European Judo Open Women – 1º dia

Judo

França e Japão dominam Pódios

European Judo Open Women – Odivelas 2020

1 e 2 de fevereiro | Pavilhão Multiusos de Odivelas

Judo

© Filipa Meias / ALC

O primeiro dia do European Judo Open Women – Odivelas 2020 terminou. Este sábado, 1 de fevereiro, o Pavilhão Multiusos de Odivelas recebeu 94 Atletas das categorias –48 kg, -52 kg, -57 kg e -63 kg, incluindo 12 Portuguesas.

Recordamos que a competição internacional, que permite pontuar para o Ranking Mundial, reúne 142 Judocas Femininas em representação de 24 Países, em Odivelas Cidade Europeia do Desporto 2020Portugal, anfitrião do evento, conta com 17 Atletas ao longo dos 2 dias.

Durante as eliminatórias desta manhã, houve 2 Portuguesas em destaque. Teresa Santos (-52 kg) eliminou a francesa Doriane Colman, por ‘ippon’, e a guineense Taciana Cesar, por ‘wazari’. Nos quartos-de-final, cedeu por ‘ippon’ perante a holandesa Naomi Van Krevel. Na repescagem, Teresa Santos não conseguiu ultrapassar a Campeã Olímpica de Londres 2012, Sarah Menezes, do Brasil, terminando numa honrosa 7ª posição.

Judo

© European Judo Union / Rui Telmo Romão / Álvaro Teixeira

Na categoria -57 kg, Mafalda Ezequiel derrotou a russa Danna Nagucheva por ‘ippon’, mas cedeu perante a japonesa Koyuki Tsuruoka, terminando na 9ª posição.

Entre as Eliminatórias e o Bloco de Finais, realizou-se uma aula especial de Judo que antecedeu a Cerimónia de Abertura. Cerca de uma centena de pequenos Judocas e os respetivos pais, ‘invadiram’ os tapetes da competição para uma aula com o Atleta Noel Delgado.

Judo

© Filipa Meias / ALC

França e Japão dividiram o protagonismo no Bloco de Finais. As Judocas Marine Lhenry (-48 kg) e Manon Deketer (-63 kg) de França e Rina Tatsukawa (-52 kg) e Koyuki Tsuruoka (-57 kg) do Japão, subiram ao lugar mais alto do pódio. Coletivamente, as Seleções Francesa e Japonesa conquistaram 5 Medalhas (2 de Ouro, 1 de Prata e 2 de Bronze) cada. A Seleção Espanhola fechou o pódio das nações com 2 Medalhas (Prata e Bronze).

Classificações Finais

Judo

O evento termina este domingo, 2 de fevereiro, com as restantes categorias da competição (-70 kg, -78 kg e +78 kg). Portugal conta com 5 Judocas em prova: Joana Crisóstomo (-70 kg), Carolina Paiva (-70 kg), Andreia Serrão (-70 kg), Yahima Ramirez (-78 kg) e Filipa Sousa (+78 kg). Programa:

Judo

Declarações

Larissa Pimenta (Atual Campeã Panamericana) – Vencedora da Medalha de Bronze

“Este último combate contra a Sarah Menezes (Campeã Olímpica Londres 2012) foi muito complicado, ela tem muita experiência. O nosso judo é muito parecido, por isso é mais difícil. No próximo fim-de-semana vamos participar no Grand Slam de Paris. Queremos estar em Tóquio e até maio (fim da qualificação olímpica) vamos lutar por isso.”

Fábio Lourenço – Adjunto do Vereador de Desporto da Câmara Municipal de Odivelas

“Para Odivelas Cidade Europeia do Desporto 2020 é muito importante poder ter provas com esta qualidade. A parceria que temos tido ao longo dos últimos anos com a Federação de Judo permite olhar para a modalidade de uma outra forma. Temos neste pavilhão campeãs mundiais e olímpicas que permitem um espetáculo de exceção. Para além disso, temos estado a assistir a uma demonstração de judo para os mais novos que trouxeram os pais para os tapetes e que desta forma criam uma ligação diferente à modalidade. É uma honra contar com a alta competição em Odivelas.”

 

NOTAS:

1) Fotografias: https://we.tl/t-EJ1VhuJcq1

2) Resultados atualizados: http://www.ippon.org/cont_open_por2020

3) Live Streaming: https://eju.net/calendar-detail/3965

Judo


Judo

Teresa Santos em busca do Bronze

European Judo Open Women – Odivelas 2020

1 e 2 de fevereiro | Pavilhão Multiusos de Odivelas

Judo

© Rui Telmo Romão / European Judo Union

European Judo Open Women – Odivelas 2020 começou este sábado, 1 de fevereiro, no Pavilhão Multiusos de Odivelas. A competição internacional, que permite pontuar para o Ranking Mundial, reúne 142 Judocas Femininas em representação de 24 PaísesPortugal, anfitrião do evento, conta com 17 AtletasOdivelas Cidade Europeia do Desporto 2020 recebe a prova que se cumpre até este domingo, 2 de fevereiro.

Durante esta manhã competiram as judocas das categorias -48 kg, -52 kg, -57 kg e -63 kg, incluindo 12 portuguesas:

Teresa Santos (-52 kg) encontra-se neste momento na Repescagem, depois de ter somado 2 vitórias e 1 desaire nos Quartos-de-final. A Judoca Lusa vai defrontar a Campeã Olímpica de 2012, Sarah Menezes, do Brasil.

Na categoria -57 kg, Mafalda Ezequiel entrou a perder no confronto com a russa Danna Nagucheva, mas conseguiu inverter o resultado com um ‘ippon’. Na ronda seguinte, cedeu perante a japonesa Koyuki Tsuruoka, com duplo ‘wazari’. Com este resultado, Mafalda Ezequiel terminou num honroso 9º lugar.

Raquel Brito (-48 kg), Carolina Estevão (-48 kg), Joana Diogo (-52 kg), Wilsa Gomes (-57 kg), Mafalda Matos (-57 kg), Mariana Esteves (-57 kg), Marta Loureiro (-63 kg), Joana Santos (-63 kg), Teresa Trindade (-63 kg) e Joana Carvalho (-63 kg) não conseguiram ultrapassar as suas primeiras adversárias.

Judo

© ALC

Cerimónia de Abertura realiza-se a partir das 15h00, precedendo o Bloco de Finais que decide os medalhados. Tendo em conta o nível da competição, esperam-se combates emocionantes a partir das 15h30, com transmissão em direto n’A Bola TV.

 

Declarações

Jorge Fernandes – Presidente da Federação Portuguesa de Judo

“Esta é uma prova importante e que conta com várias Judocas Internacionais que vão estar nos Jogos Olímpicos de Tóquio. O nível está forte, com atletas que já participaram em vários ‘Jogos’, nomes bastante conhecidos, inclusive uma Campeã Olímpica. Para nós, é uma honra receber um evento como este.

A nossa Seleção Nacional Sénior tem outros objetivos. Além da qualificação olímpica, os nossos atletas lutam para ser cabeças-de-série, estão noutro patamar. Participaram no Grand Prix de Tel Aviv e realizaram um estágio internacional que terminou na quarta-feira e outros chegaram ontem de um outro estágio que decorreu no Japão. Não tinham condições para estar aqui, tendo ainda em conta que nos próximos dias viajam para Paris para participarem no Grand Slam.

Para esta prova, a nossa ideia foi começar a preparar Paris 2024, ou seja, está aqui um grupo de atletas muito jovens, mas que daqui a dois anos, acreditamos que vai estar a lutar pela qualificação olímpica.”

NOTAS:

1) Resultados até às 13h00.

2) Fotografias: https://we.tl/t-SVxhF17SOx

3) Resultados atualizados: http://www.ippon.org/cont_open_por2020

4) Live Streaming: https://eju.net/calendar-detail/3965

Judo

Ana Lima Comunicação - Todos os direitos reservados. By WPG