Seleção Nacional de Judo presente no
Campeonato do Mundo em Astana- 24 a 30 de agosto
Foi apresentada esta manhã a Seleção Nacional de Judo que vai estar presente no Campeonato do Mundo que se cumpre em Astana de 24 a 30 de agosto.
Em representação de Portugal estão 13 atletas: Telma Monteiro, Joana Ramos, Leandra Freitas, Ana Cachola, Yahima Ramirez, Nuno Carvalho, Diogo César, Sergiu Oleinic, André Alves, Jorge Fernandes, Carlos Luz, Diogo Lima e Célio Dias que são acompanhados pelos Treinadores João Neto e Go Tsunoda e pela Fisioterapeuta Rita Fernandes.
O espírito de união marcou a apresentação, com o Presidente da Federação Portuguesa de Judo, Manuel Costa e Oliveira, a dar o mote dizendo que “toda a comitiva vai de mãos dadas para Astana”. Em relação às expectativas revelou que “espera, naturalmente, medalhas,tendo em conta os atletas aqui presentes, só posso esperar o melhor”.
O Diretor Técnico Nacional, Rui Vieira, confessou o “desejo de querer superar a melhor marca de sempre alcançada o ano passado na Rússia, onde Portugal ficou no 12º lugar”. Na conferência esteve presente Nuno Delgado que afirmou que apesar de ser o “Maior teste competitivo para os Jogos Olímpicos, os atletas estão preparados para representar Portugal ao mais alto nível”
Joana Ramos e Célio Dias são, neste momento, dois dos judocas melhor colocados no ranking mundial e por isso, onde recai muita expectativa. “Vamos todos bem preparados, vamos todos dar o máximo. Ninguém luta por quintos lugares, todos queremos mais, é esse o espírito” referiu a judoca do Sporting. O jovem atleta do Benfica declarou: “Acredito nas minhas capacidades, que posso lutar contra os melhores do mundo e lutar por medalhas”
Telma Monteiro, pelo lugar que ocupa no Ranking Mundial (2ª), é o grande destaque da comitiva portuguesa. “O meu lugar é no topo, é para isso que vou lutar. Esta é também uma oportunidade de testar o que tem sido feito para depois poder afinar para os Jogos Olímpicos”.
O campeonato do Mundo de Judo decorre, este ano, na capital do Cazaquistão, Astana, de 24 a 30 de agosto.