Finais discutem-se esta Tarde (18 Nov)

Judo

Coreia do Sul sagra-se Campeã Mundial em Masculinos e Femininos

Campeonato do Mundo de Judo

para Cegos e Baixa Visão – Odivelas 2018

16-18 de novembro| Pavilhão Multiusos de Odivelas

Judo

© Rui Telmo Romão

 

Chegou ao fim o Campeonato do Mundo de Judo para Cegos e Baixa Visão – Odivelas 2018 que decorreu entre 16 e 18 de novembro, no Pavilhão Multiusos de Odivelas.

Este domingo, último dia da prova, cumpriu-se a Competição de Equipas, opondo 17 Seleções Masculinas e 12 Femininas.

Portugal participou com a Seleção Masculina, composta por 3 elementos: Miguel Vieira (-66 kg), Ruben Gonçalves (-73 kg) e Djibrilo Iafa (-81 kg). A Seleção Nacional enfrentou a Equipa Francesa, cedendo por 4-1.

Judo

© Rui Telmo Romão

A Final das Equipas Masculinas foi disputada entre a Coreia do Sul e a Ucrânia. Verificou-se um equilíbrio ao longo dos combates, com a vitória a ser decidida apenas no último confronto do dia. Com um empate a 2 no marcador, o Vice-Campeão Mundial Woohyeok Song venceu o ucraniano Oleksandr Pominov por ‘ippon’ em apenas 7 segundos. Com este resultado, a Coreia do Sul sagra-se Campeã Mundial em equipas masculinas.

Na vertente feminina, China e Coreia do Sul discutiram o lugar mais alto do pódio. As Judocas Coreanas selaram o Título Mundial com 2 vitórias contra 1 das chinesas.

Resultados

Judo

Recordamos que esta edição do Campeonato do Mundo de Judo para Cegos e Baixa Visão bateu o Recorde de Participação (267 Judocas de 42 Países), sendo considerada a Maior de Sempre.

Judo

© Rui Telmo Romão

Nos próximos dias, de 19 a 21 de novembro, realiza-se um Estágio com 116 dos 267 Judocas presentes na competição. França, Reino Unido, Itália, Japão, Cazaquistão, Coreia do Sul e Rússia são algumas das potências do Judo representadas. A zona de aquecimento do Pavilhão Multiusos de Odivelas vai ser o palco dos treinos. As sessões deste Estágio são conduzidas pelo Sensei Ki-Young Jeong, Campeão Olímpico em Atlanta 1996.

 

Declarações:

János Tardos – IBSA Judo Sports Director

“Esta competição é o ponto mais alto do departamento de Judo da IBSA. Os números e a estatística comprovam isso, batemos vários recordes com este Campeonato do Mundo em Portugal. Estou bastante satisfeito com o staff português e com toda a organização, são muito simpáticos, acessíveis e profissionais. O Judo Paralímpico está a evoluir, passo a passo, há cada vez mais e melhores Judocas. A opinião de todos é esta, o nível de competição está cada vez mais elevado.”

Jorge Fernandes – Presidente da Federação Portuguesa de Judo

Judo

“Alcançámos os objetivos a que nos propusemos. Foi uma grande prova, todos os envolvidos estão de parabéns. Os nossos Judocas realizaram vários estágios durante o ano, inclusive lá fora. O estágio que vamos realizar agora é mais uma experiência internacional e uma aposta que é para continuar. Por várias razões, inclusive culturais, não há tantas atletas femininas. A Federação está atenta e uma das medidas que adotou foi a isenção de seguro desportivo para as mulheres, ficando esse custo a cargo da FPJ. Também pedimos aos clubes e associações que isentassem as judocas de taxas. Queremos apoiar o Judo Feminino e ter várias atletas nas provas internacionais.”

Catarina Rodrigues – Diretora da Comissão Organizadora / Diretora de Eventos da Federação Portuguesa de Judo

Judo

“Um Campeonato do Mundo envolve sempre um grande número de Atletas, Treinadores, Oficiais, Médicos e Árbitros. É um evento longo, que dura mais de uma semana, desde a avaliação visual, pesagens, sorteio, competição e agora o estágio. Ao nível da organização, temos uma base feita, com pessoas que estão habituadas a este tipo de eventos, mas tentamos sempre adicionar algumas novidades. Desta vez, em conjunto com a IBSA, investimos nas redes sociais, no painel informativo aqui no pavilhão, entre outros aspetos.”

 

Notas:

Fotografias: www.dropbox.com/sh/4nkshkmiylqfk1g/AABnKkrnKLnjKXwmzh1wdJBka?dl=0

Vídeo ‘Melhores Momentos – Dia 2”: https://we.tl/t-fkl2P49M7v

Resultados atualizados em: www.ippon.org/ibsa_wc2018

Live Stream:

https://www.youtube.com/channel/UCBkrq1w8QCSmc7Qkm3bmvvw

Página Oficial do Evento no Facebook:

www.facebook.com/ibsajudoworldchampionshipodivelas2018

 

Press nº 243


Judo

Finais discutem-se esta Tarde

Campeonato do Mundo de Judo

para Cegos e Baixa Visão – Odivelas 2018

16-18 de novembro| Pavilhão Multiusos de Odivelas

judo

© Rui Telmo Romão

O Campeonato do Mundo de Judo para Cegos e Baixa Visão – Odivelas 2018 entrou na reta final este domingo, 18 de novembro, com a Competição de Equipas.

Durante esta manhã, no Pavilhão Multiusos de Odivelas, realizaram-se as eliminatórias para apurar as Seleções presentes no Bloco de Finais da tarde. Estiveram nos tatamis 17 Equipas Masculinas e 12 Femininas.

Portugal participou com a Seleção Masculina, composta por 3 elementos: Miguel Vieira (-66 kg), Ruben Gonçalves (-73 kg) e Djibrilo Iafa (-81 kg).

A Seleção Nacional enfrentou a Equipa Francesa, constituída por 4 Judocas, no primeiro confronto. Na categoria -66 kg, Miguel Vieira venceu por falta de adversário. Após 2 combates equilibrados, Ruben Gonçalves (-73 kg) e Djibrilo Iafa (-81 kg) não conseguiram superar os seus oponentes. Os franceses somaram mais duas vitórias por falta de adversário, fechando o resultado em 4-1.

Judo

© Rui Telmo Romão

Os últimos combates do Campeonato do Mundo de Judo para Cegos e Baixa Visão cumprem-se esta tarde, decidindo qual a Seleção Campeã Mundial, na vertente Feminina e Masculina.

Recordamos que esta edição do Campeonato do Mundo de Judo para Cegos e Baixa Visão bateu o Recorde de Participação (267 Judocas de 42 Países), sendo considerada a Maior de Sempre.

 

Declarações:

Hugo Martins – Presidente da Câmara Municipal de Odivelas

“Eu acho e sinto que temos vindo a fazer um caminho muito consequente. A Câmara Municipal de Odivelas orgulha-se de partilhar este projeto em prol da modalidade com a Federação Portuguesa de Judo. Esta competição é um orgulho para o país, para o concelho de Odivelas e para a Federação. Cada vez mais nos reconhecem o mérito e a capacidade organizativa deste tipo de eventos. Odivelas tem vindo a assumir-se de uma forma diferenciadora no Desporto, no Desporto para Todos, no Desporto Associativo e no Desporto Informal, de forma a envolver todas as gerações. Somos um concelho promotor de hábitos e estilos de vida saudáveis.”

 Judo

© Rui Telmo Romão

Jerónimo Ferreira – Treinador Nacional

“O balanço é muito positivo. No primeiro dia fizemos bons combates, umas vezes ganhando, outras não, mas fica a experiência, o espírito de equipa e a vontade de vencer que os judocas demonstraram. Hoje entrámos com menos dois atletas, mas isso não nos desanimou, fomos à luta. O Djibrilo competiu num peso acima contra o francês que venceu a Medalha de Bronze ontem e deu-lhe bastante luta. O saldo é positivo. Nos próximos dias vamos realizar um estágio com os restantes judocas participantes nesta competição. É uma forma de aprendizagem e de conhecerem os melhores do mundo. Vai ser muito forte.  Quero deixar uma palavra final para a Organização. Em tom de brincadeira, estou ‘cansado’ de ouvir tanto elogio. Não há Atleta ou Treinador que não tenha chegado ao pé de mim e deixado os maiores elogios a esta organização, está fantástica.”

 

Comité Paralímpico de Portugal – Secretário-Geral – José Manuel Costa e Oliveira

“O Comité Paralímpico olha com bastante entusiasmo para esta competição. Estamos envolvidos desde o início, é um trabalho que começou há muitos anos e é bom ver Portugal a competir com 6 Atletas e 1 Equipa num Campeonato do Mundo desta vertente do Judo. Temos um Atleta no Projeto Paralímpico e 3 nos Projeto Esperanças Paralímpicas, o que abre perspetivas muito interessantes para Tóquio 2020.”

Notas:

Fotografias: www.dropbox.com/sh/4nkshkmiylqfk1g/AABnKkrnKLnjKXwmzh1wdJBka?dl=0

Vídeo ‘Melhores Momentos – Dia 2”: https://we.tl/t-fkl2P49M7v

Resultados atualizados em: www.ippon.org/ibsa_wc2018

Live Stream:

https://www.youtube.com/channel/UCBkrq1w8QCSmc7Qkm3bmvvw

Página Oficial do Evento no Facebook:

www.facebook.com/ibsajudoworldchampionshipodivelas2018

Press nº 242

Ana Lima Comunicação - Todos os direitos reservados. By WPG