Media | AnaLima Comunicação | 28/01/2022, 20:05 (há 10 horas) | ||
para Media |
22pr05_ 28/01/2022
CATARINA COSTA CONQUISTA MEDALHA DE OURO NO GRAND PRIX PORTUGAL 2022
JOANA DIOGO E TELMA MONTEIRO DE BRONZE
MARIA SIDEROT ALCANÇA 5º LUGAR
28-30 JANEIRO | COMPLEXO MUNICIPAL DOS DESPORTOS DA CIDADE DE ALMADA
© IJF
Catarina Costa conquistou a Medalha de Ouro no primeiro dia do Grand Prix Portugal 2022, que se cumpriu esta sexta-feira, 28 de janeiro, no Complexo Municipal dos Desportos da Cidade de Almada. No total, Portugal alcançou 3 Medalhas no dia inaugural da prova, com Telma Monteiro e Joana Diogo (que superou Maria Siderot – 5ª – na decisão) a subirem ao pódio para receber a Medalha de Bronze.
Recordamos que ao longo dos 3 dias da prova, Almada recebe 301 Atletas (122 Femininos e 179 Masculinos) de 41 Países, incluindo 34 Judocas Portugueses. O primeiro dia do evento que marca a estreia de Portugal, enquanto país anfitrião, no Circuito Mundial de Judo foi dedicado às categorias -48 kg, -52 kg e -57 kg femininas e -60 kg e -66 kg masculinas. Com 17 Portugueses nos tatamis, estiveram em destaque:
Catarina Costa (-48 kg) estreou-se na segunda eliminatória com uma vitória por ‘ippon’ sobre a Campeã Asiática de Juniores Khalimajon Kurbonova, do Uzbequistão. Nos quartos-de-final, derrotou a italiana Asia Avanzato (63ª no ranking mundial), novamente por ‘ippon’. Somou o terceiro triunfo, que lhe garantiu um lugar na final da competição, perante a francesa Melanie Vieu (Campeã Europeia Sub-23 em 2020), por ‘wazari’. Na disputa pelo lugar mais alto do pódio, encontrou a sul-coreana Hyekyeong Lee (Campeã Mundial de Juniores em 2015). A portuguesa controlou o confronto e acabou por pontuar ‘wazari’ no primeiro minuto do ‘golden score’. Com este resultado, Catarina Costa conquista a Medalha de Ouro e fez soar ‘A Portuguesa’ em Almada.
Na categoria -57 kg, Telma Monteiro entrou como cabeça-de-série e começou a sua prestação nos quartos-de-final, onde encontrou e derrotou a jovem sul-coreana Jaeryeong Kim por ‘ippon’. Na semifinal enfrentou a nº51 do ranking mundial, Pleuni Cornelisse, dos Países Baixos. Após um combate equilibrado, apenas decidido no ‘ponto de ouro’, foi a neerlandesa que conseguiu pontuar. No seu último e derradeiro combate, enfrentou a jovem francesa Martha Fawaz. A olímpica portuguesa mostrou-se determinada a conquistar uma Medalha em Almada e acabou por conseguir projetar a atleta gaulesa e alcançar o ‘ippon’ que lhe garantiu a conquista da Medalha de Bronze.
© IJF
Joana Diogo (-52 kg) ultrapassou a kosovar Erza Muminoviq (Medalha de Bronze no Europeu e Mundial de Juniores em 2021), por ‘wazari’, no seu combate inaugural. Nos quartos-de-final encontrou a suíça Fabienne Kocher (nº6 do ranking mundial, bronze no último mundial e 5ª classificada em Tóquio 2020). A portuguesa conseguiu contrariar o favoritismo da helvética de forma clara, pontuando ‘wazari’ antes do ‘ippon’ final. Na semifinal da categoria encontrou a atual Campeã Olímpica e Europeia, Distria Krasniqi, do Kosovo. A judoca lusa entrou a vencer, pontuando ‘wazari’ no primeiro ataque que executou, mas a kosovar conseguiu recompor-se, igualou o marcador sensivelmente a meio do combate e voltou a pontuar ‘wazari’ a 19 segundos do fim, afastando a judoca lusa da final. Na luta pelo pódio encontrou a sua compatriota Maria Siderot. Após um combate equilibrado, as duas portuguesas entraram no período de ‘ponto de ouro’, onde trocaram alguns ataques. Com a vitória a poder pender para qualquer lado, foi Joana Diogo a conseguir projetar Siderot, alcançando o ‘wazari’ que lhe valeu a conquista da Medalha de Bronze.
Igualmente na categoria -52 kg, Maria Siderot eliminou a suíça Binta Ndiaye (atual Campeã Europeia de Cadetes) na primeira eliminatória, por acumulação de ‘shidos’, após mais de 7 minutos de combate. Somou o segundo triunfo na prova perante a australiana Tinka Easton (nº51 do ranking), pontuando ‘wazari’ depois de mais um confronto desgastante, com mais de 4 minutos de ‘golden score’. Enfrentou Estrella Sheriff (21ª), de Espanha, nos quartos-de-final. Após um combate equilibrado, foi a espanhola a alcançar o ‘ippon’ no último minuto dos 4 regulamentares. A Judoca Lusa regressou às vitórias na repescagem, superando a nº15 do ranking mundial, Amber Ryheul, da Bélgica, por ‘wazari’. No Bloco de Finais, conforme referido anteriormente, Maria Siderot cedeu perante a sua compatriota Joana Diogo, alcançando um honroso 5º lugar.
Recordamos que Portugal está presente com 34 Atletas (15 Femininas e 19 Masculinos): Catarina Costa (-48 kg), Raquel Brito (-48 kg), Inês Ribeiro (-48 kg), Denisa Grecu (-48 kg), Joana Diogo (-52 kg), Maria Siderot (-52 kg), Telma Monteiro (-57 kg), Mariana Esteves (-57 kg), Maria Rosário (-57 kg), Margarida Brás (-63 kg), Wilsa Gomes (-63 kg), Adriana Torres (-63 kg), Joana Crisóstomo (-70 kg), Patrícia Sampaio (-78 kg) e Carolina Paiva (-78 kg) no feminino e Rodrigo Lopes (-60 kg), Francisco Mendes (-60 kg), Rafael Chambel (-60 kg), Bruno Bento (-60 kg), Bernardo Tralhão (-66 kg), Bruno Barros (-66 kg), Gonçalo Oliveira (-66 kg), Kainan Pires (-66 kg), Thelmo Gomes (-73 kg), João Fernando (-81 kg), Manuel Rodrigues (-81 kg) Eduardo Silva (-81 kg), Bruno Silva (-81 kg), Anri Egutidze (-90 kg), Miguel Rato (-90 kg), Jorge Fonseca (-100 kg), Diogo Brites (-100 kg), Ailton Cardoso (-100 kg) e João Pires (-100 kg) no masculino, que são acompanhados pelos Treinadores Ana Hormigo, Pedro Soares, Marco Morais, Joana Ramos, António Saraiva e Jerónimo Ferreira.
A Coreia do Sul foi a Seleção mais medalhada, subindo ao pódio 4 vezes (1 Ouro, 1 Prata e 2 Bronzes). Portugal, com as 3 Medalhas conquistadas (1 Ouro e 2 Bronze), garantiu a 2ª posição do pódio no final do primeiro dia. Seguem-se Brasil, Moldávia e Kosovo, todos com 1 Ouro.
Medalheiro e Resultados Finais em: https://live.ijf.org/gp_por2022/medal_ranking
O Grand Prix Portugal 2022 recomeça este sábado, 29 de janeiro, para o segundo dia de combates. Margarida Brás (-63 kg), Wilsa Gomes (-63 kg), Adriana Torres (-63 kg), Joana Crisóstomo (-70 kg), Thelmo Gomes (-73 kg), João Fernando (-81 kg), Manuel Rodrigues (-81 kg) Eduardo Silva (-81 kg) e Bruno Silva (-81 kg) são os 9 Judocas Lusos em ação. Os combates têm início marcado para as 11h00. O segundo dia da prova conta ainda com uma homenagem (16h00) a Telma Monteiro, pela Câmara Municipal de Almada, cidade onde a judoca cresceu e iniciou o seu percurso na modalidade.
Declarações
Catarina Costa – Medalha de Ouro
“Foi um dia muito feliz, apesar de saber que não estava nas melhores condições físicas, sendo início de época e com alguns percalços pelo meio. Ainda assim, consegui manter a cabeça forte, motivada e com o apoio do público, que eu acho fundamental, consegui ganhar em casa. Preparámos todos os combates muito bem e sabia o que podia mudar durante o combate. Com o público a apoiar, deu-me aquela motivação e garra extra para alcançar este resultado.”
Telma Monteiro – Medalha de Bronze
“Estou muito feliz. Acho que foi uma competição muito interessante e dura. Já não competia desde Abu Dhabi. É o início da época, de um novo ciclo olímpico. Tenho coisas para trabalhar e vou continuar a melhorar. Falta-me algum ritmo de randori, preciso de mais desafio durante o treino. Preciso de apostar em estágios internacionais, sem dúvida, lutar com as minhas adversárias diretas e conhecer estas jovens que são muito fortes e vão aparecendo, como foi a francesa. Fiquei muito feliz com a forma como ganhei, vinha com o ouro na cabeça, mas termino no pódio. É muito difícil ser consistente. Passei um período difícil no ciclo anterior, à procura dessa consistência. Depois do ouro de Abu Dhabi, vencer esta medalha de bronze é bom, principalmente para essa consistência e ritmo. Sentir a energia do público e poder partilhar diretamente com eles a minha alegria é especial. Estou literalmente em casa, foi em Almada que cresci e que comecei a praticar Judo. É muito bom acrescentar mais uma boa memória aqui.”
Joana Diogo – Medalha de Bronze
“Vim com as expetativas altas para esta competição. Nas últimas provas internacionais que fiz, os European Open na Croácia e em Málaga, consegui sempre a medalha. Senti-me bem a lutar e talvez possa ter superado algumas expectativas. Estou muito feliz, é uma vitória muito importante para mim. Dou muito valor a esta medalha e demonstra que o trabalho que temos realizado dá frutos.”
NOTAS:
1) Fotografias: https://www.ijf.org/competition/2281/photos
2) Resultados atualizados e Live Streaming: https://live.ijf.org/gp_por2022
22pr04_ 28/01/2022
CATARINA COSTA NA FINAL
TELMA MONTEIRO LUTA PELO BRONZE
JOANA DIOGO NA SEMIFINAL
GONÇALO OLIVEIRA ALCANÇA 7º LUGAR | MARIA SIDEROT NA REPESCAGEM
GRAND PRIX PORTUGAL 2022
28-30 JANEIRO | COMPLEXO MUNICIPAL DOS DESPORTOS DA CIDADE DE ALMADA
© IJF
O Grand Prix Portugal 2022 começou esta sexta-feira, 28 de janeiro, no Complexo Municipal dos Desportos da Cidade de Almada. O evento que marca a estreia de Portugal, enquanto país anfitrião, no Circuito Mundial de Judo, reúne 301 Atletas (122 Femininos e 179 Masculinos) de 41 Países, incluindo 34 Judocas Portugueses até este domingo, 30 de janeiro.
Durante esta manhã competiram as judocas das categorias -48 kg, -52 kg e -57 kg femininas e -60 kg e -66 kg masculinas, incluindo 17 Portugueses:
Telma Monteiro (-57 kg), Catarina Costa (-48 kg) e Joana Diogo (-52 kg) foram as Judocas Portuguesas que mais se destacaram durante as eliminatórias desta manhã, alcançando as Semifinais. Catarina está na final da competição, Telma cedeu e vai lutar pelo Bronze e Joana Diogo aguarda o seu combate da semifinal.
Nos -52 kg, Maria Siderot alcançou os quartos-de-final, mas cedeu nessa fase e vai disputar as repescagens.
Gonçalo Oliveira (-66 kg) somou duas vitórias nos dois primeiros combates, eliminando o espanhol Adrian Chinarro e o americano Ari Berliner por ‘ippon’. Nos Quartos-de-final enfrentou o nº1 do ranking mundial Baul An, da Coreia do Sul. Apesar da determinação, o jovem português não conseguiu evitar o ‘ippon’ do judoca asiático. Nas repescagens, encontrou o japonês Yamato Fukuda, mas voltou a ceder por ‘ippon’. Com este resultado, Gonçalo Oliveira termina num honroso 7º lugar.
Na categoria -66 kg, Kainan Pires começou com uma vitória contra o sul-coreano Channyeong Kim (89º) por ‘ippon’. Na ronda seguinte, o sorteio ditou um encontro com o nº2 do mundo, Denis Vieru. Após um combate bastante equilibrado, o moldavo confirmou o favoritismo, mas precisou de quase 7 minutos para pontuar contra o atleta luso.
Raquel Brito (-48 kg), Inês Ribeiro (-48 kg), Denisa Grecu (-48 kg), Mariana Esteves (-57 kg), Maria Rosário (-57 kg), Rodrigo Lopes (-60 kg), Francisco Mendes (-60 kg), Rafael Chambel (-60 kg), Bruno Bento (-60 kg), Bernardo Tralhão (-66 kg) e Bruno Barros (-66 kg), apesar do esforço, não conseguiram ultrapassar os seus primeiros adversários.
Recordamos que Portugal está representado por 34 Atletas (15 Femininas e 19 Masculinos): Catarina Costa (-48 kg), Raquel Brito (-48 kg), Inês Ribeiro (-48 kg), Denisa Grecu (-48 kg), Joana Diogo (-52 kg), Maria Siderot (-52 kg), Telma Monteiro (-57 kg), Mariana Esteves (-57 kg), Maria Rosário (-57 kg), Margarida Brás (-63 kg), Wilsa Gomes (-63 kg), Adriana Torres (-63 kg), Joana Crisóstomo (-70 kg), Patrícia Sampaio (-78 kg) e Carolina Paiva (-78 kg) no feminino e Rodrigo Lopes (-60 kg), Francisco Mendes (-60 kg), Rafael Chambel (-60 kg), Bruno Bento (-60 kg), Bernardo Tralhão (-66 kg), Bruno Barros (-66 kg), Gonçalo Oliveira (-66 kg), Kainan Pires (-66 kg), Thelmo Gomes (-73 kg), João Fernando (-81 kg), Manuel Rodrigues (-81 kg) Eduardo Silva (-81 kg), Bruno Silva (-81 kg), Anri Egutidze (-90 kg), Miguel Rato (-90 kg), Jorge Fonseca (-100 kg), Diogo Brites (-100 kg), Ailton Cardoso (-100 kg) e João Pires (-100 kg) no masculino, que são acompanhados pelos Treinadores Ana Hormigo, Pedro Soares, Marco Morais, Joana Ramos, António Saraiva e Jerónimo Ferreira.
O Bloco de Finais está previsto para as 17h00, com transmissão televisiva na SPORT TV e presença portuguesa assegurada.
Declarações
Jorge Fernandes – Presidente da Federação Portuguesa de Judo
“Penso que é uma grande organização que conseguimos montar aqui. Estamos a realizar um sonho, toda a família do Judo sonhava com acolher um Grande Prémio em Portugal e é fantástico ver o evento a realizar-se. A única dificuldade que tivemos foi devido ao covid, tivemos de mudar de pavilhão. De resto, correu tudo bem na preparação da prova. Por se realizar em Portugal, achamos que podemos fazer sempre mais e melhor, mas não nos podemos esquecer que isto é um Grande Prémio, uma prova que faz parte do Circuito Mundial, e que por acaso se realiza em Portugal, mas que podia ser em qualquer parte do mundo, com um nível competitivo altíssimo. Quando participamos num Grand Prix noutro país, as expetativas não são tão grandes. Toda a gente está expectante, mas eu tenho os pés bem assentes no chão e sei que todos os Atletas que aqui estão querem pontuar. A nossa Seleção está a preparar-se para Paris 2024 e esta é uma etapa desse processo. Os nossos atletas querem ter ainda melhores resultados do que aqueles que obtiveram em Tóquio e esta é mais uma prova rumo a esse objetivo.”
NOTAS:
1) Resultados até às 14h00.
2) Fotografias: https://www.ijf.org/competition/2281/photos
3) Resultados atualizados e Live Streaming: https://live.ijf.org/gp_por2022