Carlos Luz conquista honroso Quinto lugar
Ana Cachola termina no nono lugar da classificação final
16 a 18 de Outubro de 2014
Tashkent – Uzbequistão
Carlos Luz conquista um honroso quinto lugar, na categoria de -81 Kg do Grand Prix de Tashkent. O judoca português venceu a sua Poule de Apuramento, cedendo nos dois combates seguintes. Ana Cachola terminou no nona posição da Classificação, com uma vitória e uma derrota. Para o último dia, entram em combate Célio Dias e Jorge Fonseca, nas categorias de -90 Kg e -100 Kg, respetivamente.
O judoca português, proveniente dos Açores, conquistou um honroso quinto lugar numa das provas mais importantes do calendário internacional de Judo. A combater no Uzbequistão, o atleta nacional venceu os dois combates que disputou na Poule de Apuramento, sempre de forma justa e controlando todos os combates.
Isento da primeira ronda, Carlos Luz estreou-se frente ao atleta do Tajiquistão, Komron Karlikov vencendo por Ippon e alcançando os Quartos-de-Final. Na eliminatória seguinte, entrou no tatami frente ao russo Ivan Vorobev e venceu numa decisão tomada por castigos, que lhe garantia a conquista de um lugar de honra. Nas Meias-Finais, defrontou o grego Roman Moustopoulos, tendo cedido por castigos. Num combate bastante equilibrado, os ataques surgiam pelos dois judocas, mas a meio do tempo regulamentar, Carlos Luz lesionou-se num pé, o que impossibilitou de ter os mesmos argumentos do seu adversário, acumulando castigos, o judoca nacional cedeu e ficou arredado da Final.
Na luta pela Medalha de Bronze, Carlos Luz defrontou o judoca da casa, Shaxzod Sobirov e num combate bastante rápido, o atleta do Uzbequistão aplicou um ataque surpresa e venceu por Ippon, relegando Carlos Luz para um honroso Quinto Lugar Final.
Ana Cachola (-63 Kg) terminou a sua participação no Grand Prix, com o nono lugar Final. Disputando apenas dois combates, a atleta portuguesa venceu a sua primeira ronda por Ippon, frente à brasileira Katherine Campos, num combate bastante positivo da judoca nacional. Na segunda ronda, enfrentou a alemã Martyna Trajdos e cedeu por Ippon. Num combate totalmente dominado pela portuguesa, entrou bastante bem e pontuou por Wazari e Yuko no início, tentando gerir a vantagem ao longo do tempo. Com o tempo de combate a terminar, a atleta nacional foi acumulando castigos e sofreu a projeção num ataque muito potente, conseguindo Martyna Trajdos imobilizar a portuguesa pontuando por Ippon, a escassos segundos do final.
Para amanhã, terceiro dia de Grand Prix, Portugal apresenta Célio Dias na primeira ronda da categoria de -90 Kg, marcando encontro com o egípcio Mohamed Darwish. Jorge Fonseca na categoria de -100 Kg, está isento da primeira ronda, defrontando o vencedor do combate entre o atleta indiano Sahil Pathania e do Uzbequistão, Bekhzod Kulmatov.