Cascais Rugby sagra-se Campeão Nacional Sub-18
Finais dos Torneios discutem-se este Domingo
GLS Algarve 7’s 2019
Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António
8 e 9 de junho de 2019
©Filipa Meias
O Cascais Rugby sagrou-se Campeão Nacional Sub-18, na prova disputada este sábado, 8 de junho, no primeiro dia do GLS Algarve 7’s 2019. O evento cumpre-se este fim-de-semana no Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António, envolvendocerca de 50 Equipas e mais de 700 Jogadores.
Com todos os jogos do primeiro dia do Torneio “Elite Masculino” terminados, as atenções foram focadas nas restantes provas do Evento, com destaque para o Campeonato Nacional Sub-18.
Resultados:
Sub-18
CR Loulé 25 – 0 Montemor RC
GSD Cascais 15 – 0 Belenenses
Montemor RC 0 – 36 CR Técnico
GD Direito 38 – 0 Guimarães RC
CDUL 5 – 36 St. Julian’s
Belenenses 25 – 0 Academia Setúbal
CR Técnico 26 – 14 CR Loulé
GD Direito 12 – 34 GDS Cascais
CDUL 36 – 12 Montemor RC
Guimarães RC 42 – 7 Academia Setúbal
St. Julian’s 31 – 0 CR Loulé
Belenenses 28 – 12 GD Direito
CR Técnico 17 – 21 CDUL
Guimarães RC 7 – 52 GSD Cascais
St. Julian’s 52 – 14 Montemor RC
GD Direito 36 – 12 Academia Setúbal
CDUL 26 – 10 CR Loulé
Belenenses 45 – 12 Guimarães RC
CR Técnico 5 – 40 St. Julian’s
Academia Setúbal 12 – 31 GSD Cascais
Academia Setúbal 28 – 31 Montemor RC
Guimarães RC 24 – 14 CR Loulé
GD Direito 40 – 12 CR Técnico
Belenenses 31 – 26 CDUL
FINAL: GSD Cascais 19 – 12 St. Julian’s
O Cascais Rugby derrotou a equipa de St. Julian’s por 19-12, na grande final da prova. O derradeiro jogo da competição foi disputado no campo principal do Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António, entre as duas equipas que mais se destacaram ao longo do dia.
©Filipa Meias
Open Men
St. Peters RFC 59 – 7 Orquídeas Negras 2
Agronomia Rugby 7 – 31 SL Benfica
Rugby Vila da Moita 38 – 0 Algarve Barbarians
Edinburgh College 14 – 21 Ragga Rugby
St. Peters RFC 31 – 7 GD Direito
Orquídeas Negras 1 7 – 33 Agronomia Rugby
Rugby Vila da Moita 21 -7 Orquídeas Negras 2
Ragga Rugby 12 – 29 SL Benfica
GD Direito 38 – 0 Algarve Barbarians
Agronomia Rugby 7 – 24 Edinburgh College
Rugby Vila da Moita 7 – 38 St. Peters RFC
Após a conclusão dos jogos da ‘Elite’, a competição “Open Masculino” migrou para o Estádio Municipal de Vila Real de Santo António.St. Peters RFC e SL Benfica foram os conjuntos em maior evidência nos jogos deste sábado.
Open Women
Hong Kong 12 – 14 Noivelle Aquitaine Selection
Shandong Rugby 64 – 0 Ubuntu Rugby
Algarve Barbarians 5 – 22 Panteras
Durham University RC 10 – 35 Noivelle Aquitaine Selection
Panteras 19 – 14 Ubuntu Rugby
Shandong Rugby 56 – 0 Algarve Barbarians
Durham University RC 7 – 29 Hong Kong
Ubuntu Rugby 33 – 12 Algarve Barbarians
Shangong Rugby 48 – 0 Panteras
As chinesas do Shandong Rugby apresentaram-se no GLS Algarve 7’s 2019 num patamar superior à concorrência, vencendo os seus 3 jogos com clareza e sem sofrer qualquer ponto. As francesas do Noivelle Aquitaine Selection também terminaram o dia imbatíveis, apesar do maior equilíbrio nos resultados.
©Filipa Meias
Os jogos do último dia do GLS Algarve 7’s 2019 começam a discutir-se a partir das 10h00. As finais dos Torneios “Elite Masculino”, “Open Masculino” e “Open Feminino” estão marcadas para este domingo e têm transmissão Streaming neste link:https://www.youtube.com/watch?v=osltYnbNgHA
Declarações
Vasco Correia – Capitão do Cascais Rugby Sub-18
“Todos os jogos foram muito difíceis, mas conseguimos sempre ganhar, deixando para trás os adversários e chegar a esta final do Campeonato Nacional de Sub-18. Foi, sem dúvida, uma final muito difícil, discutida até ao último minuto com o St. Julians. No meu caso concreto para o ano já não jogo neste escalão, mas sem dúvida que os jogadores que vêm no próximo ano têm de manter o título. Apesar de ser longe, vale mesmo a pena vir viver o espírito do Algarve 7’s, sugiro a todos que venham jogar ou assistir aos muitos jogos que se realizam.”
António Aguilar – Treinador da Seleção Nacional
“A nossa seleção neste momento é formada por jogadores muito jovens e que aqui tiveram a oportunidade de estar em campo com adversários muito fortes, de nível mundial. Vamos ter algumas competições internacionais a curto prazo e o Algarve 7´s é uma boa forma de treinar e perceber como é que os adversários estão em campo. Mesmo que sejam apenas alguns minutos, é sem dúvida uma boa experiência. O balanço deste primeiro dia é positivo.”
©Filipa Meias
Vasco Fragoso Mendes – Capitão da Seleção de Portugal
“Foram jogos muito fortes, com adversários com grande experiência, mas demos tudo em campo. Temos um lema que é quando estamos a jogar somos adversários, mas fora de campo somos amigos para a vida. Que mais não seja por esse motivo vale a pena estar no rugby. Ao longo da manhã tivemos altos e baixos, mas estamos satisfeitos com as nossas prestações e claro que vamos continuar a dar o nosso melhor nos próximos jogos.”
©Filipa Meias
Gonçalo Foro – Uma referência no Rugby Nacional, ao serviço dos Navigators
“Não jogo há cerca de um ano, neste momento sou treinador do CDUL, mas estar em campo outra vez como jogador foi fantástico. Os Navigators são uma equipa formada por jogadores de várias nacionalidades, que como é óbvio não treinam habitualmente, só se encontram no Algarve 7´s, mas mesmo assim demos tudo em campo nos vários jogos. Este último contra Portugal foi muito forte, apesar da seleção nacional ser formada por jogadores muito jovens estão muito bem em campo. Digamos que os Navigators têm jogadores com mais experiência e eles têm a vantagem de treinar juntos vários dias por semana. Perdemos, mas foram jogos muito bons.”
Informação Atualizada no Facebook: @algarvesevens
Instagram: @algarve7s
Sol do Algarve recebe Elite Mundial do Rugby
GLS Algarve 7’s 2019
Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António
8 e 9 de junho de 2019
©Filipa Meias
O primeiro dia do GLS Algarve 7’s 2019 está a decorrer este sábado, 8 de junho, no Complexo Desportivo de Vila Real de Santo António. Durante este fim-de-semana, cerca de 50 Equipas e mais de 700 Jogadores vão pisar o relvado.
As competições “Elite Masculino”, “Open Masculino” e “Open Feminino” começaram esta manhã. Os jogos da fase de grupo ainda estão a decorrer, com alguns a transitar para domingo.
Elite Masculino
Resultados
Portugal 21 – 21 7 Fantastics
Samurai 24 – 7 Shandong Rugby
The Navigators 7 – 28 Bucharest Wolves
França 19 – 5 Hong Kong
Itália 24 -7 Portugal
Seventise 12 – 26 Samurai
The Navigators 19 – 14 7 Fantastics
Hong Kong 28 – 17 Shandong Rugby
Bucharest Wolves 12 – 14 Itália
Seventise 7 – 26 França
Portugal 29 – 12 The Navigators
Samurai 28 – 15 Hong Kong
Bucharest Wolves 35 – 7 7 Fantastics
França 24 – 19 Shandong
No ‘Torneio de Elite’, os Samurai e as Seleções de França e Itália venceram todos os jogos que disputaram. Os Samurai e a Seleção Francesa derrotaram os chineses do Shandong, os Seventise e Hong Kong. A Seleção Italiana conquistou duas vitórias contra Portugal e Bucharest Wolves. Os finalistas são conhecidos na manhã deste domingo, quando se disputam os restantes jogos da fase de grupos.
©Filipa Meias
Open Men
Benfica 22 – 17 Orquídeas Negras 1
Algarve Barbarians 26 – 12 Orquídeas Negras 2
Agronomia Rugby 5 – 36 Ragga Rugby
GD Direito 24 – 7 Rugby Vila da Moita
Orquídeas Negras 1 7 – 29 Edinburgh College
Open Women
Hong Kong 22 – 17 Noivelle Aquitaine Selection
Shandong Rugby 64 – 0 Ubuntu Rugby
Algarve Barbarians 5 – 22 Panteras
Durham University RC 10 – 35 Noivelle Aquitaine Selection
Panteras 19 – 14 Ubuntu Rugby
As Competições “Open Masculino” e “Open Feminino” ainda estão numa fase precoce da prova. A equipa feminina do Panteras, que já disputou 2 jogos, confirmou as boas indicações deixadas na semana passada no Lisboa Sevens, derrotando as ‘Algarve Barbarians’ e o ‘Ubuntu Rugby’.
Declarações
Pedro Leal – Embaixador do Evento
“Infelizmente, como me magoei há um mês, não vou poder jogar pelos Samurai durante mais um ano, contudo propuseram-me ser treinador da equipa. Cá estou eu, fora de campo, com um papel diferente. É mais difícil, mas estamos cá para ganhar e é um grande orgulho ser treinador dos Samurai. Sinto que se sofre mais do que como jogador, pois eu este ano comecei também a treinar a equipa feminina do Sporting e posso dizer que sofro mais fora de campo do que dentro de campo, sem dúvida. Comecei apenas este ano no cargo de treinador, mas foi um ano espetacular, adorei. Relativamente a esta edição do Algarve Sevens, tenho a certeza que vai ser ainda melhor do que o ano passado, que foi espetacular, pois temos equipas bastante fortes e com jogadores que já participaram anteriormente e adoraram.”
©Filipa Meias
Teresa Charters (Capitã) e Susana Monteiro – Panteras Rugby
Teresa: “O mais difícil neste Algarve Sevens está sobretudo a ser focar-nos e aguentar o calor. De resto está a correr tudo bem, já ganhámos os dois jogos e estamos agora a focar-nos para o último, que vai ser mais complicado. Vamos jogar com o Shandong RC, que tem jogadoras bastante fortes e com um físico melhor que o nosso. Relativamente ao jogo, às vezes há muitas discussões por sermos todas raparigas, mas como gostamos do rugby e estamos todas aqui pela equipa, acaba por ser fácil darmos tudo dentro de campo. Precisamos de mais raparigas no rugby, em Portugal, por isso apelo a todas elas que venham jogar connosco, garanto que vão ter muita diversão, vão jogar o melhor jogo do mundo, o mais divertido e o mais nobre. Tenho a certeza que vão ganhar amizades para a vida.”
Susana Monteiro: “Tendo estado aqui no Campeonato da Europa, noto que esta competição é um pouco diferente, o nível competitivo não é o mesmo. Estamos aqui para nos divertir, mas também não queremos ficar no fim da tabela, penso que top-4 já seria bom. Entrei no rugby há 9 anos, porque é um desporto bastante interessante e não é bruto, como as pessoas pensam. Aqui podemos criar muitas amizades e conseguir ser uma equipa unida. Para além disso, o rugby é bom para tirar o stress e é divertido.”
©Filipa Meias
Paulo Duarte – Árbitro Português que ajuizou, no último domingo, a última etapa da World Rugby Sevens Series 2018-19, entre Fiji e Nova Zelândia.
“Portugal foi o País escolhido para realizar o 1º curso de arbitragem de nível 3. Estamos muito orgulhosos com esta decisão, temos estado esta semana a fazer formação técnico-prática e nada melhor para pôr todos os conhecimentos em dia do que o Algarve 7´s uma vez que temos aqui todo o tipo de rugby, desde os melhores do mundo, passando pelo feminino e os sub-18. É uma experiência fantástica que permite aplicar toda a informação que recebemos. O Algarve 7´s é já uma referência para os jogadores de elite mundial e esta 2ª edição prova isso uma vez que trouxe até ao Complexo de Vila Real de Santo António alguns dos nomes mais conhecidos a nível mundial. Este ano tive o privilégio de arbitrar a final do Circuito Mundial de 7´s em Paris, foi uma experiência única”.
Informação Atualizada no Facebook: @algarvesevens
Instagram: @algarve7s