Media | AnaLima Comunicação | 19:03 (há 3 horas) | ||
para Media |
PRIMEIROS TÍTULOS INTERNACIONAIS DO ANO DECIDEM-SE ESTE DOMINGO EM LISBOA
“LISBON – EUROPEAN TEQBALL TOUR 2022”
25-27 FEVEREIRO | COMPLEXO DESPORTIVO DO CASAL VISTOSO
©FTEQBALLPT
O segundo dia do ‘Lisbon – European Teqball Tour 2022’ cumpriu-se este sábado, 26 de fevereiro no Complexo Desportivo do Casal Vistoso. Com as melhores Duplas Mistas do Mundo em campo, entre os quais 5 Pares Portugueses, assistiu-se a um dia recheado de grandes jogos.
À semelhança do primeiro dia, durante a manhã concluiu-se a Fase de Grupos, com 3 pares por grupo, onde seguiram em frente os dois primeiros classificados. Os portugueses Alan Cavalcanti e Rafaela Veiga e os luso-franceses Baptiste Berna e Lea Hoffmann conseguiram passar e continuar a representar Portugal na fase das Eliminatórias. Nos 32-avos de final, num jogo bastante disputado e equilibrado, Baptiste Berna e Lea Hoffman não conseguiram ultrapassar os polacos Bartlomiej Franczuk-Alicia Bartnicka, perdendo os dois sets por 8-12 e 11-12. O sorteio ditou que Alan e Rafaela folgassem nos 32-avos de final, passando diretamente para os 16-avos, onde defrontaram os franceses Julian Grondin (nº3 do mundo em singles masculinos) e Lauryne Scherrer. A dupla lusa acabou por ceder por 2 sets sem resposta (5-12 e 2-12), encerrando a participação portuguesa na competição.
Recordamos que a competição que atribui pontos para o Ranking Mundial da FITEQ – Federação Internacional de Teqball, é disputada em 2 Categorias – Duplas Masculinas e Duplas Mistas, sendo a primeira paragem do Circuito Europeu de 2022. No total, ao longo dos 3 dias, estão presentes 118 Atletas em representação de 21 países, incluindo 21 Teqers Lusos. É a primeira vez que Portugal recebe uma prova da FITEQ, que conta com um Prize Money de 30.000 dólares. Madjer, um dos melhores atletas de futebol de praia de sempre, e Carlos Chaínho, ex-futebolista, são Embaixadores da competição e marcam presença na prova este domingo.
©FTEQBALLPT
Amanhã, o dia começa às 09h00 com a disputa das semifinais de ambas as categorias. Nas Duplas Mistas, vão defrontar-se os húngaros Csaba Banyik-Zsanett Janicsek com o par brasileiro Leonardo Santana-Rafaella Fontes e os sérvios Nikola Mitro-Maja Umicevic contra mais uma dupla brasileira, Leonardo Almeida-Vania da Cruz.
Nos Masculinos, a dupla húngara Csaba Banyik-Adam Blazsovics enfrenta os franceses Julien Grondin-Hugo Rabeux, e os romenos Apor Gyorgydeak-Szabolcs Ilyes discutem o acesso à final com os sérvios Bogdan Marojevic-Nikola Mitro.
Após a pausa para almoço, realizam-se os jogos de atribuição do 3º lugar e uma demonstração de ParaTeqball, a vertente adaptada da modalidade. A partir das 15h30, com transmissão em direto na SPORT TV, os Melhores Teqers do Mundo defrontam-se nas Finais de ambas as categorias, decidindo os primeiros títulos internacionais do ano. O evento termina às 17h00, com a cerimónia de Entrega de Prémios.
Declarações:
Jogadora Portuguesa – Rafaela Veiga
“Tivemos um primeiro jogo difícil contra a Polónia, onde o rapaz é campeão de singles, mas eu e o Alan temos treinado bastante e felizmente conseguimos a vitória. Treinámos a parte técnica, mas também muito a parte física. Na Escolinha do Alan fazemos também Futvólei e essa combinação com o Teqball é muito importante. No Teqball temos também categorias exclusivamente femininas, os Singles e os Doubles, e precisamos de mais meninas para jogar e aconselho todas a experimentar!”
Árbitra Internacional Portuguesa – Márcia Aníbal
“É muito emocionante estar nesta prova. Nunca pensei que fosse arbitrar, quanto mais a este nível. Foi uma oportunidade que surgiu e resolvi aproveitar. Arbitrar a este nível obriga-me a estar mais atenta e concentrada. A modalidade começou com a vertente masculina, mas os Mistos têm ajudado a desenvolver a vertente feminina da modalidade.”
Notas:
Mais informação: www.fiteq.org/events/288
Fotografias: https://we.tl/t-vTUd7JvmRH