Campeonato do Mundo de Judo – Astana 2015 (27 Agosto)

Judo

Campeonato do Mundo de Judo – Astana 2015

24 a 30 de agosto

Ana Cachola em 9º lugar, Diogo Lima e Carlos Luz com duas vitórias

Portugal fecha amanhã, 6ª feira, a participação com Yahima Ramirez e Célio Dias

judo

Termina amanhã a participação portuguesa no Campeonato do Mundo de Judo de 2015 com os últimos judocas lusos, Yahima Ramirez e Célio Dias, a entrar nos tatamis de Astana.

Esta quinta-feira, dia 27, foi a vez de Ana Cachola, Diogo Lima e Carlos Luz  conseguirem uma boa prestação. Ao todo, alcançaram cinco vitórias, com a atleta portuguesa a conquistar o 9º lugar e Carlos Luz a eliminar Jae-Bum Kim, atual Campeão Olímpico e Campeão Mundial por duas vezes.

Portugal está presente com 13 atletas que são acompanhados pelos Treinadores João Neto e Go Tsunoda e pela fisioterapeuta Rita Fernandes. De realçar igualmente a presença do Árbitro Internacional Português Nuno Carvalho neste evento.

Esta quinta-feira entraram nos tapetes os atletas -63 Kg Femininos e os -81 Kg Masculinos, com representação portuguesa. Como já referimos, Ana Cachola ficou num honroso 9º lugar após derrotar a norte-coreana Song Hwa Kim na segunda ronda do seu grupo (na primeira ficou isenta). Foi afastada na terceira ronda pela israelita Yarden Gerbie, terminando dessa forma a sua prestação.

Neste dia competiram também Diogo Lima e Carlos Luz na categoria -81 Kg. Os dois judocas portugueses tiveram prestações semelhantes, uma vez que conseguiram duas vitórias antes de cederem no terceiro combate, ficando perto do top-10. Diogo Lima eliminou Alain Aprahamian do Uruguai e Eoin Coughlan da Austrália perdendo o combate com o alemão Sven Maresch. Por sua vez, Carlos Luz conseguiu derrotar Aliaksandr Stsiashenka da Bielorrússia e o grande favorito à medalha de ouro, atual Campeão Olímpico e Campeão Mundial por duas vezes, Jae-Bum Kim da Coreia do Sul, antes de ser eliminado pelo moldavo Valeriu Uminica.

Os últimos combates de atletas portugueses têm início às 11h00 locais (6h00 em Lisboa) desta sexta-feira, 28 de agosto, nos tapetes cazaques do Ice Palace “Alau”, com Yahima Ramirez (-78 Kg) e Célio Dias (-90 Kg).

Esta competição mundial conta com a presença de 326 atletas no feminino e 490 no masculino, totalizando 816 judocas em representação de 129 Países.

Declarações dos atletas:

Telma Monteiro

“Acho que entrei muito bem na competição, estava em excelente forma, consegui sempre impor o meu judo e consegui ser bem-sucedida. No combate contra a francesa, logo no início consegui ter um ataque forte, depois tentei um ataque para trás para a surpreender e esta contra-atacou, foi bem aproveitado. Durante todo o combate tive uma postura ofensiva muito forte, eu considero que estive sempre em vantagem e consegui que ela tivesse duas penalizações, mas para vencer era preciso ter projetado e não consegui que os ataques fossem convertidos em projeções. Acredito que foi um combate muito bom, só não foi excelente porque perdi, e não é esse resultado que pretendia.

No último combate não fui eu que decidi, foi uma força exterior que decidiu o combate. Estava a dominar completamente, estava a fazer ataques muito fortes e a minha adversária não tinha feito um único ataque. Entretanto fui surpreendida por uma decisão da comissão de arbitragem porque interpretou que fiz uma técnica que deixou a minha adversária em perigo. Eu discordo totalmente, é uma perspetiva que só eles podem compreender e explicar. Tinha grandes probabilidades de ganhar a medalha de bronze, visto que ia defrontar a atleta que derrotei o ano passado. Neste momento sinto-me tranquila e de consciência tranquila porque estava na minha melhor forma e vou transformar as minhas lágrimas e suor em força, para voltar com mais e melhor.

Acredito que o futuro será muito melhor, fiz uma grande competição mas o sétimo lugar não traduz a forma como estava.”

Mais declarações na sua página de Facebook: (www.facebook.com/TelmaMonteiro57)

Jorge Fernandes

“O sorteio não foi o melhor, o meu segundo combate foi logo contra o japonês que ganhou a prova, onde não consegui contrariar o meu adversário.”

André Alves

“Fiz dois combates, apesar de ter ganho um e perdido o segundo, penso que podia ter feito melhor. Não gostei muito da forma como combati e agora vou rever os dois combates que fiz e tentar perceber o que posso melhorar para as próximas competições.

O primeiro ano já terminou, penso que foi o melhor em termos de resultados. No segundo ano as coisas tornaram-se mais difíceis, vou tentar fazer mais quatro ou cinco competições e tentar melhorar a minha prestação.”

Joana Ramos

“Tive um combate muito forte no início, entrei bem no combate, estava renhido mas depois veio um castigo que não entendi muito bem. Este castigo desequilibrou o resultado e este pequeno erro foi logo aproveitado e perdi o combate. A atleta era muito forte e foi campeã do mundo pela terceira vez. Estou um pouco triste com a derrota, e é normal, mas também não foi com uma adversária qualquer. Estou bem colocada no ranking mundial e também no ranking olímpico e o apuramento para os Jogos Olímpicos é o meu objetivo máximo.

Ganhar e perder faz parte daquilo que faço e o importante é saber dar a volta por cima e tenho de agradecer ás pessoas que estão comigo neste caminhada, os meus treinadores e os meus colegas de seleção.”

 

Sergiu Oleinic

“O nono lugar soube a pouco, queria chegar mais longe, mas ao mesmo tempo fiquei satisfeito por amealhar oito pontos para o meu apuramento olímpico e estou cada vez mais perto dos jogos. Quero agradecer em primeiro lugar aos treinadores de judo e a toda a equipa da seleção por me preparem e apostarem em mim.

Estava preparado para esta prova, ganhei contra alguns adversários com que já tinha perdido. Acho muito importante porque mostra a minha evolução”

O meu primeiro objetivo é assegurar a minha estadia nos Jogos Olímpicos. Este mês vou ocupa-lo com treinos e depois vou competir no Torneio de Paris”

 

Diogo César

 “No sorteio acabei por ficar com o atual campeão do mundo, era um combate difícil, mas entrei decidido a ganhar. Infelizmente ele acabou por me apanhar num estrangulamento no chão.”

Nuno Carvalho

“Pretendo participar em todos as provas que puder, para conseguir a pontuação mínima para os Jogos Olímpicos, tentando subir no ranking. Podia ter subido alguns pontos neste mundial, mas não acho que deva baixar os braços. Ainda falta algum tempo e ainda tenho muitas provas pela frente e não é pelo mundial não ter corrido bem que vou ficar triste ou deixar de treinar, só me deu mais força para ganhar as próximas provas e ir aos Jogos Olímpicos.”

Leandra Freitas

“Perdi o primeiro combate contra uma italiana no mundial, não era o que esperava porque fiz uma boa preparação. Agora é trabalhar para os próximos resultados aparecerem.”

Resultados

Segunda-feira, 24 de agosto Leandra Freitas (-48 Kg)

Cedeu perante Valentina Moscatt (ITA).

Nuno Carvalho (-60 Kg)

Derrotou Bernadin Tsala Tsala (CMR) por ippon, mas Nabor Castillo (MEX) foi mais forte no combate seguinte.

Terça-feira, 25 de agosto Joana Ramos (-52 Kg)

Misato Nakamura (JPN) levou a melhor sobre a portuguesa.

Sergiu Oleinic (-66 Kg)

Derrotou Baruch Shmailov (ISR) e Sugoi Uriarte (ESP). Ao fim do 3º combate, Sebastian Seidl (GER) venceu pela margem mínima.

Diogo César (-66Kg)

Eliminado por Mashashi Ebinuma (JPN).

Quarta-feira, 26 de agosto Telma Monteiro (-57 Kg)

Eliminou Rushana Nurjavova (TKM) e Laredana Ohai (ROU). Relegada para as repescagens por Automme Pavia (FRA).

Desqualificada no combate com Sumiya Dorksuren (MGL).

André Alves (-73 Kg)

Derrotou Rudolphe Affro (CIV). No segundo combate não conseguiu superiorizar-se ao húngaro Miklos Unfyari.

Jorge Fernandes (-73 Kg)

Venceu Alonso Wong (PER). Eliminado pelo japonês Shohei One, que ganhou o ouro.

Quinta-feira, 27 de agosto Ana Cachola (-63 Kg)

Ganhou a Song Hwa Kim (PRK). Terminou em 9º lugar após ser afastada pela israelita Yarden Gerbi

Carlos Luz (-81 Kg)

Conseguiu vencer Aliaksandr Stsiahenka (BLR) e Jae-Bum Kim (KOR), antes de ser eliminado pelo moldavo Valeriu Uminica.

Diogo Lima (-81 Kg)

Eliminou Alain Aprahamiani (URU) e Eoin Coughlan (AUS). Sven Maresch (GER) foi mais forte no 3ª combate.

Mapa da Competição

Nota: As horas apresentadas são locais/Astana (– 5h00 em Portugal)

Sexta-feira, 28 de agosto – 11h00 Yahima Ramirez (-78 Kg) – Yujin Park (KOR)

Célio Dias (-90 Kg) – Aaron Hildebrand ( GER)

Declarações em vídeo dos atletas presentes em Astana para uso da comunicação social no site (www.fpj.pt) e na página oficial de Facebook (www.facebook.com/FPJudo) da FPJ.

Resultados atualizados em: ippon.org/wc_sen2015

Ana Lima Comunicação - Todos os direitos reservados. By WPG