28 de OUTUBRO – DIA MUNDIAL DO JUDO
A “HONRA” NO CORAÇÃO DOS JUDOCAS DO MUNDO INTEIRO
Mensagem do Presidente da FPJ – Manuel Costa e Oliveira
Celebramos hoje 28 de outubro, como todos sabemos, o DIA MUNDIAL DO JUDO, data muito significativa para os mais de 20 milhões de Praticantes que desenvolvem a sua atividade, seja de que forma for, em 200 Países que abriram as suas portas a esta modalidade desportiva, decerto uma das mais importantes mas, para todos nós, mesmo a mais importante de todas.
A data escolhida não podia ser mais feliz. Celebra-se hoje a data do nascimento de Jigoro Kano, o grande iniciador do Judo, que nos deixou um legado enorme de princípios, sentimentos e formas de ser e estar na vida, que norteiam todos e cada um de nós mas que, sem dúvida, se estendem a todas as pessoas de bem que estão disponíveis para estar na sociedade de forma construtiva e a representar uma mais-valia.
A nossa Federação Internacional, em boa hora se nos dirige a este propósito e nos recomenda que façamos da HONRA, o sentimento sobre o qual todos devemos refletir neste dia, incentivando que esta e outras posturas da nossa parte se perpetuem nos dias de hoje e nos que se lhes vão seguir.
A HONRA tem muito a ver connosco e com o espírito olímpico que está no nosso dia-a-dia. A HONRA significa também caracter, respeito e integridade, mas ainda humildade, gratidão, generosidade e compreensão. A HONRA encerra em si todos os nossos valores e princípios e aponta-nos o caminho a seguir – o tal caminho da suavidade que Judo significa – sobretudo aos mais jovens que iniciam a nossa modalidade e na mesma vem procurar uma referência para a vida.
Nesta data tão importante para todos, a Federação Portuguesa de Judo dirige-se a todos vós, Associações, Clubes, Judocas e a todos quantos se relacionam com o Judo nacional, a fim de vos cumprimentar, aproveitando para enaltecer a enorme HONRA que todos sentimos em servir a modalidade, procurando prestar um bom serviço que a todos aproveite. Ao mesmo tempo agradecemos, sinceramente, pelo facto de estarem no Judo nacional e a todos incentivamos para que continuemos o nosso trabalho, honrando o nosso Fundador e todos quantos se lhe seguiram.
A Federação Portuguesa de Judo dedica uma particular atenção aos nossos princípios e valores, dos quais a HONRA que agora abordamos é um dos muito significativos. Aliás, pensamos que o Judo e os seus principais sentimentos se interligam, pelo que não se admite que o mesmo possa, ao de leve que seja, ser conotado com outro tipo de comportamentos que, afinal, nada terá a ver connosco.
Neste contexto, na nossa celebração do dia de hoje, para além de juntarmos a nossa voz aos muitos Praticantes do Judo português, aproveitamos ainda para:
1. Cumprimentar todas as Entidades oficiais, públicas e privadas que de alguma forma se relacionam e interagem com o Judo nacional, dizendo-lhes do nosso apreço e total disponibilidade para a continuação de um trabalho conjunto, que afirme o Desporto português como um alicerce do desenvolvimento da nossa sociedade
2. Anunciar o firme propósito da Federação Portuguesa de Judo em reafirmar, já em 2015 e anos seguintes, uma estratégia de incentivo à afirmação dos nossos valores e princípios, sobretudo junto dos mais jovens, para que o Judo seja sempre a modalidade que todos desejamos.
FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE JUDO
Engenheiro Manuel Costa e Oliveira