Federação Portuguesa de Judo assina – Protocolo de Cooperação
com a União Europeia de Judo (UEJ) e a Secretaria de Estado do Ensino Básico e Secundário
26 Janeiro – Porto
A Federação Portuguesa de Judo, o Ministério da Educação e Ciência – Direção Geral da Educação – Secretaria de Estado do Ensino Básico e a União Europeia de Judo assinam, esta 2ªfeira, no Porto um Protocolo que no âmbito do Programa Europeu de Desenvolvimento Desportivo do Judo e Desporto Escolar em articulação com o Desporto Federado irá promover a maior participação possível das crianças e dos jovens em idade escolar na prática do judo, independentemente da sua experiência ou habilidade, com base em estratégias de iniciação e de orientação desportiva;
Este Protocolo irá contribuir para a promoção dos valores do judo, junto das crianças e dos jovens em idade escolar, nomeadamente, a delicadeza, a cortesia, a coragem, a sinceridade, a honra, a modéstia, o respeito, o autocontrolo e a amizade sempre em parceria com a DGE, junto dos clubes desportivos e dos estabelecimentos de ensino;
Será criada, em parceria com a FPJ, documentação pedagógica e didática destinada a Professores de Educação Física, que pretendam cooperar no desenvolvimento do judo no âmbito do Desporto Escolar;
Será laborado um regulamento específico da modalidade, devidamente adaptado à realidade do judo no Desporto Escolar, tendo como base os regulamentos oficiais da FPJ.
O período de vigência do presente protocolo decorre desde a data da sua assinatura até ao final do ciclo de gestão do Programa do Desporto Escolar, o qual termina em 31 de agosto de 2017, sendo renovado automaticamente para o ciclo de gestão seguinte.
A União Europeia de Judo, com o Programa “Judo Lessons at School” é responsável por supervisionar a implementação do projeto, fornecer livros sobre o ensino do judo nas escolas de ensino básico para os estudantes das universidades de formação de professores, organizar workshops com a participação de especialistas na área e promover uma conferência com a participação dos Ministros de Educação europeus.
Neste projeto estarão envolvidas, numa primeira fase, cerca de 10 estabelecimentos de ensino básico e uma universidade que em conjunto com as várias Entidades apresentarão um relatório do desenvolvimento do projeto e da sua implementação.
Assinam este Protocolo o Presidente da Federação de Judo – Eng. Manuel Costa Oliveira, o Secretário de Estado do Ensino Básico e Secundário – Dr. Fernando Reis, a União Europeia de Judo – Presidente Sergey Soloveychik e Mr. Patrick Roux – membro da EUJ Expert Group.