Apresentação do “European Judo Open Women 2018”
25 de janeiro de 2018
Auditório do Pavilhão Multiusos de Odivelas
A Apresentação do European Judo Open Women 2018, realizou-se esta quinta-feira, dia 25 de janeiro, no Auditório do Pavilhão Multiusos de Odivelas, competição que se cumpre nos dias 3 e 4 de fevereiro.
A Conferência de Imprensa contou com a presença do Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Odivelas – Paulo César, do Presidente da Federação Portuguesa de Judo – Jorge Fernandes, da Diretora Desportiva da União Europeia de Judo – Catarina Rodrigues, da Treinadora da Seleção Nacional – Ana Hormigo, da Madrinha da Prova – Telma Monteiro e de 3 Atletas Nacionais: Joana Diogo, Patrícia Sampaio e Yahima Ramirez.
O European Judo Open Women 2018 é uma das provas mais importantes do calendário internacional de judo, permitindo pontuar para o Ranking Mundial. Este ano, a competição antecede o prestigiado Grand Slam de Paris, prevendo-se a presença de algumas das maiores judocas mundiais.
Após o fim da competição, a Federação Portuguesa de Judo organiza o “Women Internacional Training Camp”, um estágio internacional para atletas femininas que também serve o propósito de testar a forma de cada Judoca e ultimar a preparação para o torneio francês.
Até ao momento estão inscritas cerca de 160 Atletas Femininas de 20 Países distintos, número que pode aumentar até à data limite de inscrições.
Declarações
Paulo César – Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Odivelas
“O Município de Odivelas definiu como estratégico a afirmação do concelho como Capital do Desporto e nesse sentido, esta parceria de sucesso com a Federação Portuguesa de Judo tem sido fundamental. Quero agradecer toda a dedicação das nossas Atletas e desejar-lhe o maior sucesso nesta prova.”
Jorge Fernandes – Presidente da Federação Portuguesa de Judo
“Para nós é um grande orgulho voltarmos a receber esta prova. Quero agradecer à Federação Internacional de Judo e à União Europeia pela confiança depositada na Federação Portuguesa para a realização desta competição. Tenho a certeza que vai ser um sucesso a todos os níveis.”
Catarina Rodrigues – Diretora Desportiva da União Europeia de Judo
“Apesar de não estarem fechadas as inscrições, contamos que esta seja a prova feminina mais participada de sempre. Gostaria de realçar a presença do Japão, que é sempre uma mais valia, mas também de equipas alargadas da Rússia, Israel, Espanha, entre outras, ou seja, o nível competitivo está bastante elevado.”
Ana Hormigo – Treinadora da Seleção Nacional
“Estas são as melhores Atletas que temos a nível nacional e acredito que vamos estar muito bem representados nesta competição muito prestigiante, que é a ‘montra’ da nossa Seleção. Espero que aproveitem todo o apoio que vão receber das bancadas para conseguirem superar as expectativas”
Telma Monteiro – Madrinha da Prova
“Para mim é um orgulho ser Madrinha desta Prova. Já tive a felicidade de vencê-la várias vezes e agora vou estar a apoiar de fora e a transmitir energia positiva. Tenho a certeza que vai ser um sucesso a todos os níveis. Esta é uma grande oportunidade para o público ver algumas das melhores judocas mundiais e apoiar a nossa seleção.”
Joana Diogo – Judoca Portuguesa -48 kg
“Por jogar em casa, as expectativas são um pouco mais elevadas. Eu vou ser cabeça-de-série nesta competição, o que é favorável, e quero, obviamente, alcançar uma medalha.”
Patrícia Sampaio – Judoca Portuguesa -78 kg
“O meu objetivo é ir avançando na prova combate a combate e, se possível, subir ao pódio. É ótimo ter uma prova desta dimensão em Portugal e termos a possibilidade de ter as pessoas que mais gostamos a apoiar-nos de perto.”
Yahima Ramirez – Judoca Portuguesa -78 kg
“Eu sou uma ‘velha’ do percurso mundial, mas para mim é um motivo de orgulho, com a minha idade, continuar a alcançar os resultados que tenho tido e manter-me na elite sénior. Vou entrar nesta prova com as mesmas expetativas de outros anos, pensando sempre nas medalhas.”
Nota: mais informação noPRESS KIT – European Judo Open Women 2018
Nota 2: Por se tratar de uma prova internacional, a União Europeia de Judo obriga à acreditação de todos os elementos da comunicação social que queiram circular no recinto da competição. A Acreditação deve ser feita online, aqui: www.eju.net/accreditation
Press FPJudo nº150