Portugal presente no Campeonato da Europa de Equipas Mistas
18 de julho 2018 | Ekaterinburg, Rússia
© EJU
Portugal participou esta quarta-feira, dia 18 de julho, no Campeonato da Europa de Equipas Mistas 2018 que se cumpre em Ekaterinburg, na Rússia.
A Seleção Nacional Portuguesa, composta por Wilsa Gomes (-57 kg), Ana Correia (-70 kg), João Almeida (-73 kg), João Martinho (-90 kg) e Diogo Silva (+90 kg), não conseguiu superar a Seleção da República Checa, alcançando 1 vitória contra 4 dos judocas checos. Os Atletas são acompanhados pelo Treinador Nuno António e pelo Fisioterapeuta Sérgio Morais.
Neste Campeonato da Europa de Equipas Mistas 2018 não era possível participar com atletas do Projeto de Preparação Olímpica. Por esse motivo, a Federação Portuguesa de Judo entendeu dar a oportunidade de participação a atletas que ainda não integram este projeto. Yahima Ramirez (-78 kg) e Tiago Rodrigues (-90 kg) estavam inicialmente convocados, mas não integraram a Comitiva Portuguesa que viajou para a Rússia.
Recordamos que esta é a Primeira Edição da competição, criada para preparar os Atletas Europeus para o novo formato olímpico – além da competição individual, os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 vão receber, pela primeira vez, uma competição de equipas mistas.
A prova, promovida e incentivada pela União Europeia de Judo, com o apoio da Federação Russa de Judo, contou com 21 Países Inscritos (155 Atletas).
Press nº 202
ESCLARECIMENTO
A informação enviada pela ALC relativamente à participação de Portugal no Campeonato da Europa de Equipas Mistas, foi baseada nas circulares emitidas pela Federação Portuguesa de Judo, ambas com a mesma data (05 de Junho de 2018):
- http://fpj.pt/wp-content/uploads/2018/06/18ci155-Campeonato-da-Europa-de-Equipas-Mistas-Convocat%C3%B3ria.pdf
- http://fpj.pt/wp-content/uploads/2018/06/18ci158-Informa%C3%A7%C3%A3o-Campeonato-da-Europa-de-Equipas-Mistas.pdf
A Atleta Yahima Ramirez consta na convocatória (1). Na circular do mesmo dia (2) a FPJ informa que “face à situação de termos a impossibilidade de participar com atletas do Projeto de Preparação Olímpica, entendeu-se dar a oportunidade de participação de atletas que ainda não integram este projeto”.
Em relação à lesão da Atleta, a informação não nos chegou em tempo oportuno para a incluirmos no Press-release enviado.