Esperanças Mundiais do Judo em Coimbra (26 Mai)

 

Judo

Raquel Brito conquista Medalha de Bronze

Seleção Italiana domina Pódios

Taça da Europa de Cadetes – Coimbra 2018

26 e 27 de maio de 2018 – Pavilhão Municipal Multidesportos Mário Mexia

Judo

© EJU/Rui Telmo Romão

Chegou ao fim o primeiro dia da Taça da Europa de Cadetes – Coimbra 2018. A jovem Raquel Brito foi a Judoca Portuguesa em destaque ao conquistar a Medalha de Bronze da categoria -48 kg. A nível coletivo, a Seleção Italiana dominou o primeiro dia com 5 Medalhas de Ouro, 3 de Prata e 3 de Bronze (no setor feminino, as atletas italianas subiram ao lugar mais alto do pódio em todas as categorias).

Ao longo dos dois dias de prova, o Pavilhão Municipal Multidesportos Mário Mexia recebe 416 Atletas (241 masculinos e 175 femininas) em representação de 28 países. Portugal participa com 129 jovens judocas. Esta tarde cumpriu-se o Bloco de Finais, com a presença de 2 Portugueses:

Raquel Brito (-48 kg) começou da melhor forma ao eliminar a israelita Romi Dori por ‘ippon’ em apenas 20 segundos. No segundo combate, perante a sueca Tova Granberg, a jovem lusa começou em desvantagem, tendo sofrido um ‘wazari’. Raquel não desistiu e conseguiu seguir em frente na prova com um ‘ippon’. O combate dos quartos-de-final, contra a azeri Aytaj Gardashkhanli, estendeu-se até aos 8 minutos sem alteração no marcador. Numa altura em que as duas judocas estavam empatadas em penalizações (duas para cada lado), foi a Atleta do Azerbaijão a cometer o erro decisivo (terceiro ‘shido’) que valeu a vitória à portuguesa. Cedeu na semifinal, contra a italiana Assunta Scutto, sendo incapaz de evitar o ‘ippon’ da adversária. No seu último e derradeiro combate, contra a italiana Sara Russo, a jovem lusa entrou determinada, conseguindo um ‘wazari’ que transitou para a imobilização da adversária e consequente ‘ippon’. Com este resultado, Raquel Brito conquista a Medalha de Bronze.

Judo

© EJU/Rui Telmo Romão

Francisco Soares (-55 kg) estreou-se com um combate equilibrado contra o italiano Valerio Ferro, decidido apenas em ‘ponto de ouro’ com um ‘wazari’ a favor do português. Na ronda seguinte, eliminou o norueguês Morten Rein por ‘ippon’ em 1 minuto e 24 segundos. Nos quartos-de-final, dominou por completo o confronto contra o italiano Giuseppe De Tullio, tendo marcado um ‘wazari’ antes do ‘ippon’ final, em apenas 53 segundos. Na semifinal não conseguiu ultrapassar o russo Sergei Bogoslovskikh que pontoou o ‘ippon’. Na luta pelo Bronze, o jovem português voltou a ceder, por ‘ippon’, perante o italiano Vincenzo Skenderi. Com este resultado, Francisco Soares termina num honroso 5º lugar.

Destaque ainda para os sétimos lugares de Teresa Santos (-48 kg) e André Diogo (-55 kg).

Amanhã, domingo, último dia de competição, entram nos tatamis os restantes 59 Atletas Lusos, com os combates a terem início às 10h00.

Resultados atualizados em: http://www.ippon.org/cont_cup_cad_por2018.php

Live Streaming da Competição: http://randori.pt/TV/

DECLARAÇÕES

Vencedora da Medalha de Bronze – Raquel Brito

“Quando cheguei a esta prova, o meu treinador disse-me que a partir daqui era tudo fruto do meu trabalho e era uma decisão minha, seguir com o coração e com o Sport Algés e Dafundo nas costas. Ele disse que nós tínhamos dois objetivos: um, ser a melhor portuguesa e dois, ganhar uma medalha. Consegui completar os dois objetivos, por isso estou muito feliz. A adversária mais difícil que enfrentei no meu percurso foi a do Azerbaijão, que cheguei a mais ou menos 10 minutos de luta, foi exaustante. Como fui convocada para o Campeonato da Europa vou tentar lutar por uma medalha e tirar o melhor resultado possível.”

Judo

© EJU/Rui Telmo Romão

António Saraiva – Treinador Nacional

“Sendo a última prova antes do Campeonato da Europa e uma prova importante para alguns atletas fazerem os mínimos, estou satisfeito porque houve atletas a conseguirem esse objetivo. O balanço, para mim, é positivo. Apesar de conquistarmos só uma Medalha, também alcançamos quintos e sétimos lugares, e tendo em consideração os países que estão aqui, estivemos muito bem. Amanhã também vai haver atletas que já medalharam em juniores e penso que em cadetes vão fazer os mínimos para o campeonato da europa. Merecem, trabalham bem.”

Resultados Finais

Femininos

judo

Masculinos

judo

 

Press nº195


 

Judo

 

Esperanças Mundiais do Judo em Coimbra

Taça da Europa de Cadetes – Coimbra 2018

26 e 27 de maio de 2018 – Pavilhão Municipal Multidesportos Mário Mexia

Judo

© EJU/Rui Telmo Romão

A Taça da Europa de Cadetes – Coimbra 2018 começou este sábado no Pavilhão Municipal Multidesportos Mário Mexia. A Competição Internacional, que reúne os Melhores Judocas Mundiais do escalão de Cadetes, decorre até domingo, 27 de maio.

Coimbra recebe 416 Atletas (241 masculinos e 175 femininas) em representação de 28 países. Portugal, anfitrião da prova, tem 129 judocas em competição.

© EJU/Rui Telmo Romão

O primeiro dia é dedicado às categorias -40 kg, -44 kg, -48 kg e -52 kg femininas e -50 kg, -55 kg, -60 kg e -66 kg masculinos. No total, durante esta manhã, estiveram 238 Atletas nos tatamis coimbrenses, entre eles 77 Judocas Portugueses (61 masculinos e 16 femininas).

Face ao elevado número de Atletas, as categorias ainda estão em aberto com as eliminatórias a decorrer e com vários jovens portugueses em prova que ainda podem marcar presença nos combates pelo pódio.

Esta tarde realiza-se o Bloco de Finais e são entregues as medalhas aos campeões.

Resultados atualizados em: http://www.ippon.org/cont_cup_cad_por2018.php

Live Streaming da Competição: http://randori.pt/TV/

Declarações:

Judo

© EJU/Rui Telmo Romão

 

Presidente da Federação Portuguesa de Judo – Dr. Jorge Fernandes

“A preparação correu bem e a prova está a ser espetacular. Estas provas internacionais são muito importantes porque permitem que um número bastante alargado de jovens judocas portugueses possa contactar com atletas de outros países, alguns dos mais fortes deste escalão, que de outra forma não conseguiriam. Temos aqui mais de 100 jovens portugueses a participar.

Os resultados estão de acordo com as nossas expectativas. Esta é a última prova que pontua para ranking de cadetes antes do Campeonato da Europa. Esperamos que consigam os seus objetivos, quanto mais não seja fazerem o máximo de combates. Se possível, lutarem por um lugar no pódio.”

 

Press nº194

 

Ana Lima Comunicação - Todos os direitos reservados. By WPG