3ª Reunião da Confederação Lusófona de Treinadores antecede 7º Congresso dos Treinadores
1 e 2 junho de 2019 | Portimão Arena
No âmbito do 7º Congresso dos Treinadores de Portugal, que arranca amanhã, dia 1 de junho, em Portimão – Cidade Europeia do Desporto, realizou-se ao longo desta sexta-feira (31 maio), a 3ª Reunião da Confederação Lusófona de Treinadores (CLT), na Portimão Arena.
O encontro reuniu Membros de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe e focou-se em temáticas como:
– Desenvolvimento dos Treinadores dentro da CLT;
– Ratificação do Modelo de Formação de Treinadores na CPLP;
– Construção do regulamento de certificação do reconhecimento da formação na CPLP;
– Propostas Legislativas sobre a profissão de Treinador.
Os Vice-Presidentes da Confederação Lusófona de Treinadores de Angola (Vivaldo Eduardo), Brasil (António Carlos Gomes), Cabo Verde (Humberto Bettencourt), Guiné-Bissau (Herculano Cubaba), Moçambique (Alberto Graziano) e São Tomé e Príncipe (Edison Bragança Dias) são presença ‘obrigatória’ e compareceram em Portimão.
Portugal foi representado pelo Presidente da Confederação de Treinadores de Portugal e Confederação Lusófona de Treinadores – Pedro Sequeira, o Presidente da Mesa Assembleia Geral da Confederação de Treinadores de Portugal – António Vasconcelos Raposo e os Vice-Presidentes da Confederação de Treinadores de Portugal – Carlos Diniz, Mário Jorge Silva, Marta Martins e Teresa Rocha. Este encontro é marcado pela presença do Presidente da ACES Europa – Nuno Santos e do convidado Mário Gouveia.
© ALC
O Portimão Arena recebe ao longo deste fim-de-semana (1 e 2 de junho) o 7º Congresso dos Treinadores de Portugal. O único Congresso que reúneTreinadores de todas as Modalidades arranca este sábado com Conferências Plenárias com temáticas de cariz generalista, durante a manhã, eWorkshops, divididos por modalidade com elementos teóricos e práticos, entre as 14h30 e as 19h30.
Declarações:
Pedro Sequeira – Presidente da Confederação de Treinadores de Portugal e Confederação Lusófona de Treinadores
“Esta 3ª Reunião foi dedicada a corrigir os erros que fizemos no último encontro e procedemos, também, à construção de um modelo de formação que seja reconhecido por toda a comunidade desportiva. Outro dos nossos objetivos foi avançar para o reconhecimento das licenças e fazer um levantamento dos acontecimentos mais recentes nos outros países. Portanto, tivemos aqui um longo dia de trabalho, que serviu de arranque para o congresso que começa este sábado. Como Treinadores, temos o dever de representar todas as pessoas ligadas ao desporto. Hoje, estiveram aqui presentes milhares de treinadores representados por sete países.”
Vivaldo Eduardo – Vice-Presidente da Confederação Lusófona de Treinadores – Angola
“Esta 3ª Reunião da Confederação Lusófona de Treinadores ajuda Angola a melhorar e a desenvolver o desporto porque apoia a aposta na formação deTreinadores. No encontro anterior levámos uma definição adequada dos conteúdos para os cursos de formação de Treinadores da Lusofonia. Até então, nunca tínhamos desenvolvido um trabalho parecido em Angola.”
António Carlos Gomes – Vice-Presidente da Confederação Lusófona de Treinadores – Brasil
“Penso que esta Reunião é muito importante. O Brasil está muito envolvido no desporto e tem muitos praticantes. Apesar disso, só ganhámos 19 medalhas nos jogos olímpicos. Temos, por isso, de prestar atenção à área da formação dos Treinadores para podermos melhorar a nossa participação ao nível mundial.”
Humberto Bettencourt – Vice-Presidente da Confederação Lusófona de Treinadores – Cabo Verde
“É a segunda vez que estamos a participar num Congresso desta natureza e estamos a vivenciar algo que consideramos muito positivo para o desporto africano. O Ministério do Desporto desenvolveu um programa denominado ‘Mexe-Mexe’, em parceria com várias organizações e associações locais, que está a ser dinamizado em toda a parte. Abarca pessoas de várias faixas etárias, desde crianças a adultos.”
Herculano Cubaba – Vice-Presidente da Confederação Lusófona de Treinadores – Guiné-Bissau
“É um orgulho estar presente neste encontro, uma vez que a Confederação de Treinadores é um elo de ligação com a Lusofonia, o próprio desporto e o cidadão. Este encontro permite que, mais uma vez, os países possam partilhar ideias e experiências entre si em prol do desenvolvimento do desporto a nível mundial.”
Alberto Graziano – Vice-Presidente da Confederação Lusófona de Treinadores – Moçambique
“Esta reunião entre países é importante porque tem de haver uma remodelação e reestruturação das várias componentes desportivas dos países CPLP.”
Edison Bragança Dias – Vice-Presidente da Confederação Lusófona de Treinadores – São Tomé e Príncipe
“A Confederação Lusófona de Treinadores ajuda-nos a congregar todos os Treinadores da CPLP, facilitando na melhoraria da nossa maneira de implementar o desporto. Nós temos a particularidade das crianças, desde da terna idade até aos mais velhos, estarem inseridas no sistema educativo, o que facilita bastante o nosso trabalho. Há pouco tempo o governo lançou um projeto que se chama ‘Cabana Desportiva’, onde durante os fins de semana, levamos o desporto para as localidades. É um trabalho excelente que está a ser feito.”
Mário Gouveia (Convidado Presente na Reunião) – Vice-Presidente e Cofundador da EDUCAFRICA (uma organização sem fins lucrativos, que visa o apoio ao desenvolvimento de crianças e jovens do continente africano, em especial os países de língua oficial portuguesa, nas áreas da educação e da saúde materno-infantil)
“A EDUCAFRICA faz amanhã 8 anos, no Dia da Criança. Foi fundada propositadamente nesse dia, porque é o nosso amor pelas crianças que alimenta este projeto nos países Lusófonos. A nossa ONG trabalha em três áreas: a do Ambiente, ou seja, na reciclagem e na economia solar, a da Saúde, onde apoiamos o Hospital S. Domingos no norte da Guiné-Bissau e também na área da Educação.”
Mais Informação: https://www.treinadores.pt/pt/7-congresso/inicio
Press Treinadores de Portugal nº8