Campeonato do Mundo de Judo – Astana 2015
24 a 30 de agosto
Portugal termina participação
Cumpriu-se hoje o último dia do Campeonato do Mundo de Judo de 2015 para a seleção nacional, com os últimos judocas lusos, Yahima Ramirez e Célio Dias, a entrar nos tatamis de Astana.
Os dois atletas não conseguiram a prestação que pretendiam ao serem eliminados no primeiro combate
Portugal esteve presente com 13 atletas que foram acompanhados pelos Treinadores João Neto e Go Tsunoda e pela fisioterapeuta Rita Fernandes. Neste evento também esteve o Árbitro Internacional Português Nuno Carvalho.
A um dia do fim da competição, mas sem nenhum atleta português em prova, a Seleção Nacional encontra-se na 24ª posição entre as 129 presentes. Um resultado semelhante aos últimos Campeonatos do Mundo, com exceção do ano passado em que Portugal ficou perto do top-10. Por esta razão e pelos resultados recentes, as expectativas eram elevadas e a participação ficou aquém das mesmas.
Esta sexta-feira entraram nos tapetes os atletas -70 Kg e -78 Kg Femininos e os -90 Kg Masculinos. Como já referimos, os dois atletas que competiram no dia de hoje foram Yahima Ramirez e Célio Dias que sofreram uma eliminação precoce. A judoca lusa foi afastada no primeiro combate por Yujin Park (KOR), assim como o atleta do SL Benfica que cedeu perante Aaron Hildebrand (GER).
Esta competição mundial contou com a presença de 326 atletas no feminino e 490 no masculino, totalizando 816 judocas.
A Comitiva Portuguesa regressa este sábado, dia 29, a Lisboa com chegada prevista para as 10h30.
Balanço da Participação Portuguesa:
Rui Vieira – Diretor Técnico Nacional
“A participação Portuguesa no Campeonato do Mundo de 2015 ficou aquém das nossas expectativas. Porém estando em período de qualificação olímpica até maio de 2016, a preparação visa atingir bons resultados em várias competições de qualificação olímpica e não apenas no Campeonato do Mundo. Temos o exemplo dos excelentes resultados nos Jogos Europeus/Campeonato da Europa deste ano, entre outros resultados em Grand Prix e Grand Slam.
A eliminação da Telma Monteiro e o seu afastamento da luta pela medalha de bronze foi obviamente uma desilusão. A atleta, pela forma como combateu e os níveis de performance apresentados durante este Campeonato do Mundo, sem dúvida que merecia uma medalha.
Gostaria de destacar a classificação obtida pela Ana Cachola e Sergiu Oleinic que conseguiram ficar no grupo dos semi-finalistas.
Temos também de realçar que vários atletas conseguiram pontuações para a qualificação olímpica, através de vitórias em combates neste Campeonato do Mundo (Telma Monteiro, Ana Cachola, Jorge Fernandes, Diogo Lima, Sergiu Oleinic, André Alves, Carlos Luz e Nuno Carvalho).
Em termos de balanço, podemos dizer que os resultados desportivos neste Campeonato do Mundo ficaram aquém das nossas expectativas, mas com bons indicadores para a qualificação olímpica dos próximos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016.”
Resultados
Segunda-feira, 24 de agosto | Leandra Freitas (-48 Kg)
Cedeu perante Valentina Moscatt (ITA). Nuno Carvalho (-60 Kg) Derrotou Bernadin Tsala Tsala (CMR) por ippon, mas Nabor Castillo (MEX) foi mais forte no combate seguinte. |
Terça-feira, 25 de agosto | Joana Ramos (-52 Kg)
Misato Nakamura (JPN) levou a melhor sobre a portuguesa. Sergiu Oleinic (-66 Kg) Derrotou Baruch Shmailov (ISR) e Sugoi Uriarte (ESP). Ao fim do 3º combate, Sebastian Seidl (GER) venceu pela margem mínima. Diogo César (-66Kg) Eliminado por Mashashi Ebinuma (JPN). |
Quarta-feira, 26 de agosto | Telma Monteiro (-57 Kg)
Eliminou Rushana Nurjavova (TKM) e Laredana Ohai (ROU). Relegada para as repescagens por Automme Pavia (FRA). Desqualificada no combate com Sumiya Dorksuren (MGL). André Alves (-73 Kg) Derrotou Rudolphe Affro (CIV). No segundo combate não conseguiu superiorizar-se ao húngaro Miklos Unfyari. Jorge Fernandes (-73 Kg) Venceu Alonso Wong (PER). Eliminado pelo japonês Shohei One, que ganhou o ouro. |
Quinta-feira, 27 de agosto | Ana Cachola (-63 Kg)
Ganhou a Song Hwa Kim (PRK). Terminou em 9º lugar após ser afastada pela israelita Yarden Gerbie Carlos Luz (-81 Kg) Conseguiu vencer Aliaksandr Stsiahenka (BLR) e Jae-Bum Kim (KOR), antes de ser eliminado pelo moldavo Valeriu Uminica. Diogo Lima (-81 Kg) Eliminou Alain Aprahamiani (URU) e Eoin Coughlan (AUS). Sven Maresch (GER) foi mais forte no 3ª combate. |
Sexta-feira, 28 de agosto | Yahima Ramirez (-78 Kg)
Eliminada por Yujin Park (KOR) Célio Dias (-90 Kg) Cedeu perante Aaron Hildebrand ( GER). |
Declarações em vídeo dos atletas presentes em Astana para uso da comunicação social no site (www.fpj.pt) e na página oficial de Facebook (www.facebook.com/FPJudo) da FPJ.