Judo – Baku- 26 de junho –17h00
Ana Cachola cedeu frente a Atleta de Israel
Ana Cachola cedeu, esta tarde de sexta-feira, no combate com a israelita Yarden Gerbi, segunda do ranking mundial, que acabou por levar a melhor, ainda que pela margem mínima – um Yuko.
Cachola, 53.ª do “ranking” mundial, que eliminou em 40 segundos por “ippon” a russa Marta Labazina, 17ª do mundo, no combate que se seguiu com Yarden Gerbi de Israel para o Bronze não conseguiu dominar no tapete e perdeu.
A judoca lusa fecha a participação desta sexta-feira nos Jogos Europeus, apesar de ter motivos para estar satisfeita, depois de ter derrotado judocas com um melhor ranking mundial. Cachola defrontou-se com as duas primeiras atletas da hierarquia mundial. A número um, a francesa Agbegnenou, que bateu a portuguesa nos quartos-de-final. Na repescagem para tentar o bronze, Ana acabou derrotada pela segunda do ranking mundial – Yarden Gerbi.
André Alves (-73kgs), Diogo Lima (-81kgs), Jorge Fernandes (-73kgs) e Carlos Luz (-81kgs) não conseguiram ultrapassar os seus adversários neste segundo dia de combates.
Entram em competição durante o fim de semana os seguintes Atletas:
Célio Dias (-90kgs) combate com Ramin Gurbanov do Azerbaijão
Jorge Fonseca (-100kgs) tem como adversário Grigori Minaskin da Estónia
Yamiha Ramirez (-78 kgs) enfrenta a atleta polaca Daria Pogorzelec.
Acompanham a representação lusa os Treinadores João Neto e Go Tsunoda.
NOTA:
Resultados atualizados em www.ippon.org
Telma Monteiro de Ouro
5º Título de Campeã da Europa
Nos Jogos Europeus de Baku Telma Monteiro (-57kgs) subiu ao pódio para receber a medalha de OURO.
Telma conquista assim mais um titulo europeu – 11ª medalha em Campeonatos da Europa e 5º título de Campeã da Europa.
Sergiu Oleinic (-66Kgs) cedeu frente ao russo Kamal Khan Magoimedov e no último combate do dia foi derrotado pelo alemão Sebastian Seidl
Nuno Carvalho (-60kgs) não conseguiu fazer frente ao atleta da República Checa – Pavel Petrikov. Diogo César (-66kgs) eliminou o italiano Emanuele Bruno cedendo frente ao russo Mikhail Pulyaev. De fora ficaram também os atletas lusos Leandra Freitas e Joana Ramos.
Judo – Baku- 26 de junho –13h00
Ana Cachola na luta pelo Bronze
Ana Cachola, 53ª do mundo, vai a meio da tarde (15h40 hora de Lisboa) desta sexta-feira, discutir a medalha de bronze com a israelita Yarden Gerbi, segunda do ranking mundial.
A atleta lusa conseguiu três iuko, vantagem mínima no judo, no combate com a austríaca Kathryn Unterwurzacher, judoca com quem tinha perdido nas Universíadas de 2013, em Kazan, Rússia.
André Alves (-73kgs) marcou presença no seu primeiro combate no Tatami com Dmitrijs Fedosejenkovs da Letónia que eliminou. Seguiu-se um novo desafio com o atleta Rok Draksic, sexto do ranking mundial, da Eslovénia que não conseguiu ultrapassar.
Diogo Lima (-81kgs) cedeu frente ao atleta bielorrusso Aliaksandr Stsiashenka.
Jorge Fernandes (-73kgs) venceu o judoca finlandês Eetu Aamanen tendo perdido frente ao adversário israelita Sagi Muki, 7º da hierarquia mundial.
Carlos Luz (-81kgs) teve a primeira presença nos jogos contra o atleta inglês Owen Livesey que eliminou seguiu-se o judoca russo Ivan Ninfotov, 6º do ranking mundial, que não conseguiu vencer.
Célio Dias (-90kgs) entra em combate com Ramin Gurbanov do Azerbaijão
Jorge Fonseca (-100kgs) tem como adversário Grigori Minaskin da Estónia
Yamiha Ramirez (-78 kgs) enfrenta a atleta polaca Daria Pogorzelec.
A acompanham a representação lusa os Treinadores João Neto e Go Tsunoda.
Declarações do Diretor Técnico Nacional – Rui Vieira
“Estamos naturalmente muito satisfeitos com a prestação dos atletas no 1ºdia dos Jogos Europeus Baku 2015.
A referência mais marcante é claramente para a vitória de Telma Monteiro, que com este título consegue a proeza única no desporto nacional de alcançar a sua 11ª medalha em 11 participações no Campeonato da Europa de Seniores, com 5 títulos conquistados.
Sergiu Oleinic também esteve em destaque ao conseguir um fantástico 5ºlugar (o seu melhor resultado de sempre em Campeonatos da Europa) e lutando pelas medalhas nesta competição.
Quero manifestar a minha satisfação e orgulho pela prestação de todos os Judocas da Seleção Nacional, pois dignificaram e deixaram uma excelente imagem do Judo Português.
Estes resultados são fruto de um trabalho de equipa, no qual os Treinadores dos Clubes têm uma importância fundamental.
Quero realçar o fantástico ambiente e espírito de grupo de se vive na Seleção Nacional de Judo, também responsável pelos excelentes resultados que o Judo Nacional têm alcançado.
Quero deixar o meu agradecimento ao excelente trabalho de equipa e articulação em prol da melhor performance dos Atletas, por parte da equipa técnica nacional.
Parabéns a todos. Parabéns ao Judo Português”.
NOTA:
Resultados atualizados em www.ippon.org