Raquel Brito conquista Medalha de Bronze
Taça da Europa de Juniores – Coimbra 2019
16 e 17 de março de 2019 | Pavilhão Municipal Multidesportos Dr. Mário Mexia
© EJU / Rui Telmo Romão
O primeiro dia da Taça da Europa de Juniores – Coimbra 2019 cumpriu-se este sábado, 16 de março, no Pavilhão Municipal Multidesportos Dr. Mário Mexia. Coimbra recebe 445 Atletas (261 masculinos e 184 femininas) em representação de 24 países, ao longo dos dois dias de combates.
Este dia inaugural, contou com a presença dos Judocas das categorias -48 kg, -52 kg, -57 kg e -63 kg femininas e -60 kg, -66 kg e -73 kg masculinos, incluindo 76 Portugueses (45 masculinos e 31 femininas).
Raquel Brito (-48 kg) eliminou a francesa Jade Desbuis, por acumulação de ‘shidos’, no período de ‘ponto de ouro’ do seu primeiro combate. Na ronda seguinte, a jovem lusa pontuou um ‘ippon’ perto dos 2 minutos do confronto contra a britânica Sian Bobrowska. Somou a terceira vitória nos Quartos-de-final, perante a italiana Silvia Giuseppa Drago, marcando um ‘wazari’ antes do ‘ippon’ final. Na semifinal, cedeu contra a espanhola Mireia Lapuerta Comas, com um ‘ippon’ assinalado a 4 segundos do fim, numa altura em que se registava um empate em ‘wazaris’. No seu último e derradeiro combate, Raquel Brito sofreu um ‘wazari’ nos primeiros segundos, mas conseguiu projetar a espanhola Mireia Rodriguez e imobilizá-la, alcançado o ‘ippon’ e a Medalha de Bronze.
Bruno Barros (-66 kg) estreou-se com uma vitória contra o espanhol David Alvez Duarte por ‘ippon’. Eliminou os dois adversários seguintes, o canadiano Mitchell Markwat, por ‘ippon’ e o francês Israil Dakayev, por ‘wazari’. Nos Quartos-de-final, não conseguiu ultrapassar o russo Ismail Misirov, sofrendo o ‘ippon’ no último minuto de um combate equilibrado. O jovem português regressou aos triunfos na repescagem, onde eliminou mais dois oponentes, o argentino Joaquin Tovagliari, por ‘ippon’ e o canadiano Julien Frascadore, por acumulação de ‘shidos’. O seu sétimo combate do dia, contra Freddy Waizenegger, revelou-se bastante equilibrado. No ‘ponto de ouro’, o francês conseguiu imobilizar Bruno Barros, que terminou no 5º lugar.
© EJU / Rui Telmo Romão
Nos -57 kg, Mafalda Ezequiel derrotou as suas duas primeiras adversárias por ‘ippon’, a russa Ekaterina Nefedova (em 21 segundos) e a canadiana Eibhleann Alexander (em 38 segundos). Nos Quartos-de-final, a jovem portuguesa deixou escapar a vitória a 3 segundos do final do combate, sofrendo um ‘ippon’ numa altura que vencia por ‘wazari’. Retomou o caminho das vitórias na repescagem, eliminando a israelita Ofir Gidron por ‘ippon’. Apurou-se para o Bloco de Finais com uma vitória sobre a italiana Ludovica Lentini, somando o segundo ‘wazari’ no período de ‘ponto de ouro’. Na luta pelo Bronze, contra Josie Steele do Reino Unido, assistiu-se a um confronto equilibrado com ataques das duas judocas. A 30 segundos do final, a britânica conseguiu a imobilização que lhe garantiu o ‘ippon’. Com este resultado, Mafalda Ezequiel termina num honroso 5º lugar.
Destaque ainda para o 7º lugar alcançado por André Diogo (-60 kg) e para a 9ª posição dos Judocas Ana Carolina Nobre (-52 kg) eBernardo Tralhão Fernandes (-66 kg).
A nível coletivo, a Seleção Italiana dominou o ‘medalheiro’ do primeiro dia da prova, somando 10 Medalhas, 4 de Ouro, 1 de Prata e 5 de Bronze.
As bancadas do Pavilhão Municipal Multidesportos Dr. Mário Mexia estiveram bem compostas para apoiar os Atletas. Entre o público presente esteve Clarisse Agbegnenou, judoca francesa que venceu a Medalha de Prata no Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016 e foi Campeã Mundial em Cheliabinsk em 2014, que veio a Coimbra para apoiar o irmão, Joris Agbegnenou, que compete amanhã na categoria -90 kg.
Este domingo, último dia de competição, entram nos tatamis os restantes 26 Atletas Lusos, com os combates a terem início às 10h30.
Programa:
Domingo, 17 de março |
||
Feminino: -70, -78 e +78 kg; Masculino: -81, -90, -100 e +100 kg | ||
10:30 | Eliminatórias/Repescagens/ Semifinais | Pavilhão Municipal Multidesportos Mário Mexia |
– | Bloco de Finais |
Resultados Finais
Femininos
Masculinos
Declarações:
Raquel Brito – Vencedora da Medalha de Bronze
“Ainda estou sem saber o que dizer e o que sinto. Esta é a minha primeira taça de juniores, o nosso primeiro objetivo quando chegámos era o apuramento para o europeu. Depois dos 3 primeiros combates que ganhei, mudámos de objetivo e passou a ser a medalha. Na meia final, apesar de ter feito um bom combate, perdi e depois foi lutar para o Bronze. Estou muito feliz com esta medalha.”
Pedro Dias – Treinador de Raquel Brito (Sport Algés e Dafundo)
“A Raquel tem feito um percurso incrível nos Juniores, dando continuidade aos resultados dos Cadetes, onde conta com 4 medalhas. Vamos continuar a trabalhar para ambicionar mais e melhores resultados. Foram combates muito equilibrados, muito difíceis, mas ela esteve sempre muito bem. Estamos muito felizes, mais que o resultado, para mim foi a fantástica performance que teve e agora é continuar a trabalhar.”
Clarisse Agbegnenou – Medalha de Prata nos Jogos Olímpicos Rio 2016
“É verdade que tenho muitas medalhas, mas é muito bom ver tantos jovens a praticar judo e a quererem fazer competição. São passos muito difíceis, os combates já são de grande nível. O facto de haver televisões a transmitir judo, ajuda a divulgar e a trazer mais praticantes para a modalidade. Ver competição deste nível e judo muito forte, atrai muito os jovens. Amanhã entra em competição o meu irmão e vai ser muito difícil para nós. Vou estar a sofrer por ele e a torcer por um bom resultado, é sempre complicado assistir aos combates da família, mas tenho a certeza que vai dar o seu melhor. A partir de agora, continuo o meu trabalho para me manter em forma, estar presente no Campeonato da Europa e do Mundo e, claro, ter a ambição de ganhar uma medalha em Tóquio.”
Resultados atualizados em: www.ippon.org/cont_cup_jun_por2019
Press nº 278
Tatamis de Coimbra recebem os Melhores Jovens Judocas do Mundo
Taça da Europa de Juniores – Coimbra 2019
16 e 17 de março de 2019 | Pavilhão Municipal Multidesportos Dr. Mário Mexia
© EJU / Rui Telmo Romão
Os Melhores Jovens Judocas do Mundo estão nos tatamis do Pavilhão Municipal Multidesportos Dr. Mário Mexia, emCoimbra, a competir pelos títulos da Taça da Europa de Juniores – Coimbra 2019. O primeiro dia da prova cumpre-se este sábado, 16 de março.
Ao longo dos dois dias, 445 Atletas (261 masculinos e 184 femininas) em representação de 24 países, lutam pelas Medalhas de Ouro, procurando pontuar para o Ranking Mundial de Juniores. Portugal, anfitrião da prova, está presente com 102 Jovens Atletas (60 masculinos e 42 femininos).
Neste primeiro dia de combates, entram nos tapetes conimbricenses os Judocas das categorias -48 kg, -52 kg, -57 kg e -63 kgfemininas e -60 kg, -66 kg e -73 kg masculinos, incluindo 76 Portugueses (45 masculinos e 31 femininas).
Devido ao elevado número de participantes, alguns Judocas Lusos ainda estão a realizar os seus primeiros combates. Raquel Brito(-48 kg), Ana Carolina Nobre (-52 kg), André Diogo (-60 kg), Bernardo Tralhão Fernandes (-60 kg) e Francisco Costa (-73 kg) são os portugueses que, neste momento, se encontram melhor posicionados para obter boas classificações.
Esta tarde realiza-se o Bloco de Finais e a respetiva Entrega das Medalhas do primeiro dia da competição.
© EJU / Rui Telmo Romão
Declarações:
Jorge Fernandes – Presidente da Federação Portuguesa de Judo
“Estamos muito satisfeitos por mais uma vez termos um número elevado de atletas. O pavilhão está com uma moldura humana muito composta, o que também é bom. Ainda temos muitos combates pela frente ao longo dos próximos dois dias. Como já é tradição, a nossa organização dá resposta a todas as solicitações e, para já, o nível de satisfação das delegações internacionais aqui presentes, é muito bom.”
Nota: Com base nos combates realizados até às 12h30.
Resultados atualizados em: www.ippon.org/cont_cup_jun_por2019
Transmissão online: www.randori.pt/TV
Press nº 277