Telma Monteiro conquista Medalha de Bronze
Campeonato da Europa de Judo – Tel Aviv 2018
26 a 28 de abril de 2018 – Tel Aviv, Israel
© EJU
Telma Monteiro conquistou a Medalha de Bronze no primeiro dia do Campeonato da Europa de Judo 2018 que se cumpriu esta quinta-feira, dia 26, em Tel Aviv. A competição decorre no “Tel Aviv Convention Center” até sábado, 28 de abril.
O primeiro dia deste Europeu contou com a presença de 8 Judocas Lusos nos tatamis israelitas:
Telma Monteiro (-57 kg) somou duas vitórias por ippon nos seus dois primeiros combates contra a israelita Maayan Greenberg e a croata Tena Sikic. Nos quartos de final teve a oposição de Nora Gjakova, do Kosovo, que este ano venceu dois Grand Prix (Antalya e Tunis). O encontro revelou-se bastante equilibrado, sem alteração do marcador até ao fim dos 4 minutos regulamentares. Em período de ‘ponto de ouro’, foi a judoca do Kosovo a conseguir o ‘wazari’. A olímpica portuguesa regressou aos triunfos nas repescagens, eliminando a húngara Hedvig Karakas por ippon, a 40 segundos do fim do combate. Na luta pelo pódio, contra a jovem promessa francesa Sarah Leonie Cysique, Telma Monteiro demonstrou toda a sua experiência, controlando o encontro até marcar o ippon que lhe garantiu a Medalha de Bronze.
© EJU
Na categoria -66 kg masculina, João Crisóstomo (-66 kg) somou o primeiro triunfo contra o bielorusso Dzmitry Minkou, com o ippon a surgir em período de ‘ponto de ouro’. O português voltou a ter um combate equilibrado na fase seguinte, perante o italiano Manuel Lombardo. Depois de um período de ‘ponto de ouro’ que se estendeu até aos 8 minutos e 43 segundos, Crisóstomo conseguiu pontuar o ippon vitorioso. Nos quartos-de-final defrontou o azeri Orkhan Safarov, que se superiorizou ao judoca luso. Nas repescagens, contra o atleta da casa, Tal Flicker (Bronze no Campeonato do Mundo 2017) começou melhor ao pontuar um wazari, mas não conseguiu evitar o ippon do israelita a dois segundos dos 3 minutos de combate. Com este resultado, João Crisóstomo termina a sua prestação num honroso 7º lugar.
Catarina Costa (-48 kg), Joana Ramos (-52 kg) e Sergiu Oleinic (-66 kg) conseguiram somar uma vitória na competição, mas cederam na segunda ronda das eliminatórias, terminando no 9º lugar:
Na sua estreia em Campeonatos da Europa, Catarina Costa conseguiu derrotar a britânica Kimberley Renicks, por ippon, em 1 minuto e 18 segundos. Apesar do combate equilibrado com a ucraniana Maryna Cherniak, a jovem lusa foi penalizada com 3 ‘shidos’ que ditaram a sua derrota.
Após a Medalha de Bronze na edição 2017, Joana Ramos começou por eliminar a polaca Agata Perenc por ‘wazari’. Na ronda seguinte, a experiente portuguesa foi incapaz de contrariar o ippon da eslovena Anja Stangar, terminando a sua prestação.
Sergiu Oleinic alcançou a sua primeira vitória, por ippon, depois de um combate renhido contra o espanhol Alberto Gaitero Martin. No segundo confronto, contra Marko Gusic de Montenegro, sofreu um ippon aos 43 segundos que terminou a sua caminhada neste Europeu.
Gonçalo Mansinho (-60 kg) começou a prova na segunda ronda das eliminatórias, onde encontrou o espanhol Francisco Garrigos, que se superiorizou ao Atleta Português. Com este resultado, Mansinho classificou-se no 9º lugar.
Joana Diogo (-48 kg) e Mariana Esteves (-52 kg) não conseguiram ultrapassar as suas primeiras adversárias, Gulkader Senturk da Turquia e Rosalba Forciniti de Itália, respetivamente.
Israel recebe cerca de 375 Atletas (216 masculinos e 159 femininas) em representação de 44 Países, para discutir os títulos de Campeões Europeus, ao longo dos 3 dias de prova.
Portugal está presente com 15 Atletas: Joana Diogo (-48 kg), Catarina Costa (-48 kg), Mariana Esteves (-52 kg), Joana Ramos (-52 kg), Telma Monteiro (-57 kg), Patrícia Sampaio (-78 kg) e Yahima Ramirez (-78 kg), Gonçalo Mansinho (-60 kg), Sergiu Oleinic (-66 kg), João Crisóstomo (-66 kg), Jorge Fernandes (-73 kg), Nuno Saraiva (-73 kg), Anri Egutidze (-81 kg), Tiago Rodrigues (-90 kg) e Jorge Fonseca (-100 kg), que são acompanhados pelos Treinadores Ana Hormigo, Go Tsunoda e Pedro Soares, pelo Fisioterapeuta Eduardo Pedro, pelo Diretor José Robalo e pelo Presidente da FPJ – Jorge Fernandes.
Esta sexta-feira, dia 27, entram nos tatamis 3 Atletas Portugueses: Jorge Fernandes (-73 kg), Nuno Saraiva (-73 kg) e Anri Egutidze (-81 kg). Os combates começam às 11h00 locais (-2h00 em Portugal Continental).
Press nº 186