Atletas Lusos em busca do Pódio (27 Mai)

Judo

Joana Crisóstomo conquista Medalha de Ouro

Alice Pereira – Bronze

Taça da Europa de Cadetes – Coimbra 2018

26 e 27 de maio de 2018 – Pavilhão Municipal Multidesportos Mário Mexia

Judo

© EJU/Rui Telmo Romão

A Taça da Europa de Cadetes – Coimbra 2018 chegou ao fim este domingo. Portugal conquistou uma Medalha de Ouro (Joana Crisóstomo), uma de Bronze (Alice Pereira), dois quintos lugares (Cláudia Gonçalves e Alexandra Morais) e 4 sétimas posições (Andreia Serrão, Aida Simão, Rodrigo Boaventura e Artur Matias) neste último dia de provas.

Recordamos que no primeiro dia, os Jovens Lusos conquistaram 1 Medalha de Bronze (Raquel Brito), um 5º lugar (Francisco Mendes) e duas sétimas posições (Teresa Santos e André Diogo).

No total, Portugal termina a competição com 3 Medalhas (1 de Ouro e 2 de Bronze), ocupando o 7º lugar entre as 27 nações presentes em Coimbra.

Coimbra foi palco da última prova de qualificação antes do Campeonato da Europa do escalão, contando com os melhores jovens judocas do mundo que procuraram um lugar na prova ou o estatuto de cabeça-de-série.

O Pavilhão Municipal Multidesportos Mário Mexia recebeu durante este fim-de-semana 416 Atletas (241 masculinos e 175 femininas) em representação de 27 países. Portugal esteve presente com 129 judocas.

Este domingo entraram nos tatamis conimbricenses 59 Atletas Lusos das categorias -57 kg, -63 kg, -70 kg e +70 kg femininas e -73kg, -81 kg, -90 kg e +90 kg masculinas.

Judo

© EJU/Rui Telmo Romão

Joana Crisóstomo (-63 kg) chegou a Coimbra com vontade de melhorar o 5º lugar alcançado em 2017. A jovem lusa começou por eliminar a espanhola Aroa Cadalso Munoz por ‘ippon’, numa altura em que o combate estava empatado com um ‘wazari’ para cada lado. Na ronda seguinte, triunfou perante a italiana Francesca Zorzi, com um ‘ippon’ marcado aos 2 minutos e 9 segundos. Nos quartos-de-final, Joana encontrou a americana, vencedora da Medalha de Bronze do Campeonato Pan-Americano de Cadetes 2017, Sara Golden. A portuguesa mostrou-se à altura do desafio, pontuando um ‘wazari’, antes do ‘ippon’ final. Na semifinal, venceu a búlgara Lidia Brancheva por ‘ippon’ em apenas 1 minuto e 38 segundos. Na grande final da prova assistiu-se a um combate equilibrado contra a belga Alessia Corrao (Medalha de Bronze na edição 2017 desta Taça da Europa de Cadetes). Ao fim dos 4 minutos e com o marcador empatado com um ‘wazari’ para cada lado, recorreu-se ao ‘ponto de ouro’. Nesse período, Joana Crisóstomo conseguiu o ‘ippon’ e conquistou a Medalha de Ouro.

Judo

© EJU/Rui Telmo Romão

Nos -57 kg femininos, Alice Pereira estreou-se a vencer contra Thelma Froment, por acumulação de ‘shidos’ da francesa. Na segunda ronda, perante Ylenia Monaco de Itália, a jovem portuguesa cedeu, por ‘ippon’, a 23 segundos do fim. Nas repescagens, Alice mostrou-se imparável, somando três vitórias por ‘ippon’ contra a espanhola Sabela Lage Ribera, a checa Julie Zarybnicka e a canadense Rachel Krapman, alcançando o Bloco de Finais da prova. Na luta pelo pódio, a jovem lusa revelou-se superior à sua adversária israelita, Adelina Novitzki, conquistando a Medalha de Bronze por ‘ippon’.

Na categoria +70 kg feminina, Portugal teve duas judocas no Bloco de Finais:

Cláudia Gonçalves superou a sua compatriota Iris Paulo, no primeiro combate, com um ‘ippon’ marcado aos 22 segundos. Cedeu na ronda seguinte perante a italiana Erica Simonetti, por ‘ippon’. Regressou às vitórias na repescagem, derrotando a espanhola Sonia Maria Nunez Molina. No último e derradeiro combate não conseguiu superar a sua adversária, Christi-Rose Pretorius, do Zimbabué. Com este resultado, Cláudia Gonçalves termina num honroso 5º lugar.

Alexandra Morais eliminou a espanhola Alba Bello Palomo, por ‘ippon’, no seu combate inaugural. Não conseguiu repetir o resultado contra a moldava Oxana Diacenco, que venceu por ‘ippon’. A jovem português reencontrou o caminho das vitórias nas repescagens, vencendo a sua compatriota Aida Simão (somou 3 penalizações). No Bloco de Finais, foi incapaz de impedir o ippon da italiana Irene Caleo, finalizando a sua prestação na 5ª posição.

Destaque ainda para os 4 sétimos lugares alcançados por Andreia Serrão (-70 kg), Aida Simão (+70 kg), Rodrigo Boaventura (-90 kg) e Artur Matias (+90 kg).

Recordamos que, após a competição, a Federação Portuguesa de Judo e a União Europeia de Judo organizam o “EJU Cadet Training Camp”, de 28 a 30 de maio, que se realiza igualmente no Pavilhão Municipal Multidesportos Mário Mexia.

DECLARAÇÕES

Vencedora da Medalha de Ouro – Joana Crisóstomo

 “O meu objetivo principal era a Medalha de Ouro, queria melhorar o meu resultado do ano passado (5º lugar). Agora vou ao Campeonato da Europa e quero ir o mais longe possível, gostava imenso de medalhar. Sei que a concorrência é enorme, mas penso que se trabalhar bem, tudo é possível.”

Judo

© EJU/Rui Telmo Romão

Vencedora da Medalha de Bronze – Alice Pereira

“O meu objetivo era medalhar e conseguir os mínimos para o Europeu. A Adversária mais difícil foi no segundo combate com a rapariga que ficou em segundo lugar, uma italiana bastante forte. Em Sarajevo o meu objetivo é também medalhar, mas se não conseguir é os mínimos para o mundial.”

António Saraiva – Treinador Nacional

“O balanço é positivo, tivemos medalhas, uma ontem e duas hoje, também tivemos quintos lugares, sétimos e nonos. Neste escalão há quem exija mais medalhas, mas da experiência que tenho, mesmo com outros colegas meus, se estivermos a fazer um bom trabalho a nível técnico, basta trabalhar a condição física quando chegarem a juniores, que os resultados vão aparecer. Eu estou contente com os resultados e com a força e a vontade que os atletas tiveram aqui que era a última prova (antes do Europeu) e às vezes isso cria algum nervosismo, mas eles conseguiram superar isso.”

 

Resultados

Femininos

Judo

Masculinos

Judo

Medalheiro

Judo

Resultados Completos em: www.ippon.org/cont_cup_cad_por2018.php

Press nº198


 

 

Judo

Atletas Lusos em busca do Pódio

Taça da Europa de Cadetes – Coimbra 2018

26 e 27 de maio de 2018 – Pavilhão Municipal Multidesportos Mário Mexia

Judo

© EJU/Rui Telmo Romão

Começou o último dia da Taça da Europa de Cadetes – Coimbra 2018. Como era expectável, os melhores jovens judocas mundiais demonstraram todo o seu talento nos tatamis coimbrenses, oferecendo um grande espetáculo de Judo ao público presente no Pavilhão Municipal Multidesportos Mário Mexia. Depois da conquista da Medalha de Bronze (por Raquel Brito) no primeiro dia, os Jovens Lusos procuram mais lugares no Pódio e resultados mínimos para o Campeonato da Europa do escalão.

Coimbra recebe 416 Atletas (241 masculinos e 175 femininas) em representação de 27 países. Portugal, anfitrião da prova, tem 129 judocas em competição.

Este domingo estiveram em prova 59 Atletas Lusos das categorias -57 kg, -63 kg, -70 kg e +70 kg femininas e -73kg, -81 kg, -90 kg e +90 kg masculinas.

As eliminatórias, que vão apurar os finalistas desta tarde, ainda estão a decorrer nos tapetes. O maior destaque luso até ao momento é Joana Crisóstomo (-63 kg), que se encontra na meia-final e já garantiu o seu lugar no Bloco de Finais.

© EJU/Rui Telmo Romão

A competição termina esta tarde após o bloco de finais e entrega das medalhas.

 

DECLARAÇÕES

Judo

© EJU/Rui Telmo Romão

Nuno Carvalho – Membro do Conselho de Arbitragem da União Europeia de Judo

“A prova está com um nível bastante elevado. Não é surpreendente porque temos tido nos últimos anos um incremento de qualidade dos judocas. O facto de também termos mais países e mais judocas estrangeiros, também é um fator importante para esse incremento de qualidade. Já tivemos várias pessoas que vieram dizer que a prova estava bastante boa.

Nesta prova, infelizmente, não tivemos assim uma grande incidência de árbitros estrangeiros, temos apenas seis estrangeiros os outros 14 são portugueses. Felizmente a qualidade não está afetada. A performance dos árbitros está boa, as coisas estão a correr bem, mas temos sempre o problema da neutralidade como lhe chamamos, que é a questão de não termos árbitros do mesmo país dos atletas que estão a combater. É impossível fazer isso com a quantidade de árbitros e atletas portugueses. Desta vez não conseguimos, mas isso não está a afetar a qualidade da arbitragem.”

Judo

© EJU/Rui Telmo Romão 

Catarina Rodrigues – Diretora Desportiva da União Europeia de Judo

“Esta é a última prova do circuito europeu e a última possibilidade de pontuar antes do Campeonato da Europa. Talvez isso tenha contribuído para um ligeiro aumento do número de atletas que tivemos este ano comparativamente ao que tivemos o ano passado. Este também é um ano especial para este escalão dos Cadetes porque há os Jogos Olímpicos da Juventude, que é uma prova que se realiza de 4 em 4 anos.

A prova em si está a decorrer dentro da normalidade, dentro daquilo que esperávamos, houve uma boa participação, ontem acho que tivemos um bloco de finais bastante interessante, dominado pela Itália, mas hoje acho que já haverá maior distribuição das medalhas. O número de Atletas tem sempre impacto, mas temos de nos adaptar, em termos de alojamento, em termos de transportes, em termos dos horários da competição, mas nós já fizemos provas com mais atletas por isso não foi um problema para nós.

Em relação ao Bloco de Finais, não consigo fazer futurologia, mas penso que hoje será mais difícil que haja um domínio tão grande de uma só nação. Esperamos que, acima de tudo, haja bons combates, que o público aprecie e que seja uma boa promoção para a nossa modalidade.”

 

Nota: Resultados até às 12h30

Resultados atualizados em: www.ippon.org/cont_cup_cad_por2018.php

Live Streaming da Competição: http://randori.pt/TV/

Press nº197

Ana Lima Comunicação - Todos os direitos reservados. By WPG