Duas medalhas de Bronze

22pr14_ 05/03/2022

RODRIGO LOPES E FRANCISCO MENDES CONQUISTAM BRONZE

MARIA SIDEROT ALCANÇA 7º LUGAR

EUROPEAN OPEN PRAGA 2022

5 – 6 MARÇO | PRAGA, REP. CHECA

Uma imagem com texto, pessoa, interior, desporto

Descrição gerada automaticamente

@ EJU

Portugal conquistou duas Medalhas de Bronze, por intermédio de Rodrigo Lopes e Francisco Mendes, no primeiro dia do European Open – Praga 2022 que se cumpriu este sábado, 5 de março, na capital da República Checa. A competição reúne 525 Atletas (210 Femininas e 315 Masculinos) em representação de 42 Países, incluindo 15 Judocas Portugueses.

Neste dia inaugural da prova, dedicado às categorias 48 kg, 52 kg, 57 kg e -63 kg femininas e -60 kg, -66 kg e -73 kg masculinas, estiveram em ação 10 Atletas Lusos:

Rodrigo Lopes (-60 kg) estreou-se na segunda ronda, onde eliminou o canadiano Julien Frascadore por acumulação de ‘shidos’. Somou a segunda vitória contra o alemão Hratschik Latschinjan, alcançando o ‘ippon’ a 5 segundos do fim. O Atleta Luso continuou a somar triunfos, derrotando o húngaro Csanad Feczko nos quartos-de-final, por acumulação de ‘shidos’, a 17 segundos do fim do encontro. Na semifinal, apesar do equilíbrio, cedeu (por ‘ippon’) perante o francês Maxime Merlin (Ouro no European Open de Sarajevo 2021). No seu último e derradeiro confronto, contra o italiano Mario Petrosino, conseguiu pontuar um ‘wazari’ e controlar a vantagem até ao final do tempo regulamentar. Com este resultado, Rodrigo Lopes conquista a Medalha de Bronze.

Igualmente na categoria -60 kg, Francisco Mendes estreou-se com uma vitória por ‘ippon’ contra Petros Christodoulides do Chipre, na segunda eliminatória. Na ronda seguinte, eliminou o francês Theo Raoul Hebrard, novamente por ‘ippon’. Somou o terceiro triunfo na prova nos quartos-de-final, superando o suíço Samuel Waizenegger (que em 2021 venceu a Medalha de Prata) por ‘wazari’. Na semifinal encontrou o francês Richard Vergnes (7º no Grand Slam de Paris 2021). Após um combate equilibrado, apenas decidido no período de ‘golden score’, foi o atleta gaulês que conseguiu pontuar (‘wazari’). Na luta pelo pódio, contra o espanhol Jaume Bernabeu Rico (7º no Grand Prix Portugal 2022), Francisco Mendes alcançou o ‘ippon’ a 30 segundos do fim e conquistou a Medalha de Bronze.

Maria Siderot (-52 kg) arrancou a sua prestação na segunda ronda, onde encontrou e eliminou a mongol Khulan Tseregbaatar, por acumulação de ‘shidos’. No combate seguinte, contra a italiana Ylenia Monaco (vice-campeã da Taça da Europa de Juniores de Coimbra em 2021), voltou a triunfar, chegando ao ‘ippon’ após 1 minuto e 26 segundos de ‘golden score’. Nos Quartos-de-final, a portuguesa não conseguiu ultrapassar a 35ª classificada do ranking mundial, Annika Wurfel. Apesar do equilíbrio, foi a germânica a conseguir a vitória (por ‘ippon’) após mais de 3 minutos de ‘ponto de ouro’. Maria Siderot saiu lesionada do combate e não conseguiu lutar na repescagem, terminando a sua prestação num honroso 7º lugar.

Na categoria -63 kg, Wilsa Gomes começou a sua caminhada na segunda eliminatória, onde derrotou a atleta da casa Anna Skalska por ‘ippon’, pontuado sensivelmente a meio do confronto. Nos oitavos-de-final, a portuguesa encontrou a alemã Mirjam Wirth. Após um combate equilibrado, apenas decidido após 2 minutos e 40 segundos de ‘golden score’, Wilsa Gomes viu o terceiro ‘shido’, terminando no 9º lugar.

Inês Ribeiro (-48 kg) e Bruno Barros (-66 kg) estrearam-se com uma vitória na primeira ronda, eliminando a alemã Nathalie Kolein e o canadiano Hakim Chala, respetivamente. Os dois Judocas Portugueses acabaram por ceder no confronto seguinte, terminando a prestação na segunda eliminatória.

Gonçalo Oliveira (-66 kg), Thelmo Gomes (-73 kg), Teresa Trindade (-57 kg) e Mariana Esteves (-57 kg) não conseguiram ultrapassar os seus primeiros adversários.

Seleção Nacional Portuguesa presente na capital checa é composta por 15 JudocasInês Ribeiro (-48 kg), Maria Siderot (-52 kg), Teresa Trindade (-57 kg), Mariana Esteves (-57 kg), Wilsa Gomes (-63 kg), Joana Crisóstomo (-70 kg), Rodrigo Lopes (-60 kg), Francisco Mendes (-60 kg), Gonçalo Oliveira (-66 kg), Bruno Barros (-66 kg), Thelmo Gomes (-73 kg), Manuel Rodrigues (-81 kg). João Fernando (-81 kg), Jorge Fonseca (-100 kg) e Diogo Brites (-100 kg), que são acompanhados pelos Treinadores Pedro Soares e Marco Morais.

Os combates recomeçam este domingo, 6 de março, com as restantes categorias em ação. Portugal é representado por 5 Atletas no último dia do evento, nomeadamente Joana Crisóstomo (-70 kg), Manuel Rodrigues (-81 kg). João Fernando (-81 kg), Jorge Fonseca (-100 kg) e Diogo Brites (-100 kg). As eliminatórias arrancam às 09h00 locais (08h00 em Portugal Continental).

Ana Lima Comunicação - Todos os direitos reservados. By WPG