Nuno Saraiva garantiu a Repescagem Final
Judoca português enfrenta o brasileiro Lincoln Neves para assegurar o acesso á disputa da Medalha de Bronze
22 a 26 de Outubro de 2014
Miami – Estados Unidos da América
Nuno Saraiva está na fase de Repescagem Final do Campeonato Mundial de Juniores na categoria de -73 Kg, lutando pelo acesso ao combate que define a Medalha de Bronze, enfrentando o brasileiro Lincoln Neves, num combate agendado para 17h00 locais (22h00 em Portugal). Mariana Esteves e João Crisóstomo garantiram os Nonos lugares das suas categorias, -52 Kg e -66 Kg, respetivamente.
O judoca da Marinha Grande conseguiu carimbar o acesso á Repescagem Final da sua categoria de -73 Kg. A jovem promessa nacional esteve em grande plano na fase da manhã, conseguindo vencer dois dos três combates da Poule de Apuramento. Isento da primeira ronda, o judoca nacional entrou na segunda eliminatória frente ao atleta do Líbano, Kevin Nicolaos, vencendo por Ippon. Na terceira eliminatória, conseguiu vencer o forte judoca proveniente do Uzbequistão, Sarvar Shomurodov, num combate bastante equilibrado, onde os castigos foram determinantes e beneficiaram o judoca nacional, carimbando a passagem aos Quartos-de-Final.
Nos Quartos-de-Final enfrentou o azeri Huseyn Rahimli, cedendo por Ippon. No combate que se discutia o apuramento para as Meias-Finais da competição, o judoca nacional entrou bastante determinado e conseguiu ganhar vantagem no encontro, por Wazari. O seu experiente adversário conseguiu empatar poucos segundos depois, fechando encontro momentos a seguir com um Ippon, que relegou Nuno Saraiva para a Repescagem Final. Na fase de Repescagem, o judoca português enfrenta o brasileiro Lincoln Neves, num combate que tem o seu início previsto para as 17h00 locais (22h00 em Portugal).
Mariana Esteves conquistou o Nono lugar da Classificação na categoria de -52 Kg, fruto de uma vitória e uma derrota na prova. A judoca portuguesa entrou bastante bem, vencendo por Ippon a holandesa Lilo Schultz, por Ippon, num combate completamente dominado pela atleta nacional, garantindo a passagem á terceira ronda. Na eliminatória seguinte, encontrou a judoca francesa Astride Gneto, cedendo por castigos num encontro bastante equilibrado, em que a vitória era bem entregue a qualquer uma das judocas.
João Crisóstomo alcançou o Nono lugar da Classificação na categoria de -66 Kg, conseguindo vencer dois dos três combates disputados. Numa manhã extremamente desgastante, o judoca nacional esteve em bom plano, entrando muito bem na competição, depois de ter precisado apenas de 20 segundos para garantir a presença na segunda ronda, vencendo o seu adversário Desmondo Bootles, atleta proveniente das Bahamas, por Ippon.
Na eliminatória seguinte, mediu forças frente ao costa-riquenho Julian Sancho e conseguiu novamente a vitória, num combate totalmente dominado pelo atleta nacional e que venceu por Wazari. No terceiro combate do dia, não conseguiu ultrapassar o seu forte adversário, o israelita Rodion Golod, cedendo por Ippon, garantindo a sua posição no grupo dos Nonos Classificados.
Vasco Santos foi um dos representantes portugueses na categoria de -66 Kg, conseguindo vencer um combate neste Mundial. Entrando em competição frente ao atleta da Mongólia, Tumennasan Erdenetogtokh o jovem português garantiu a vitória a escassos segundos do fim, aplicando um excelente Ippon. Na eliminatória seguinte, teve uma tarefa bastante complicada e não se conseguiu superiorizar ao holandês Jordy Bakkes, que depois de ter feito um Wazari, aplicou um potente Ippon e carimbou a eliminação do judoca nacional. Doina Babcenco participou na categoria de -57 Kg, sendo eliminada no seu combate de estreia frente á israelita Timna Nelson Levy, por Ippon.
Para amanhã, dia 24 de outubro, terceiro dia de Campeonato de Mundo de Juniores, Portugal apresenta João Martinho na categoria de -81 Kg estando isento na primeira ronda, enfrenta o vencedor do combate entre o alemão Sandro Makatsaria e o peruano Jose Luis Osorno.
Nuno Saraiva conquistou a Medalha de Bronze no Mundial de Juniores
Judoca português venceu os dois combates da Repescagem Final e garantiu mais uma excelente conquista
22 a 26 de Outubro de 2014
Miami – Estados Unidos da América
Nuno Saraiva conquistou a Medalha de Bronze do Campeonato Mundial de Juniores na categoria de -73 Kg, garantindo um excelente resultado para Portugal. João Martinho entra em combate no terceiro dia do Mundial.
O judoca da Marinha Grande garantiu a Medalha de Bronze no Mundial de Juniores. A jovem promessa nacional esteve em grande plano durante o dia, conseguindo vencer quatro dos cinco combates disputados. No derradeiro combate, Nuno Saraiva venceu o seu adversário do Uzbequistão, Sharofiddin Boltaboev, por Ippon. Num combate que se perspetivava bastante complicado, o judoca nacional dominou e controlou todas as ações do desafio, conseguindo que o seu adversário acumulasse castigos pela sua inoperância. A faltar 30 segundos para o final, Nuno Saraiva beneficiou do quarto castigo aplicado ao uzbeque e venceu o combate por Ippon, garantindo a Medalha de Bronze.
Créditos: IJF – Nuno Saraiva no pódio com a sua Medalha de Bronze
No combate que decidia a qualificação para a disputa da Medalha de Bronze, Nuno Saraiva garantiu esse “passaporte” vencendo o brasileiro Lincoln Neves, por castigos. Num combate bastante equilibrado, os castigos foram o fator determinante de desempate, beneficiando o estilo sempre proativo do português, em busca das projeções.
Com um dia extenso de combates, Nuno Saraiva esteve Isento da primeira ronda, o judoca nacional entrou na segunda eliminatória frente ao atleta do Líbano, Kevin Nicolaos, vencendo por Ippon. Na terceira eliminatória, conseguiu vencer o forte judoca proveniente do Uzbequistão, Sarvar Shomurodov, num combate bastante equilibrado, onde os castigos foram determinantes e beneficiaram o judoca nacional, carimbando a passagem aos Quartos-de-Final.
Nos Quartos-de-Final enfrentou o azeri Huseyn Rahimli, cedendo por Ippon. No combate que se discutia o apuramento para as Meias-Finais da competição, o judoca nacional entrou bastante determinado e conseguiu ganhar vantagem no encontro, por Wazari. O seu experiente adversário conseguiu empatar poucos segundos depois, fechando o encontro momentos a seguir com um Ippon, que relegou Nuno Saraiva para a Repescagem Final.
Para hoje, dia 24 de outubro, terceiro dia de Campeonato de Mundo de Juniores, Portugal apresenta João Martinho na categoria de -81 Kg estando isento na primeira ronda, enfrenta o vencedor do combate entre o alemão Sandro Makatsaria e o peruano Jose Luis Osorno.