, sempre por ‘ippon’, no seu caminho até à final, ultrapassando o mongol Khangal Odbaatar, o georgiano Giorgi Beriashvili e o norte-americano L.A. Smith III.
Na luta pelo lugar mais alto do pódio, Jorge Fonseca enfrentou o suíço Daniel Eich (jovem promessa helvética que venceu Bronze no Europeu de Juniores). O combate revelou-se de sentido único, com o Judoca Luso a tentar várias projeções em busca do ‘ippon’, que chegou aos 43 segundos. Com este resultado, Jorge Fonseca conquista a Medalha de Ouro do Grand Prix Portugal 2022.
© IJF
Recordamos que nas eliminatórias desta manhã, Patrícia Sampaio (-78 kg), Anri Egutidze (-90 kg), Diogo Brites (-100 kg), Ailton Cardoso (-100 kg) e João Pires (-100 kg) não conseguiram ultrapassar os seus primeiros adversários. Miguel Rato (-90 kg) e Carolina Paiva (-78 kg) acusaram positivo no teste de covid-19 e não compareceram.
Coletivamente, a Coreia do Sul terminou no 1º lugar do ranking com 4 Medalhas de Ouro, 1 de Prata e 4 de Bronze conquistadas. Os Países Baixos fecharam a participação na 2ª posição com 2 Ouros, 1 Prata e 1 Bronze. Portugal fecha o pódio, ocupando o 3º lugar entre os 41 Países presentes, com 2 Medalhas de Ouro e 2 de Bronze.
Além de Jorge Fonseca, Hyunji Yoon (-78 kg) e Hayun Kim (+78 kg) da Coreia do Sul, Jesper Smink (-90 kg) dos Países Baixos e Minjong Kim (+100 kg) da Coreia do Sul conquistaram as últimas Medalhas de Ouro da prova.
Medalheiro e Resultados em: http://www.ippon.org/gp_por2022.php
O evento que marcou a estreia de Portugal, enquanto país anfitrião, no Circuito Mundial de Judo, contou com 301 Atletas (122 Femininos e 179 Masculinos) de 41 Países. Portugal foi representado por 34 Atletas (15 Femininas e 19 Masculinos): Catarina Costa (-48 kg), Raquel Brito (-48 kg), Inês Ribeiro (-48 kg), Denisa Grecu (-48 kg), Joana Diogo (-52 kg), Maria Siderot (-52 kg), Telma Monteiro (-57 kg), Mariana Esteves (-57 kg), Maria Rosário (-57 kg), Margarida Brás (-63 kg), Wilsa Gomes (-63 kg), Adriana Torres (-63 kg), Joana Crisóstomo (-70 kg), Patrícia Sampaio (-78 kg) e Carolina Paiva (-78 kg) no feminino e Rodrigo Lopes (-60 kg), Francisco Mendes (-60 kg), Rafael Chambel (-60 kg), Bruno Bento (-60 kg), Bernardo Tralhão (-66 kg), Bruno Barros (-66 kg), Gonçalo Oliveira (-66 kg), Kainan Pires (-66 kg), Thelmo Gomes (-73 kg), João Fernando (-81 kg), Manuel Rodrigues (-81 kg) Eduardo Silva (-81 kg), Bruno Silva (-81 kg), Anri Egutidze (-90 kg), Miguel Rato (-90 kg), Jorge Fonseca (-100 kg), Diogo Brites (-100 kg), Ailton Cardoso (-100 kg) e João Pires (-100 kg) no masculino, que foram acompanhados pelos Treinadores Ana Hormigo, Pedro Soares, Marco Morais, Joana Ramos, António Saraiva e Jerónimo Ferreira.
© ALC
Declarações
Jorge Fonseca – Medalha de Ouro
“Não tenho palavras para descrever este momento. Consegui fazer tudo o que planeei, combate a combate. Trabalhei muito para esta prova e para este resultado. Depois de no Campeonato da Europa em Lisboa não ter corrido tão bem, hoje foi tudo como planeei. Esta prova tem um peso especial. É uma grande competição em Portugal. É o Judo Nacional a crescer. Muitas pessoas só me viram lutar na televisão e hoje tiveram a oportunidade de me ver ao mais alto nível. Entrei na prova com aquele ‘feeling’ e com o público a puxar por mim, dei tudo o que tinha para dar uma alegria e felicidade aos portugueses que me apoiaram. Comecei o ano em grande e espero muitos ouros.”
Pedro Soares – Treinador da Seleção Nacional
“A vitória do Jorge tem um sabor muito especial por ser um feito histórico ao ser conquistada no primeiro Grand Prix que Portugal organiza. Ser o país anfitrião de um evento desta dimensão já é histórico e com as Medalhas que conquistámos, ainda mais histórico se torna. O talento do Jorge e a nossa estratégia levaram a esta conquista, apesar de não estarmos preparados para vencer, fruto da longa paragem que o Jorge teve.”
Jorge Fernandes – Presidente da Federação Portuguesa de Judo
“O balanço é muito positivo. Não precisávamos de vencer 4 medalhas para o balanço ser positivo. Só todo o cenário que assistimos aqui no pavilhão já seria suficiente, mas claro que estas medalhas tornam tudo mais especial. Tinha previsto 2 a 4 medalhas e fiquei feliz com a nossa prestação. Não nos podemos esquecer que a Seleção estava um pouco desfalcada, sem a Rochele Nunes e a Bárbara Timo, e que alguns dos nossos atletas não estão nas melhores condições nesta fase da época. O público foi fantástico. Avisaram-nos que iam fechar o pavilhão pois não podia entrar mais gente. É um bom sinal porque não podemos enviar convites nem divulgar muito a prova devido às restrições impostas.”
NOTAS:
1) Fotografias: https://www.ijf.org/competition/2281/photos
3) Resultados e mais informação: https://live.ijf.org/gp_por2022
22pr08_ 30/01/2022
JORGE FONSECA NA FINAL COM 3 ‘IPPONS’ EM 3 COMBATES
GRAND PRIX PORTUGAL 2022
28-30 JANEIRO | COMPLEXO MUNICIPAL DOS DESPORTOS DA CIDADE DE ALMADA
© ALC
O último dia do Grand Prix Portugal 2022 arrancou este domingo, 30 de janeiro, no Complexo Municipal dos Desportos da Cidade de Almada. Este terceiro dia de combates conta com a presença de 81 Atletas nos tatamis, divididos pelas categorias -78 kg e +78 kg femininas e -90 kg, -100 kg e +100 kg masculinas, incluindo 8 Portugueses:
O Bicampeão Mundial Jorge Fonseca (-100 kg)entrou na prova como cabeça-de-serie eestreou-se na segunda ronda com uma vitória por ‘ippon’ sobre o mongol Khangal Odbaatar (que tinha afastado o campeão mundial dos -90 kg Nikoloz Sherazadishvili na primeira eliminatória). Somou o segundo triunfo por ‘ippon’ nos quartos-de-final, perante o jovem georgiano Giorgi Beriashvili. Garantiu um lugar na final ao derrotar o norte-americano L.A. Smith III (49º) na semifinal, com um ‘ippon’ em apenas 13 segundos. O medalhado olímpico português tem encontro marcado com o suíço Daniel Eich na luta pelo Ouro.
Patrícia Sampaio (-78 kg), Anri Egutidze (-90 kg), Diogo Brites (-100 kg), Ailton Cardoso (-100 kg) e João Pires (-100 kg) não conseguiram ultrapassar os seus primeiros adversários.
© ALC
Miguel Rato (-90 kg) e Carolina Paiva (-78 kg) acusaram positivo no teste de covid-19 e não compareceram.
Recordamos que o evento que marca a estreia de Portugal, enquanto país anfitrião, no Circuito Mundial de Judo, reúne 301 Atletas (122 Femininos e 179 Masculinos) de 41 Países. Portugal é representado por 34 Atletas (15 Femininas e 19 Masculinos): Catarina Costa (-48 kg), Raquel Brito (-48 kg), Inês Ribeiro (-48 kg), Denisa Grecu (-48 kg), Joana Diogo (-52 kg), Maria Siderot (-52 kg), Telma Monteiro (-57 kg), Mariana Esteves (-57 kg), Maria Rosário (-57 kg), Margarida Brás (-63 kg), Wilsa Gomes (-63 kg), Adriana Torres (-63 kg), Joana Crisóstomo (-70 kg), Patrícia Sampaio (-78 kg) e Carolina Paiva (-78 kg) no feminino e Rodrigo Lopes (-60 kg), Francisco Mendes (-60 kg), Rafael Chambel (-60 kg), Bruno Bento (-60 kg), Bernardo Tralhão (-66 kg), Bruno Barros (-66 kg), Gonçalo Oliveira (-66 kg), Kainan Pires (-66 kg), Thelmo Gomes (-73 kg), João Fernando (-81 kg), Manuel Rodrigues (-81 kg) Eduardo Silva (-81 kg), Bruno Silva (-81 kg), Anri Egutidze (-90 kg), Miguel Rato (-90 kg), Jorge Fonseca (-100 kg), Diogo Brites (-100 kg), Ailton Cardoso (-100 kg) e João Pires (-100 kg) no masculino, que são acompanhados pelos Treinadores Ana Hormigo, Pedro Soares, Marco Morais, Joana Ramos, António Saraiva e Jerónimo Ferreira.
O Bloco de Finais está previsto para as 17h00, com transmissão televisiva na SPORT TV e presença portuguesa assegurada.
© ALC
Declarações
Joana Ramos – Treinadora da Seleção Nacional
“Enquanto treinadora penso de forma mais altruísta. Antes pensava em mim e nos meus objetivos e agora penso nos objetivos da equipa. Ajudar os atletas a alcançar esses objetivos é o topo do meu trabalho. A minha relação com os atletas, principalmente com os mais velhos que há seis meses eram meus colegas, pauta-se pela confiança. Sempre os ajudei em questões técnicas quando era atleta e agora tenho total disponibilidade para os ajudar no que for preciso.”
Catarina Rodrigues – Diretora de Atividades da Federação Portuguesa de Judo
“Este evento é marcante por ser o primeiro da IJF World Tour. Temos experiência na organização de eventos internacionais, mas este é um nível acima. Estávamos conscientes das dificuldades que nos esperavam. No percurso de preparação, que já era curto, complicou com o facto de termos de mudar de pavilhão a quatro semanas da prova, que criou outros desafios. No geral, penso que conseguimos ultrapassar essas dificuldades e o evento está a decorrer de forma satisfatória, sendo que as exigências são maiores do que nos outros eventos que organizámos. Para nós foi motivante organizar um evento destes. Acabaram por se reunir todas as condições e está a ser um sucesso. A participação neste tipo de eventos é transversal a todo o mundo e o nível está muito alto, com vários campeões do mundo nos tapetes, o que valoriza os resultados que os portugueses estão a ter.”
NOTAS:
1) Resultados até às 13h45.
2) Fotografias: https://www.ijf.org/competition/2281/photos
3) Resultados atualizados e Live Streaming: https://live.ijf.org/gp_por2022