Campeonato do Mundo de Juniores – Abu Dhabi 2015
Judocas Juniores em destaque
Chegou ao fim o Campeonato do Mundo de Juniores 2015 com Portugal a conquistar pelo segundo ano consecutivo uma medalha e a marcar presença no pódio da competição.
Rui Vieira, Diretor Técnico Nacional, fez o balanço da prestação dos jovens atletas portugueses:
“Terminou para a nossa Seleção o Campeonato do Mundo de Juniores de 2015.
Estamos orgulhosos de todo o percurso ao longo do ano destes atletas, inicialmente com um grupo mais alargado (Portugal e Corunha), depois com um grupo intermédio (Polónia e Republica Checa) e finalmente com o grupo que mostrou mais argumentos e consistência no Campeonato da Europa e Campeonato do Mundo.
A 9ª posição de Joana Diogo e Catarina Costa no primeiro dia da competição, cumpriram o objetivo de ficarem no grupo das semifinalistas e lugares de honra. Perderam com adversárias muito fortes e com boas prestações.
No 2º dia de competição, foi a explosão de orgulho e satisfação de todos nós, com a brilhante prestação da Mariana Esteves que fica na história do Judo Português com a obtenção da 4ª medalha de Portugal em Campeonatos do Mundo de Juniores:
- 1994 Michel Almeida
- 2004 Telma Monteiro
- 2014 NUNO SARAIVA
- 2015 MARIANA ESTEVES
Até 2014, Portugal foi conquistando medalhas de década em década. O ano passado dissemos que o objetivo era quebrar essa periodicidade de uma medalha em cada 10 anos, mas conseguir outra logo no ano seguinte é FANTÁSTICO.
Anri Egutidze e João Martinho tiveram um sorteio muito difícil (Coreia e Mongólia) e tinham de se superar logo no 1ºcombate, o que sabemos que não é fácil.
Ficam os excelentes resultados que se conseguiram ao longo do ano neste escalão tão importante com o IMPRESSIONANTE registo de:
2 Medalhas no Campeonato da Europa:
- (-48 kg) Joana Diogo – Medalha de Prata
- (81kg) João Martinho – Medalha de Bronze
1 Medalha no Campeonato do Mundo:
- (-52kg) Mariana Esteves – Medalha de Bronze
Parabéns a todos os Atletas, Treinadores da FPJ e Treinadores dos Clubes.
O grupo do Projeto Olímpico Tóquio 2020 está muito consistente, o que nos deixa satisfeitos e confiantes no futuro próximo, pós Jogos Olímpicos Rio Janeiro 2016”,afirmou o Diretor Técnico Nacional.